Uesb FM será implantada em Itapetinga e Jequié

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Sudoeste | Data: 06 mar 2015

por Mateus Novais

uesb_fmHá cinco anos, a Universidade do Sudoeste da Bahia (Uesb) conquistava mais um espaço de comunicação com a implantação, no município de Vitória da Conquista, da Uesb FM 97,5. Para marcar o compromisso com o sistema de educação e o processo de informação e difusão do conhecimento para toda a região, a emissora pretende formar a Rede Uesb de Rádio, prevendo ampliar para dois os milhões o número de ouvintes.

Resultado de um projeto desenvolvido pela administração da instituição, a emissora, que possui 16 profissionais envolvidos diretamente, foi a primeira rádio educativa gerida por uma universidade do interior do Nordeste brasileiro. Com 24 horas de produção local, a Uesb FM trabalha, diariamente, no sentido de promover a educação e a cultura regional em seus diversos programas.

“Somos em três campi e estaremos com três rádios ligadas em uma só rede, com as concessões em Itapetinga e Jequié, sintonizadas nas frequências 106,1 e 106,7, respectivamente”, explica o diretor-geral do Sistema Uesb de Rádio e TV Educativas (Surte), Alvino Brito.

Pacientes com anemia falciforme estão revezando medicamento em Conquista

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Saúde | Data: 06 mar 2015


por Mateus Novais
foto: Roberto Silva

dires

O atraso na distribuição de alguns medicamentos ofertados pelo SUS, em Vitória da Conquista, está causando desespero em familiares de pacientes com Anemia Falciforme. Entre o final do ano passado e início deste ano, os pacientes ficaram quatro meses sem receber a medicação ‘hidroxiuréia’, que também é utilizado no tratamento de câncer.

DSC_3074Dona Maria José Meireles (foto), mãe de um adolescente de 13 anos que tem a doença, conta que a distribuição do medicamento para o tratamento da doença está sendo constantemente atrasado pelo Núcleo Regional de Saúde, antiga Dires. “De setembro até janeiro ficamos sem a medicação, só apareceu após procurarmos a Defensoria Pública. Mas era para entregar no dia 27 de fevereiro de novo, só que não tem. Faz uma semana que vamos lá todos os dias e dizem que não tem previsão de chegada”, conta a dona de casa.

A medicação evita que os pacientes sintam dores e previne um possível Acidente Vascular Encefálico. Dona Maria José aponta que são 1500 frascos que chegam a Vitória da Conquista todo mês, e questiona: “Onde está essa medicação?”.

No período da falta do Hidroxiuréia, as famílias não beneficiadas recorriam aos que recebiam o remédio, já que o medicamento não é vendido regularmente nas farmácias. “A mãe que tinha, estava dividindo com outras mães. Por exemplo, meu filho usava por dois dias e passava outros dois dias sem usar para poder ajudar outra mãe que estava em dificuldade”. Ler o resto do artigo »

Vereadores definem nomes das homenageadas no Diploma Mulher Cidadã

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 06 mar 2015

por Mateus Novais

LoretaA Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista irá homenagear seis mulheres com o Diploma Mulher Cidadã Loreta Valadares na próxima quarta-feira (11). As mulheres homenageadas são: Ana Lúcia Oliveira Santos, Arlene Santos Ribeiro, Glece Gomes da Silva Ferreira, Rosilene Santana, Sônia Marli Lima Sampaio e Vilma Gusmão Almeida.

Janilde Novais Franco da Mota, trabalha na Pastoral do Menor com crianças e jovens e Presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE);

Lenira Maria de Figueiredo Souza, professora no Colégio Estadual Kleber Pacheco de Oliveira há 25 anos e Diretora da Creche Dinaelza Coqueiro; Ler o resto do artigo »

Cursos gratuitos Sesc: inscrições vão até 10 de março

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Trabalho | Data: 06 mar 2015

por Mateus Novais

unnamedO Serviço Social do Comércio (Sesc) de Vitória da Conquista abriu as inscrições para os cursos gratuitos da unidade até o dia 10 de março. Os cursos é uma oportunidade de aprender ou aperfeiçoar uma prática e transformá-la numa renda extra.

São oferecidas vagas para os cursos de Pintura em tecidos e Bolos e Doces (clique na imagem ao lado). São 20 vagas para três turmas, duas para Bolos e Doces e uma para Pintura em Tecidos, nos turnos vespertino e noturno. As vagas são para pessoas acima de 16 anos.

