53 presos de Vitória da Conquista votarão nas eleições 2012

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Bahia, Brasil, Política, Sudoeste, Vit. da Conquista | Data: 27 set 2012

Tags:, , ,

Da Redação

Os presos provisórios que aguardam a decisão na justiça no presídio Nilton Gonçalves requisitaram o direito de ir às urnas para eleger governantes. Bahia é campeã no número de eleitores detentos no país: ao todo são 2.082 presos que irão votar neste ano.

Em Vitória da Conquista, alguns presos devem votar este ano nas eleições municipais para os cargos de prefeito e vereador. Atualmente, a população carcerária do município é de 332 presos. Todos aguardam julgamento no presídio Nilton Gonçalves. Deste número, 53 optaram por votar no dia 07 de outubro. Para isso, uma seção eleitoral vai ser instalada dentro do presídio na data das eleições, para que os que decidiram votar possam exercer seu direito político. Os presos só perdem direito político após serem julgados.

O número de presos que vão votar na Bahia cresceu quase 30% com relação às eleições de 2010. O inverso do país todo, já que a participação este ano no país inteiro de detentos votando é menor, algo em torno de 30% a menos. A quantidade de presos votando na Bahia poderia ser ainda maior, já que a população prisional chega a quatro mil, segundo a Secretaria Estadual da Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap).

Talvez haja uma explicação para o crescimento do número de presos votando neste ano. Uma campanha da Defensoria Pública consultou cada preso sobre o desejo de votar, reforçando, através de uma campanha de conscientização, a importância de exercer a cidadania.

Os comentários estão encerrados.