Morre, aos 89 anos, José Pedral Sampaio

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 16 set 2014

por Mateus Novais

Pedral

Faleceu, na tarde desta terça-feira (16), o ex-prefeito de Vitória da Conquista José Fernandes Pedral Sampaio. Pedral estava internado no Hospital Samur desde a última semana.

O político, considerado uma das figuras mais histórias da cidade, vem passando por várias cirurgias nos últimos meses. Em maio, Pedral foi submetido a uma intervenção cirúrgica após ter sentido fortes dores abdominais. Nas ultimas semanas, os internamentos do ex-prefeito vinha se tornando constantes.

José Pedral foi prefeito de Vitória da Conquista por três mandatos, um deles foi marcado por sua deposição durante a ditadura militar. Na última sexta-feira (12), Pedral completou 89 anos de vida.

Rui Costa fará comício em Vitória da Conquista nesta quinta

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Política | Data: 16 set 2014

por Mateus Novais

DSC_1413A comitiva do candidato Rui Costa (PT), candidato ao Governo do Estado, estará na cidade de Vitória da Conquista, na próxima quinta-feira (18) de setembro. Na cidade, o petista realizará um comício na Praça Barão do Rio Branco.

O evento está agendado para às 19h e contará com a presença do candidato governista ao Senado Federal, Otto Alencar (PSD).

Distrito de Cercadinho reclama de assaltos

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Segurança | Data: 16 set 2014

por Mateus Novais

cercadinho-41Os moradores do distrito de Cercadinho, em Vitória da Conquista, entraram em contato com o BLOG DA RESENHA GERAL para reclamar da quantidade de assaltos que vem ocorrendo na comunidade. Segundo os moradores, na última semana, dois carros e um mercado foram roubados.

A população da comunidade conta que não há policiamento ostensivo no distrito e, quando ocorrem os assaltos, os policiais vão apenas para registrar a ocorrência.

O distrito tem cerca de 1200 habitantes e fica localizado a 85 km da sede.

Mais de 900 técnicos de urna irão trabalhar nas Eleições 2014 na Bahia

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Geral | Data: 16 set 2014

Da Redação

Todos os técnicos foram selecionados pela empresa multinacional Indra Brasil Soluções e Serviços Tecnológicos, que ofertou o menor preço.

técnicos TRE-BAO Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) vai contar, em outubro, com um efetivo de 991 profissionais para trabalhar na prestação de serviços de apoio à realização das Eleições Gerais 2014. São profissionais com experiência mínima de três meses em microinformática e conhecimento em operação e instalação de aplicativos.

Os cargos são de Gerente (uma vaga), Técnico de urna (979) e Técnico de transmissão via satélite (11), que desempenham atividades referentes à preparação, distribuição e substituição das urnas eletrônicas em caso de defeito apresentado nos Cartórios Eleitorais, locais de armazenamento e nas seções de votação. Ler o resto do artigo »

Câmara de Vereadores celebra o Dia Nacional do Campo Limpo

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Bahia, Brasil, Vit. da Conquista | Data: 16 set 2014

Da Redação

A data concentra ações e iniciativas simultâneas pela educação ambiental e pelo desenvolvimento sustentável da agricultura.

dia nacional campo limpoA Câmara Municipal de Vitória da Conquista promove nesta quarta-feira (17), às 8h30, sessão especial para celebrar o Dia Nacional do Campo Limpo. O principal objetivo da data, celebrada todos os anos no dia 18 de agosto, é provocar a reflexão das comunidades sobre a preservação do meio ambiente.

A data concentra ações e iniciativas simultâneas pela educação ambiental e pelo desenvolvimento sustentável da agricultura. O foco dessas ações é a questão da preservação ambiental no campo e os bons resultados do programa de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O Sistema Campo Limpo é referência no Brasil e exemplo para o mundo, promovendo a reciclagem de 94% das embalagens plásticas primárias. Ler o resto do artigo »

UESB: 8ª chamada SiSU

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Bahia, Educação, Sudoeste, Vit. da Conquista | Data: 16 set 2014

Da Redação

uesbChegou a hora de conferir a oitava e última chamada do processo seletivo por meio do Sistema de Seleção Unificado (SiSU), para o segudo período letivo de 2014. Os candidatos convocados deverão comparecer entre os dias 16 e 22 de setembro, nas Secretarias de Cursos dos seus respectivos campi, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30.

A lista de convocados, bem como a lista de documentação exigida para o ato da matrícula, podem ser conferido no Edital 155/2014. Em caso de dúvidas, entre em contato com as Secretarias de Cursos, pelos telefones:(77) 3424-8661, em Vitória da Conquista; (73) 3528-9654, em Jequié; e (77) 3261-8612, em Itapetinga.

