Publicado por Mateus Novais | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 20 mar 2015
Tags:entidade filantrópica, pastoral do menor, Secretaria de Educação
por Mateus Novais
Mais de 2.400 famílias atendidas por 11 instituições que realizam trabalho sócio-educacional correm o risco de ser desatendidas em Vitória da Conquista. As instituições, como Pastorais da Igreja Católica ACIDE e Apae, funcionavam através de um convênio com a Prefeitura Municipal.
Segundo a coordenadora de aprendizagem da Pastoral do Menor, Valdira Araujo, os programas têm como clientes crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social e recebem atendimentos na área de educação, esporte.
Segundo informações de representantes das Pastorais, a Prefeitura sinaliza com o fim da parceria, o que seria um prejuízo incalculável para essas pessoas. O movimento que representa a população está pleiteando a continuidade da parceria do Poder Municipal e as Instituições Sociais, Programas e Projetos e a permanência de Funcionários cedidos pela Secretaria de Educação para as Instituições. “Hoje, o Lar Catarina de Sena está sem nenhum funcionário cedido, a AABB está fechada em sua ação de atendimento no contra-turno, a Pastoral Nossa Senhora Aparecida está fechada porque não tem nenhum funcionário cedido, e as outras unidades estão trabalhando com esse quadro reduzido. E, quando foi no dia 18, a [Secretaria de] Educação anunciou a retirada desses últimos funcionários”.
Uma reunião está acontecendo com o secretário de Educação para tratar do assunto. “O que o movimento espera é o bom senso por parte do Executivo Municipal, já que a participação do poder público é essencial para a continuidade deste trabalho que é realizado com sucesso há muitos anos”, afirmam as instituições.