Pai morre e filho é gravemente ferido em briga por cartão do Bolsa Família

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Sudoeste | Data: 27 jul 2016

por Mateus Novais

IMG_3028Um desentendimento familiar terminou em tragédia no município de Condeúba (a 160 km de Vitória da Conquista). Na noite dessa terça-feira (26), um pai e seus dois filhos trocaram golpes de faca por conta de um cartão da Bolsa Família.

Segundo o site Folha Regional de Condeúba, a confusão começou quando o pai, Geraldo de Joaquim Moura, se desentendeu com um de seus filhos, identificado por Josimar, devido o sumiço de um cartão do programa federal. Josimar, de 29 anos, que sofre de problemas psíquicos, se irritou e desferiu golpes de faca contra seu pai. Outro filho de Geraldo, de 15 anos, ao ver o pai sendo ferido, tomou a faca e proferiu vários golpes contra o irmão.

As vítimas foram socorridas e levadas ao Hospital Municipal Dr. José Cardoso dos Apóstolos, em Condeúba. Geraldo não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Já Josimar segue internado e em estado grave, aguardando transferência para Vitória da Conquista.

O corpo de Geraldo se encontra no hospital e aguarda liberação.

Seminário discute utilização do TCO com oficiais da Polícia Militar

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Segurança | Data: 27 jul 2016

por Mateus Novais

IMG_0768Nesta quarta-feira (27), um seminário reunirá diversas autoridades da Polícia Militar para discutir sobre os benefícios sociais do uso do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) nos aspectos jurídicos, técnicos e operacionais. O evento é organizado pela Associação de Oficiais Militares Estaduais da Bahia – Força Invicta e acontece no auditório da Pousada da Conquista Resort Spa, às 14h.

Segundo a organização do seminário, os debates esclarecerão dúvidas e levantar questões importantes sobre a forma de utilização do TCO atualmente. Cinco palestrantes participarão do seminário apresentando experiências, reflexões e pensamentos sobre o TCO

Entre os palestrantes estão, o promotor de Justiça Marcelo Santos Aguiar, Coronel PM Amâncio de Souza Neto e o inspetor-chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal Ramon Fernandes.

Além do seminário, a Associação dos Oficiais realizará um encontro entre a corporação da região Sudoeste e a Diretoria Executiva da Força Invicta, às 19h30, também na Pousada da Conquista.

TCO

O termo circunstanciado é um documento elaborado pela autoridade policial com a fim de substituir o auto de prisão em flagrante delito, especificamente, nas ocorrências em que for constatada infração de menor potencial ofensivo, uma espécie de “boletim de ocorrência um pouco mais detalhado”.

O termo circunstanciado de ocorrência, ou simplesmente termo de ocorrência, não precisa se revestir de formalidades especiais. A autoridade policial que tomar conhecimento de infração penal de menor potencial ofensivo, com autor previamente identificado, registrará de forma sumária as características do fato.

Após se posicionar como oposição, Grupo Independente pode indicar vice do PT

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Política | Data: 27 jul 2016

por Mateus Novais

IMG_1505

A tabeliã e advogada Maria Eny Vargens Diniz Correia Leite, do Partido Democrático Trabalhista (PDT), pode ser a candidata a vice-prefeita na chapa do Partido dos Trabalhadores (PT). Segundo o blog do Fabio Sena, as conversas com o líder do Grupo Independente, Romilson Filho, ao qual Maria Eny faz parte, já estariam bem definidas.

Ainda de acordo com a publicação, o prefeito Guilherme Menezes teria avalizado a aliança. O petista teria se convencido de que a possibilidade de uma chapa puro sangue, composta por Zé Raimundo e sua ex-secretária de Saúde, Márcia Viviane, não seria viável para o embate do pleito.

Mesmo estando tudo acertado dentro do Grupo Independente, restam apenas algumas sondagens que os petistas estão fazendo sobre a aceitação da chapa, aponta o jornalista.