Para a inscrição, o interessado deve procurar o Setor Social com os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, carteira do Sesc atualizada (para os comerciários) e comprovante de renda bruta familiar (original e cópia). O Sesc Vitória da Conquista fica localizado no Anel do Contorno Rodoviária, S/N, bairro Ibirapuera.

22 mil estudantes da rede estadual voltam às aulas na próxima segunda em Conquista

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Educação | Data: 06 mar 2015

por Mateus Novais

estudantes rede estadual de ensinoEm Vitória da Conquista, cerca de 22 mil estudantes matriculados em 29 escolas e 11 anexos da Rede Estadual de Ensino voltam às aulas na próxima segunda-feira (9). Em todo o estado até esta sexta-feira, já foram matriculados mais de 860 mil estudantes na rede estadual.

Para marcar este momento, o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, localizado no bairro Candeias, preparou uma programação especial. Os 700 estudantes matriculados no ensino médio nos turnos matutino e vespertino serão recepcionados com um ensaio fotográfico e apresentação da equipe pedagógica e estrutura da unidade de ensino.

Resenha Geral: comentário de Herzem Gusmão

0

Publicado por Roberto Silva | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 06 mar 2015

da Redação

Rádio Clube FM B

 

.

.

Sicoob realiza caminhada solidária neste domingo (8)

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 06 mar 2015


por Mateus Novais

CHAMADACAMINHADA.fwO Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (SICOOB) promove, neste domingo (8), a “Caminhada da Solidariedade”. O evento, além de incentivar a prática esportiva, tem o intuito de ajudar uma instituição filantrópica de Vitória da Conquista.

Segundo o membro da diretoria do SICOOB, Luís Paulo Santos, a entidade está “exercitando sua função social”. Ele aponta que qualquer pessoa pode participar, “basta levar um alimento não perecível para doação. Enquanto exercitamos o corpo, aquecemos a alma com o sol da solidariedade”.

A caminhada terá concentração na Av. Olívia Flores, no estacionamento do Stand do Shopping Boulevard, a partir das 8h. O trajeto seguirá até a UESB, retornando ao stand do shopping.

Consumo de peixes aumenta na quaresma, mas preço também segue o mesmo ritmo em Vitória da Conquista

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Cultura, Economia, Vit. da Conquista | Data: 06 mar 2015

Da Redação

vendas peixesDesde o início da quaresma, na quarta-feira de cinzar, seguindo até a Semana Santa, as vendas de peixes e mariscos ganham fôlego em todo o Brasil, devido a tradição católica de evitar carnes vermelhas durante esse período de 40 dias. E aqui em Vitória da Conquista não é diferente, as peixarias e os boxes que comercializam peixes na Central de Abastecimento de Vitória da Conquista já registram aumento média de 30 a 40% nas vendas, mas a expectativa é que até o período da Semana Santa esse aumento ultrapasse a casa dos 100% em relação a outras épocas do ano.

No entanto, os peixes e mariscos, em sua maioria, estão mais caros que em relação ao mesmo período do ano passado, em média o aumento varia entre 10 e 15%. Então não tem jeito, o consumidor deve bater perna na feira ou ir em mais de uma casa especializada para encontrar o preço mais em conta. Outra dica é variar em relação à espécie, sardinhas e filé de merluza, além de muito saudáveis têm preços mais baixos, o consumo de salmão e dourado, por exemplo, peixes considerados mais nobres, por isso de valor mais elevado, podem ser consumidos aos finais de semana.

Viação Salutaris homenageia motoristas “TOP Ouro”

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 06 mar 2015

por Mateus Novais
foto: Rafael Gusmão

DSC_3071

A empresa Viação Salutaris realizou, na última quinta-feira (6) a 9ª edição do “Programa Motorista TOP Ouro”, que premia os profissionais de excelente desempenho no trabalho. O programa tem o objetivo de estimular boas condutas dos motoristas em diversos aspectos, como direção segura, direção econômica, compromisso com a pontualidade e a manutenção e bom relacionamento com os passageiros.

