Rio de Contas: Iphan avaliará estragos em casa de 200 anos explodida durante assalto

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Sudoeste | Data: 02 abr 2015

Tags:, , ,

por Mateus Novais

banco-do-brasil-rio-de-contas

A partir da próxima segunda-feira (6), a casa colonial de mais de 200 anos na cidade de Rio de Contas, que abrigava a agência do Banco do Brasil explodida por criminosos durante uma tentativa de assalto, passará por uma vistoria. Técnicos da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) irão avaliar os danos sofridos pelo imóvel, que é tombado.

Segundo o site G1 Bahia, o Iphan informou que também estenderá a vistoria às residências vizinhas, localizadas na Praça da Matriz, como a Casa de Câmara e Cadeia e à Igreja do Santíssimo Sacramento. Como a explosão foi de grandes proporções.

banco-do-brasil-rio-de-contas1O casarão afetado pela explosão, bem como os demais que serão avaliados, se insere no conjunto arquitetônico de Rio de Contas, que é objeto de tombamento pelo Iphan e inscrito no Livro de Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico em 08 de março de 1980. A restauração do imóvel, segundo o órgão, deverá ser promovida posteriormente pelo responsável, com o acompanhamento de fiscais.

Investigação

A explosão da agência bancária ocorreu na madrugada da última terça-feira (31). A polícia periciou o local e já iniciou inquérito, mas ainda não tem pistas do paradeiro da quadrilha.

O crime foi cometido por cerca de 12 homens. Os criminosos chegaram ao local atirando para o alto e se dividiram. Enquanto parte do grupo cercaram a sede da PM, os demais realizaram a explosão dos caixas eletrônicos. A quantia roubada não foi divulgada.

Os comentários estão encerrados.