Oposição

A notícia deve ter causado estranheza dentro da oposição local, já que durante todo o processo de definição de nomes para as eleições 2016, o Grupo Independente manteve diálogos abertos com pré-candidatos do PMDB, DEM, PPS e PSDB. No processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), inclusive, Romilson Filho se colocou como articulador dos protestos em Vitória da Conquista.

Ao Blog do Giorlando Lima, Romilson confirmou a relação com o PT. “O pessoal do PT tem mais respeito por nós do que a oposição”, disparou.

Jovem recebe descarga elétrica e morre enquanto escalava poste; veja o vídeo

0

Publicado por Editor | Colocado em Brasil | Data: 27 jul 2016

VN

choque-2

Um jovem de 22 anos morreu eletrocutado, quando escalava um poste na Praça General Valadão, em Aracajú, na tarde desta segunda-feira (26). O homem supostamente tentava assistir do alto o discurso da presidente afastada Dilma Rousseff, durante o ato da Jornada Nacional pela Democracia.

De acordo com o Extra, ele foi identificado como Jeferson dos Anjos Nascimento, 22 anos, e era lavador de carros. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento o jovem recebe a forte descarga elétrica, acompanhada de uma explosão e cai fatalmente no solo.

Via Bahia: promessa e mortes na BR – 116

0

Publicado por Editor | Colocado em Bahia, Vit. da Conquista | Data: 27 jul 2016

da Redação
foto: arquivo BRG

ACIDENTE Via

Nos encontros realizados com representantes da Câmara de Vereadores, Crea, ANTT e PMVC, a Via Bahia garantiu que iria iniciar algumas intervenções no perímetro urbano de Vitória da Conquista para evitar os constantes e graves acidentes com várias vidas sendo prematuramente ceifadas.

Na noite desta terça-feira (26), mais um grave acidente nas proximidades do acesso à Rua do Cruzeiro em plena BR – 116. Uma moto colidiu com um veículo e Cristina Baibe, foi arremessada a cerca de 20 metros do local do acidente e teve morte instantânea.

Promessa

No pacote de promessas feitas pela Via Bahia constava que o aceso pela  Serra do Periperi à Rua do Cruzeiro seria eliminado – permitindo apenas a mão de direção no sentido Rua do Cruzeiro/Rio-Bahia.

No mesmo trecho existe um viaduto com registro  de vários tombamentos sem providências. Perto do viaduto, no aceso ao Distrito Industrial dos Imborés, uma verdadeira guilhotina que mata –  e que permanece sem iluminação e outras providências. Os acidentes no local têm sido registrados por uma câmera que fica no alto de uma torre de uma fábrica do polo.

Notícias da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

0

Publicado por Herzem Gusmão | Colocado em Educação, Sudoeste, Vit. da Conquista | Data: 27 jul 2016

da Redação
com informações da Ascom/Uesb

UESB1

Congresso da Agricultura Familiar

No dia 29 de julho, será realizado na Uesb, campus de Vitória da Conquista, o Congresso da Agricultura Familiar. O evento, cujas atividades acontecerão no auditório do Centro de Aperfeiçoamento Profissional (CAP), a partir das 8 horas, é promovido pela Central das Associações de Agricultores Familiares e Pequenos Produtores Rurais de Vitória da Conquista, que terá sua primeira diretoria empossada, e pelo Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (Nedet/Uesb). O Congresso é um ato comemorativo ao Dia da Agricultura Familiar, celebrado internacionalmente no dia 25 de julho. Confira a programação e, para obter mais informações, ligue para o número (77) 3424-8775.