Roubos e recuperação de veículos nesse início de semana em Vitória da Conquista

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Polícia, Segurança, Vit. da Conquista | Data: 16 set 2014

Da Redação

viatura-sireneOntem, por volta das 20h, na Avenida Brumado, bairro Remanso, um homem de 33 anos, informou para uma guarnição da 78ª Companhia Independente de Polícia Militar que teve sua motocicleta Honda/CG Fan, placa OUT 8918, cor vermelha, roubada por dois indivíduos armados que estava numa outra motocicleta que evadiram sentido bairro Campinhos. Rondas foram realizadas, mas sem êxito na localização dos autores.

Ontem também, por volta das 19h, na Avenida Paramirim, bairro Brasil, uma equipe da 78ª CIPM efetuava rondas de rotina quando abordou Romário de Jesus Pereira, 26 anos e Felipe Gomes Cândido, 38 anos, que estavam a bordo de uma motocicleta Honda/CG Fan, sem placa, cor preta. Os indivíduos afirmaram terem adquirido o veículo na chamada feira do rolo e ambos foram apresentados na delegacia para medidas cabíveis.

E ontem no final da manhã, uma guarnição desta foi solicitada por uma empresa localizada na Avenida Brumado, bairro Sobradinho, para averiguar denúncia que havia um funcionário de posse de uma motocicleta roubada. Ler o resto do artigo »

Mostra Cinema Conquista inscreve para curso e oficinas

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Bahia, Cultura, Educação, Vit. da Conquista | Data: 16 set 2014

Da Redação

Tanto o curso quanto as oficinas acontecem entre os dias 13 e 17 de outubro, das 14 às 18 horas.

cinemaContemplando a vertente de formação e aprimoramento da área cinematográfica, a Mostra Cinema Conquista traz, em sua décima edição, a oportunidade de participação gratuita em um curso e duas oficinas. Ministradas por renomados profissionais do Cinema, as ações visam a iniciação ou a atualização de ideias, práticas e aperfeiçoamentos para o estudo, a capacitação e a produção audiovisual. As atividades, voltadas para toda a comunidade interessada, serão realizadas no campus da Uesb e estão com inscrições abertas.

O curso “A nova economia do audiovisual no Brasil: cultura e desenvolvimento regional” abordará as relações entre a economia do país e sua realidade cultural. Entre os tópicos que serão discutidos está o Programa Brasil de Todas as Telas, lançado pelo Governo Federal em julho deste ano, e que tem como objetivo incentivar a produção e programação de conteúdos audiovisuais. O curso, que conta com 20 vagas, será lecionado pelo escritor e professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Elder Maia, na Sala de Cinema do Janela Indiscreta. Ler o resto do artigo »

Inhobim: moradora improvisa ponte para conseguir entrar em casa

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 16 set 2014

por Mateus Novais

DSC_1931

Uma moradora do distrito de Inhobim, em Vitória da Conquista, está com dificuldade de ter acesso à própria casa por falta de drenagem em sua rua. Uma cratera se formou bem em frente à entrada da casa de Dona Alaíde Souza.

A moradora conta que sua rua, a Rua do Areão, foi deixada de fora do projeto de pavimentação. Como a via fica localizada em uma depressão, as águas da chuva escoam em direção à sua casa. Com isso, uma enorme vala se abriu logo em frente à porta de entrada do imóvel. Para entrar em casa, ela improvisou uma porta de metal, como ponte.

A dona de casa conta que “já procurou a prefeitura e foi encaminhada para a Embasa e até agora ninguém resolveu o problema. Eu só queria que colocassem uma boca de lobo ou umas manilhas, porque eu estou vendo a hora desse muro desabar”.

Projeto realizará Dia das Crianças especial para detentos do Nilton Gonçalves e seus familiares

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Segurança | Data: 16 set 2014

por Mateus Novais

presidio_Vitoria da ConquistaDetentos do Presídio Nilton Gonçalves terão um Dia das Crianças diferente neste ano. O Projeto “Lições de Cidadania” realizará uma comemoração especial na unidade prisional, junto com a família dos internos.

No dia 10 de outubro, das 8h30 às 12 horas, o projeto irá desenvolver junto às crianças e familiares dos detentos diversas atividades artísticas e culturais, oferecendo a eles um momento de lazer e entretenimento. Além disso, a ação irá oportunizá-los com acesso a alguns serviços, como consultas médicas.

O Projeto “Lições de Cidania” foi firmado entre a Uesb e a direção do Presídio em julho deste ano, e tem como proposta principal oferecer aos internos do Presídio serviços, como Direitos Humanos, Saúde e Educação, que possam contribuir para o resgate da cidadania.

