Reserva do Poço Escuro terá atenção especial do Governo Municipal

0

Publicado por Editor | Colocado em Meio Ambiente, Vit. da Conquista | Data: 14 nov 2018

Tags:, ,

da Redação
Foto: Secom/Prefeitura

O prefeito Herzem Gusmão (MDB) visitou na manhã desta terça-feira (13), acompanhado dos secretários Marcos Ferreira (Gabinete Civil) e Luzia Vieira ( Meio Ambiente), a reserva do Poço Escuro.

Foi uma  visita técnica a mata que é um dos cartões postais de Vitória da Conquista, e faz parte do  projeto do Parque do Rio Verruga. A Semma – Secretaria do Meio Ambiente implantará um núcleo de preservação e vigilância no Poço Escuro.

Para o prefeito Herzem Gusmão, o Rio Verruga, foi sepultado em grande parte da cidade durante os seus 178 anos de emancipação política. “A construção da Praça da Juventude foi o maior crime ambiental da história da nossa cidade. Construíram uma quadra de esportes em cima do leito do Rio Verruga, na sua nascente, com a permissão dos ambientalistas da cidade, o que é lamentável”, disse o prefeito.

O prefeito falou da semelhança que existe da reserva do Poço Escuro com o Parque Jaques Cousteau, em Curitiba (PR). A diferença é que lá em Curitiba existe área maior e um belo lago.

O ex-prefeito Raul Ferraz deixou em seu mandato, projeto de recomposição de árvores da mata e um belo lago. Com o tempo construíram um acesso inútil asfaltado, que liga os bairros Petrópolis e Guarani, e a Praça da Juventude sepultando o Rio Verruga em sua nascente. A APP – Área de Preservação Permanente não foi respeitada.

O prefeito anunciou que está sendo analisada a possibilidade de deslocar a quadra da Praça da Juventude para outro local, dentro da própria área, e dar passagem para o Rio Verruga.  A sugestão foi feita pelo arquiteto e urbanista curitibano, Fernando Canalli.

Os comentários estão encerrados.