Mestrado em Educação Científica abre seleção

O Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores abre seleção para turma regular do Mestrado. Os interessados deverão se inscrever de 25 de julho a 8 de agosto, pelo e-mail ecfp@uesb.edu.br, seguindo as normas indicadas no Edital 096/16. O Programa tem área de concentração em “Ensino de Ciências e Matemática” e é aberto para candidatos com diploma, reconhecido pelo MEC, em Biologia, Física, Química, Matemática e Pedagogia. Saiba mais

Singing Along: aprendendo línguas por meio da música

Buscando o ensino de línguas de forma prazerosa, desde 2010, o Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (Dell) executa o projeto de extensão Singing Along. A atividade utiliza a música como principal ferramenta para o aprendizado de inglês, espanhol, francês e libras. Inicialmente, a ação atendia aos discentes do curso de Letras Modernas para trabalhar a língua inglesa. A partir do segundo ano, ao se tornar uma ação extensionista, o projeto ampliou sua atuação, passando a oferecer para a comunidade interna e externa, gratuitamente, mais opções de língua-alvo. Leia na íntegra

Manchetes de jornais desta 4ª feira (27)

0

Publicado por Editor | Colocado em Bahia, Brasil | Data: 27 jul 2016

Jornais Logo– A Tarde: PF indicia ex-ministro petista Paulo Bernardo

– Tribuna da Bahia: PF indicia Paulo Bernardo por organização criminosa e corrupção

– Correio (BA): Guardiões dos jogos

– Correio Braziliense: Moradores terão que pagar de novo por lote no Jardim Botânico

– Folha (SP): Fazenda cede, e repatriação deve se tornar mais flexível

– O Globo: PF indicia ex-ministro Paulo Bernardo por corrupção (online)

– Estado de Minas: Para destravar o PAC

– Jornal do Commercio (Recife): Rio corre para reduzir a vergonha

Conquista: mulher morre em colisão no trecho urbano da BR 116

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 26 jul 2016

por Mateus Novais
foto: WhatsApp BRG

IMG_6072

Uma colisão entre moto e carro vitimou uma moradora do bairro Lagoa das Flores, no início da noite desta terça-feira (26), em Vitória da Conquista. O acidente ocorreu na BR 116, próximo do acesso ao bairro Cruzeiro, após a Pousada da Conquista.

A moto em que a vítima, identificada como Cristina Baibe, estava colidiu com o carro com placa de Vitória da Conquista (BA) e ela foi arremessa a cerca de 20 metros do local do acidente. O condutor da motocicleta, que é esposo de Cristina e não teve o nome revelado, foi encaminhado ao Hospital de Base e não corre risco.

Cristina Baibe é natural do município de Caetanos, mas residia em Conquista, onde trabalhava como feirante.

Nassau oferece 560 bolsas de estudos

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Educação | Data: 26 jul 2016

Informe Publicitário

Mauricio-de-nassauO estudante que não pode pagar o valor integral de uma mensalidade de curso de graduação particular também pode contar com os Programas Neora e Quero Bolsa. Só na Faculdade Maurício de Nassau, em Vitória da Conquista, serão disponibilizadas aproxidamente 560 bolsas para todos os cursos vigentes.

De acordo com Ricardo Marques, diretor da Instituição, é importante lembrar que uma Faculdade nesse momento é um investimento para o futuro e “os candidatos tem agora mais chances de concluir o ensino superior com essas facilidades de acesso à Faculdade”, conclui.

Essa parceria é válida para o período 2016.2 para os cursos de: Administração; Psicologia; Pedagogia; Serviço Social; Farmácia; Enfermagem; Fisioterapia; Odontologia; Biomedicina; Nutrição; Educação Física; Ciências biológicas; Arquitetura e Urbanismo; Engenharia Química; Engenharia de Produção; Engenharia da Computação; Engenharia Elétrica; Sistema de Informação e para os Cursos Superiores com curta duração em: Marketing; Gestão de RH; Logística; Design de Interiores; Estética e Cosmética; Gastronomia; Radiologia; Construção de Edifícios; Segurança do Trabalho e  Rede de Computadores.

Para conseguir descontos em até 40% basta acessar os sites: www.querobolsa.com.br ou www.neora.com.br, escolher o curso desejado e seguir os procedimentos informados nos sites. Ou mais informações ligar: (77) 3429 6473 ou (77) 3429 6473.