Homem é encontrado amarrado após briga no Campinhos

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Polícia | Data: 16 set 2014

por Mateus Novais

Wesley Silva de Almeida, de 19 anos, foi encontrado amarrado por policiais da 78ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), próximo a uma festa no bairro Campinhos. Testemunhas informaram que Wesley teria se envolvido em uma briga e teria sacado uma arma. A ação ocorreu por volta das 2h, da última segunda-feira (15).

Segundo os policiais, um taxista informou que alguém estava realizando disparos de arma de fogo próximo a festa. Quando a viatura chegou à Rua São Geraldo, onde fica o estabelecimento, encontrou Wesley amarrado e visivelmente machucado.

Os policiais foram informados que Weslety chegou a efetuar dois disparos, mas foi contido por algumas pessoas, que conseguiram tomar-lhe a arma e amarrá-lo, até a chegada da viatura. Wesley, juntamente com a arma, foi apresentado na delegacia para adoção de medidas cabíveis.

Estudantes participam da 2ª etapa dos Jogos da Rede Pública em Vitória da Conquista

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Esportes | Data: 16 set 2014

por Mateus Novais

jogos-arquivoVitória da Conquista recebe, na próxima quarta-feira (17), a 2ª Etapa dos Jogos Estudantis da Rede Pública. Até o dia 19, estudantes das escolas conquistenses e de municípios da circunscrição da Direc-20 competirão em oito modalidades, divididas em ambos os sexos.

A 1ª Etapa aconteceu nas unidades escolares no período de abril a julho. Já a 3ª Etapa será realizada nos dias 22, 23 e 24 de outubro, também em Vitória da Conquista. Neste período acontece a Fase Regional, com todas as equipes campeãs dos pólos disputando todas as modalidades esportivas (Handebol, Basquetebol, Futsal, Voleibol, Futebol de Campo, Atletismo, Xadrez e Baleado Feminino/Masculino).

Os jogos serão realizados no Ginásio de Esportes Raul Ferraz, Ginásio de Esportes da AABB, Ginásio de Esportes da UESB, Quadra Poliesportiva do Estádio Edvaldo Flores e Pista de Atletismo do Estádio Lomanto Jr, tanto na segunda etapa quanto na fase regional.

Defesa Civil e Exército realizam credenciamento e vistoria de carros-pipa neste mês

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 16 set 2014

por Mateus Novais

SITE1A Defesa Civil de Vitória da Conquista juntamente com o Exército Brasileiro, promove entre os dias 20 e 22 de setembro, o credenciamento e a vistoria dos caminhões-pipa  para distribuição de água na zona rural do município. Os interessados devem se cadastrar na Defesa Civil, localizada na Rua João Noberto, nº 46, Alto Maron.

A vistoria ocorre das 8h às 12h e das 14h às 17h, na Central de Equipamentos (Deserg) da Prefeitura de Vitória da Conquista, localizada na Avenida Santa Catarina, s/n, Patagônia.

Os documentos necessários para o motorista são: RG, CPF, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), comprovante de residência, NIT/PIS/PASEP, Cerificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), Certificado de Registro de Veículo (CRV – compra e venda), dados bancários, certidão de situação eleitoral, procuração, certidão negativa de débitos das Receitas Federal e Estadual, antecedentes criminais (estadual e federal) e duas fotos 3×4. O proprietário precisa apresentar o RG, CPF, comprovante de residência e antecedentes criminais estadual e federal.

Senhor é preso por tráfico e aliciamento de menor

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Polícia | Data: 16 set 2014

por Mateus Novais

Sem Título-1Um senhor foi preso acusado de trafico de drogas em Vitória da Conquista, na última segunda-feira (15). A suspeita é que ele aliciava adolescentes para o mundo do crime. Rubens Gonçalves Vanderlei vinha sendo monitorado pela Polícia Civil de Conquista e Anagé há algum tempo.

Na tarde de ontem, os policiais seguiu o senhor, que não teve a idade divulgada, até um local próximo a rodoviária de Conquista. Lá, Rubens se encontrou com um adolescente de 15 anos de idade. No instante em que ele entregava cocaína ao jovem, os policiais deram voz de prisão.

Com Rubens estavam meio 500 gramas da droga. Ele foi preso em flagrante por tráfico de entorpecente e pode ser acusado de aliciamento de menor.  Rubens e o jovem, juntamente com a droga, foram apresentados no Disep.

Preço da energia dispara e deixa o país entre os mais caros do mundo

0

Publicado por Roberto Silva | Colocado em Brasil | Data: 16 set 2014

Agência Brasil

Reduzir Conta de Luz 2Imagine a situação. O contrato de aluguel venceu e o proprietário do imóvel está cobrando oito vezes mais pelo mesmo espaço. O que fazer? Mudar é a resposta natural. A indústria brasileira passa por situação parecida em relação ao custo da energia elétrica, com um agravante: não há para onde ir.

