3ª Exposição Itinerante de Economia Solidária fortalece artesanato conquistense

0

Publicado por Editor | Colocado em Economia, Vit. da Conquista | Data: 07 nov 2017

Tags:, , ,

da Redação
Fonte: Ascom/Prefeitura (Conteúdo)

Quem passar pela Travessa Góes Calmon, no centro, terá a oportunidade de prestigiar e comprar os trabalhos produzidos pelos artesãos de Vitória da Conquista. A 3ª Exposição Itinerante de Economia Solidária é um projeto realizado pela Secretaria de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico e funciona como uma amostra dos produtos que já estão sendo comercializados no Mercado de Artesanato do Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura.

Sirlene Ferraz, uma das artesãs presentes na exposição, trabalha há onze anos profissionalmente, vendendo brincos e pulseiras confeccionadas por ela mesma. A artesã destaca a importância dos trabalhos feitos manualmente, principalmente, quando se tem a oportunidade de mostra-los para as pessoas: “com estas feirinhas aqui no centro, estamos divulgando também lá (o Mercado do Centro Glauber Rocha) e já está aparecendo gente. As pessoas elogiam muito o nosso trabalho. Aqui em Conquista não tem lugar pra comprar esse tipo de artesanato, que não seja o industrializado, e esse é um trabalho mais pessoal, é mais particular. O brinco que eu faço pra uma pessoa é exclusivo, só ela tem’’.

Juçara Sousa, balconista, aproveitou para comprar panos de prato na Exposição e ressaltou o fato de ser em um ambiente aberto, onde todas as pessoas podem ter acesso. “Eu acho bem legal, porque quando é um ambiente fechado você não sente muita curiosidade de ir visitar o local, eu passei aqui e fiquei surpresa porque é a primeira vez que eu vi isso aqui na rua e achei bem legal, e facilita a compra também’’.

Mas a exposição não tem beneficiado só os clientes e feirantes. Francisco Nascimento, proprietário de um restaurante na rua onde a feira está instalada, tem notado um aumento de vendas por conta do fluxo de clientes. “O pessoal que vem comprar coisas na barraca já aproveita e passa aqui pra almoçar ou tomar café, ou seja, acaba ajudando a gente também’’, contou.

O secretário de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico, Claúdio Cardoso, destacou o fortalecimento da Economia Solidária e do artesanato conquistense. “O trabalho da Prefeitura visa incentivar a melhoria da organização e cooperação entre os artesãos e empreendimentos coletivos, com planejamento e foco em resultados, além de ampliar as oportunidades de comercialização dos produtos dos grupos solidários, atuando na difusão do artesanato local, além de promover a formação e qualificação dos beneficiários e interessados em fazer parte desse movimento’’.

A 3ª Exposição Itinerante de Economia Solidária segue até o dia 8 de novembro.

Os comentários estão encerrados.