Vacina contra a Dengue custará mais de 130 reais

0

Publicado por Editor | Colocado em Saúde | Data: 26 jul 2016

Da Redação

dengue
Nessa segunda-feira (25), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que a vacina contra a Dengue já pode ser comercializada no país. De acordo com o Comitê Técnico Executivo da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed), o preço da Dengvaxia, como é chamada a vacina da Sanofi Pasteur, vai variar entre R$ 132,76 e R$ 138,53, dependendo do ICMS adotado em cada estado.

No entanto, o valor estipulado é o que será pago ao fabricante por clínicas, hospitais e distribuidores e deve ser bem diferente do que será cobrado do consumidor final, ou seja, os paciente que quiserem receber a imunização terão que desembolsar um valor bem maior.  Principalmente, porque ainda não há nenhuma informação oficial de que a Dengvaxia será utilizada na rede pública. Para isso, o Ministério da Saúde deve fazer estudos sobre o custo/benefício da compra e distribuição do produto e de qual seria a estratégia de aplicação para ter impacto em termos de saúde pública.

imunizante é indicado para pessoas entre 9 e 45 anos, deve ser aplicado em três doses com intervalo de seis meses entre elas. O fabricante garante proteção contra os quatro tipos do vírus da dengue. Segundo os estudos, a proteção é de 93% contra casos graves da doença, redução de 80% das internações e eficácia global de pouco mais de 60% contra todos os tipos do vírus. A capacidade de produção do laboratório é de 100 milhões de doses por ano.

Viatura capota na BA 152 com dois policiais, em Livramento

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Sudoeste | Data: 26 jul 2016

por Mateus Novais

IMG_8615

Uma viatura do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 46ª CIPM capotou na BA 152,  trecho que liga os municípios de Paramirim e Livramento de Nossa Senhora. O acidente ocorreu manhã desta terça-feira (26), por volta das 10 horas.

Segundo informações, um caminhão realizou uma ultrapassagem em sentido contrário e obrigou os policiais a realizar manobra brusca, que provocou o capotamento. Pelo menos dois policiais militares, identificados como Ramon Mascarenhas Cairo e Luan Nascimento Cruz, estavam na guarnição no momento do acidente. Um deles sofreu danos na coluna.

As vítimas foram encaminhadas para o Hospital Municipal de Livramento onde receberam atendimento médico.

MPF-BA quer identificar liminares que ‘limpam’ ficha de candidatos

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Justiça | Data: 26 jul 2016

por Mateus Novais

ficha-limpaA Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia instaurou procedimento administrativo para identificar as concessões de liminares pela Justiça que suspendem os efeitos de rejeições de contas dos gestores públicos. O objetivo é conhecer e acompanhar as decisões do Judiciário que transformem candidatos “fichas sujas” em “fichas limpas”, aptos a concorrer às próximas eleições municipais, ainda que temporariamente.

A medida dificultaria a ocorrência da causa de inelegibilidade prevista no art. 1º, inciso I, letra “g”, da Lei da Ficha Limpa, dispositivo que impede, por oito anos, a participação em eleições do gestor público que teve contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas.

Segundo o procurador Regional Eleitoral na Bahia, Ruy Mello, as decisões liminares, por se basearem em fundamentos de ordem cautelar ou de urgência, podem ser cassadas por decisão do Tribunal competente, sendo fundamental acompanhar o andamento dos processos judiciais para atuação dos promotores eleitorais ainda durante a fase de registro de candidatura ou para ajuizamento do recurso contra a expedição do diploma, ao final do processo eleitoral.

Os promotores eleitorais buscarão informações junto aos Tribunais de Contas do Estado, do Município e da União, à Procuradoria do Estado, à Advocacia-Geral da União e às câmaras municipais.

MP-BA propõe formação de comitê e consórcio para preservação do Rio Catolé

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Sudoeste | Data: 26 jul 2016

por Mateus Novais

SC2_1240

Na manhã desta terça-feira (26), o Ministério Público Estadual reuniu-se com representantes dos municípios de Vitória da Conquista, Caatiba, Barra do Choça, Planalto, Itambé, Itapetinga e Nova Canaã para apresentar a proposta da formação de um consórcio público e um comitê da bacia hidrográfica do Rio Catolé. A proposta foi formalizada desde o ano passado e, atualmente, em tramitação no Conselho Estadual de Recursos Hídricos.