Em dezembro do ano passado, o custo médio da energia elétrica para a indústria passou de R$ 292,7 por megawatt/hora (MW/h) para R$ 310 em maio e deve encerrar o ano ao preço de R$  342, de acordo com dados de um estudo feito pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). E a projeção em dezembro de 2015 é que o valor seja aumentado para R$ 420. Ou seja, em dois anos, o custo da energia para a indústria será ampliado em 44%.

Ler o resto do artigo »

Policiais civis ameaçam paralisar atividades

0

Publicado por Roberto Silva | Colocado em Bahia | Data: 16 set 2014

A Tarde

340x255_policiais-civis-paralisacao-bahia-destaque-do-dia_1439986A queda de braço entre sindicato de policiais civis (Sindipoc) e Secretaria da Segurança segue com a ameaça de nova paralisação de 48 horas, nos próximos dias 30 e 1º, caso o governo não assegure promoções à categoria.

A decisão foi tomada em assembleia na manhã desta segunda-feira, 15, segundo o secretário-geral do sindicato, Bernardino Gayoso.

Em nota, a Polícia Civil reitera que os acordos firmados com a categoria “estão sendo cumpridos”, conforme documento assinado pelos dirigentes sindicais em 31 de agosto de 2012.

O acordo, ainda segundo a nota, “prevê que sejam promovidos 988 investigadores, 243 escrivães e dois peritos, cuja lista de acesso, com a pontuação de cada um, já foi publicada, no dia 3 de setembro, no Diário Oficial (DO)”.

Manchetes de jornais desta 3ª feira (16)

0

Publicado por Editor | Colocado em Geral | Data: 16 set 2014

Jornais CApa

- A Tarde: Ministro anuncia benefícios fiscais para a indústria

- Correio da Bahia: Detento mata colega com lâmina de barbear em prisão

- Tribuna da Bahia: Wagner propõe o metrô a R$ 2,20, integrado a ônibus

- Estadão: Gabrielli: ‘razão’ para indicar Costa à Petrobrás é do governo

- Folha de S. Paulo: Alckmin maquia programa de combate ao crime na TV

- O Globo: Arcebispo do Rio é vítima de assalto à mão armada

 

De Olho no Voto: blogueiros de Conquista entrevistam o candidato a deputado estadual, Zé Carlos (PSB)

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Política | Data: 15 set 2014

Pela primeira vez, blogueiros da cidade se unem para entrevistar todos os candidatos de Vitória da Conquista, que disputam cargos na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional. Nesta sexta-feira (15), será entrevistado o candidato a deputado estadual Zé Carlos (PSB). A sabatina começa pontualmente às 19 horas. Assista aqui:

Vitória da Conquista sedia I Fórum Empresarial do Sudoeste

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Bahia, Economia, Sudoeste, Vit. da Conquista | Data: 15 set 2014

Da Redação

I Fórum Empresarial do SudoesteCom o objetivo de criar espaço de interlocução com os empresários locais, afim de facilitar a identificação das demandas empresariais da região sudoeste e ampliar/melhorar a oferta de soluções é que vai ser realizado nesta terça-feira (16), o I Fórum Empresarial do Sudoeste.

O evento é organizado pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi. O fórum acontece na Rua Ubaldino Figueira, nº 405, bairro Recreio. Mais informações pelos telefones 3422-3814/ 3421-3543.

Data: 16/09/2014

Horário: 16h

Local: IBEN/FGV

Estudante do curso de Odontologia da Uesb conquista prêmio nacional

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Bahia, Brasil, Educação, Sudoeste, Vit. da Conquista | Data: 15 set 2014

Da Redação

estudante odontologiaO acadêmico do 10º semestre do curso de Odontologia, da Uesb, campus de Jequié, Matheus Costa, foi premiado em primeiro lugar com o Prêmio Myaki Issao, ofertado durante a 31ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), ocorrida entre 3 e 6 de setembro de 2014, em Águas de Lindóia, São Paulo.

O trabalho premiado foi “O Efeito da Associação de Bromelina e Papaína em Gel na Desproteinização Prévia do Esmalte à Colagem de Bráquetes”, realizado pelo acadêmico sob a orientação do professor Matheus Pithon, líder do grupo de pesquisa da Orthodontics, da Uesb. O grupo vem se destacando em âmbito nacional pela produção de dezenas de artigos anualmente publicados nas melhores revistas do mundo da área de Odontologia. Só em 2014 são 40 artigos entre publicados e aceitos para publicação. No âmbito interno da nossa universidade, o Orthodontics foi responsável pelos primeiros pedidos de patente provenientes do curso de Odontologia. Ler o resto do artigo »