Ambos os órgãos – o comitê e o consórcio – teriam a função de atuar, juntamente com representantes de instituições de ensino, para conter a degradação e executar ações com o objetivo de melhorar a qualidade da bacia hidrográfica do Rio Catolé. No entanto, eles teriam métodos de ação diferentes.

O comitê, por exemplo, seria um órgão deliberativo, seus membros se reuniriam quatro vezes por mês e o que decidissem seria encaminhado ao Governo Estadual, que se responsabilizaria pela execução. Já o consórcio funcionaria como uma autarquia e teria maior autonomia em relação ao Estado. Teria caráter executor e poderia buscar recursos por meio de convênios, inclusive com órgãos internacionais – algo que não estaria ao alcance do comitê.

“Um consórcio público tem que ser deliberado pelos chefes do poder executivo. Se eles derem autorização para os seus procuradores fazerem os estudos, toda a mobilização que fizemos vai continuar evoluindo para a constituição do consórcio. Pode caminhar paralelamente ao comitê, se vier a ser criado. Isso daria um fortalecimento à região sudoeste, pois seriam duas entidades lutando pelo meio ambiente da região”, explicou a promotora de justiça do Meio Ambiente, Karina Cherubini.

Como todos os gestores representados concordaram com a criação do consórcio público, uma nova reunião foi agendada para o dia 18 de agosto. No novo encontro, o grupo se dedicará às primeiras discussões técnicas para a formação do novo órgão.

Identificado caminhoneiro morto em acidente no Clube Social

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 26 jul 2016

por Mateus Novais
foto: Fabiano Andrade

IMG_1608
Ademilson Silva dos Anjos, de 33 anos, foi a vítima de um grave acidente de trânsito na Praça Sá Barreto, em Vitória da Conquista. O caminhoneiro colidiu o veículo contra o muro do antigo Clube Social Conquista e morreu preso nas ferragens.

IMG_0726Após a batida o veículo o veículo despencou de uma altura superior a 20 metros e se desmontou. O Corpo de Bombeiros e socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) conduziram a operação de resgate, no entanto Ademilson, morreu no local.

A vítima residia no povoado do Piripiri e deixa esposa e uma filha de 4 anos. O corpo de Ademilson passará por necropsia no Instituto Médico Legal de Vitória da Conquista.

IFBA oferece curso de Eletricista Instalador gratuito e aberto ao público

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Educação | Data: 26 jul 2016

por Mateus Novais

ifba14O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia campus Vitória da Conquista está com inscrições abertas para o curso de extensão de Eletricista Instalador (instalações elétricas). O público alvo é a clientela externa do IFBA, na conclusão o aluno receberá um certificado. Serão ofertadas 10 vagas.

O curso tem carga horária total de 40h. O candidato deve ter o ensino médio completo e aptidão para a área. As vagas são para pessoas sem formação em eletricidade. As aulas serão ministradas nos dias 17,24 e 31/08; 14,21 e 28/09 ; 05,19 e 26/10; finalizando no dia 09/11 (sempre as quartas-feiras),  das 08:00h as 12:00 horas.

Para fazer a inscrição, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: Certificado de conclusão do ensino médio, RG e CPF. As inscrições são gratuitas e serão realizadas nos dias 26 e 27 de julho de 2016, das 08h30 as 12h no IFBA, na sala 2 dos professores.

Resenha Geral: comentário de Dilton Rocha

0

Publicado por Rafael Gusmão | Colocado em Geral | Data: 26 jul 2016

dilton

Caminhão desgovernado destrói muro do Clube Social e mata motorista

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 26 jul 2016

por Mateus Novais
foto: Fabiano Andrade

IMG_1609

Um grave acidente vitimou um caminhoneiro no fim da manhã desta terça-feira (26), em Vitória da Conquista. O caminhão desgovernado derrubou parte do muro do antigo Clube Social e se partiu em vários pedaços.

Segundo testemunhas, o veículo perdeu o controle enquanto descia a Rua do Cruzeiro. O motorista, ainda não identificado, morreu no local.

Ciclovia da Olívia Flores será prolonganda em 1 km

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 26 jul 2016

por Mateus Novais

IMG_4282

A Avenida Olívia Flores ganhará mais um quilômetro de ciclovia até o fim do ano. A nova pista para bicicleta se interligará com as ciclofaixas das ruas 10 de Novembro e Waldemar Sá Porto.

A ciclovia terá seu prolongamento na altura da Coelba, seguindo pelo canteiro central da Olívia Flores e formará uma bifurcação, sentido Av. Rosa Cruz e 10 de Novembro. Segundo apurou o BLOG DA RESENHA GERAL junto a Secretaria de Mobilidade Urbana, a obra deve ser iniciada ainda este ano, finalizando até dezembro.

A pasta não soube informar se o canteiro da Olívia passará por uma reforma completa, também para a prática de caminhadas.

Eleições: Herzem lidera em todos os cenários, aponta pesquisa

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Política | Data: 26 jul 2016

por Mateus Novais

IMG_1382

A Justiça Eleitoral autorizou a divulgação da mais recente pesquisa feita em Vitória da Conquista para prefeito. O levantamento do instituto NaFonte- Pesquisa de Opinião e Tecnologia Ltda aponta Herzem Gusmão a frente em todos os cenário.

Segundo informações do Blog do Humberto Pinheiro, a pesquisa foi registrada sob o nº 09982/2016 e ouviu 1040 eleitores no dia 12 de julho do corrente. O nível de segurança é de 95% com margem de erro de 3% para mais ou para menos.
Vejam os números e os mais diversos cenários:

Cenário Geral

Herzem Gusmão (PMDB) 34%
José Raimundo Fontes (PT) 17%
Jean Fabrício (PCdoB) 5%
Arlindo Rebouças (PSDB) 3%
Joás Meira (PSB) 3%
Marcelo Melo (DEM) 1%
Maria Eny (PDT) 1%
Armênio Santos (PPS) 0%
Euvaldo Contiguiba (PSOL) 0%
Outros 0%
Branco / Nulo 13%
NS/NR 22%
100%

Cenário B

Herzem Gusmão (PMDB) 37%
Jean Fabrício (PCdoB) 8%
José Raimundo Fontes (PT) 24%
NS/NR 31%

Cenário C

Herzem Gusmão (PMDB) 41%
José Raimundo Fontes (PT) 25%
NS/NR 34%
100%

Cenário D

Herzem Gusmão (PMDB) 43%
Jean Fabrício (PCdoB) 17%

Eleições 2016: Arlindo e Marcelo devem compor chapa

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Política | Data: 26 jul 2016

por Mateus Novais

IMG_0382

Uma nova chapa de oposição, formada pelo vereador Arlindo Rebouças (PSDB), como prefeito, e o advogado Marcelo Melo (DEM), como vice, deve ser anunciado para a disputa ao Executivo Municipal. A aliança teria sido fechada na noite dessa segunda-feira (25).

A princípio, a articulação não agradou partidos que participavam das conversas. O pré-candidato do PPS, Armênio Santos, declarou que foi pego de surpresa. “Mantivemos conversas com o PSDB e o DEM (ostensivos aos partidos a eles coligados), para a junção na candidatura a prefeito, haja vista que o PPS já detém as 32 candidaturas a vereadores. Ficou também acertado nova reunião para finalizar as condutas e os acertos de ontem e que serão sacramentadas pelos mesmos componentes ali presentes. Para nosso espanto, desde ontem que são postadas notícias e fatos envolvendo o PPS e que não são das decisões finais combinadas”, disse Armênio.

No entanto, há conversas que sinalizam a aproximação do PSDB-DEM com o Grupo Independente, que tem a tabeliã Eny Vagens (PDT) como pré-candidata. As agremiações já conta com apoio do Solidariedade e PEN.