DSC_3031Nesta edição, 37 motoristas foram premiados com incentivos financeiros, que são oferecidos através do último ano, além de diploma e prendedores de gravatas. De acordo com o supervisor da empresa, Emerson Avancini (foto), as premiações e homenagens são uma forma de reconhecer os esforços dos motoristas participantes. “Nós queremos que cada um faça uma viagem segura, confortável e com qualidade. E para isso nós precisamos de grandes profissionais no volante, porque o carro não anda sozinho”.

O supervisor da Salutaris também aponta que quase 100% da equipe de Vitória da Conquista já recebeu a premiação TOP Ouro, o que reflete os investimentos em qualificação feito pela empresa. “Anualmente todos os motoristas passam por cursos de valorização da vida, também submetemos todos os nossos 1.200 profissionais a exames toxicológicos, além de teste do sono. Isso favoreceu para alcançarmos 200 milhões de quilômetros rodados na Bahia sem nenhum registro de acidente grave”, concluiu Avancini.

DSC_3024 DSC_3025 DSC_3034 DSC_3044 DSC_3046 DSC_3049 DSC_3059

Canal da Ceasa começa a ser recuperado

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 06 mar 2015

por Mateus Novais
foto: Secom PMVC

SC2_4565

A cratera que se abriu com as chuvas no canal de drenagem da Central de Abastecimento (Ceasa) do centro da cidade começou a ser corrigida. No dia 25 do último mês, o canal não suportou a umidade e se rompeu, provocando danos também no asfalto, localizado atrás dos banheiros públicos.

Na última quinta-feira (5), uma equipe da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana iniciou a obra de recuperação. Com isso, será garantida uma fluidez muito maior das águas pelo sistema de drenagem. A obra está sendo realizada com um investimento estimado em R$ 35 mil, de recursos próprios do Município.

E o termo maracutaia???

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Geral | Data: 06 mar 2015

Nando da Costa Lima

NandoNão que eu acredite em procedência… Já vi muita gente que não vale nada nascer em lares ricos e moralmente bem equilibrados. Como também conheci pessoas maravilhosas, voltadas unicamente ao bem, que nasceram em ambientes conturbados e pobres. Não que seja uma regra, mas acontece.

O garoto do qual vou falar já nasceu diferente, tendendo pro lado negativo e tornando visível o que se aplica a grande maioria: “O homem é um produto do meio”. Seu pai era um gigolô europeu que tinha o hábito de roubar e a mãe uma prostituta que além de ter a mesma nacionalidade do amante, tinha os mesmos maus hábitos. Tanto que foram extraditados juntos para o Novo Mundo. E foi dessa relação que nasceu um menino chamado Brasil. Menino em relação ao Velho Mundo! As Américas têm mais ou menos a mesma idade e apesar da outra criança ter sido educada por religiosos expulsos da Europa, não deixa de ter uma história muito triste, talvez até pior que a dos parentes que não tiveram a mesma sorte que ela. O “primo rico” sempre foi um predador voltado única e exclusivamente ao seu bem-estar. Fica até cansativo falar dos seus maus-tratos com os parentes pobres. Depois que se meteu numa briga pra defender o velho (mundo) e quebrou “os galego da Alemanha” na porrada, ficou ainda mais prepotente. Acha que todo mundo tem uma dívida eterna com ele. Ler o resto do artigo »

IFBA: Divulgação do Resultado da Lista de Espera – SISU 2015.1

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Educação, Vit. da Conquista | Data: 06 mar 2015


Da Redação

Os candidatos devem efetuar sua matrícula na Coordenação de Registros Escolares (IFBA, Campus Vitória da Conquista), até segunda-feira, 09 de março.

ifbaA Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) divulgou a lista de matrículas homologadas dos candidatos que realizaram a pré-matrícula do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para ingresso no Instituto em 2015.1. A relação com os nomes está dividida por câmpus e curso.

Lista de Espera SISU 2015.1

Os candidatos devem efetuar sua matrícula na Coordenação de Registros Escolares (IFBA, Campus Vitória da Conquista), até segunda-feira (09 de março) das 09:00h às 12:00h e das 15:00 às 19:00h. Os mesmos devem apresentar a seguinte documentação: Ler o resto do artigo »

Semana da Água acontece este mês em Vitória da Conquista

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Educação, Meio Ambiente, Vit. da Conquista | Data: 06 mar 2015

Da Redação

semana da águaA Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizará no mês de março a Semana da Água com o tema “O mundo tem sede de iniciativa. Preservar a água, preservar a vida”. A abertura oficial aconteceu nesta quinta-feira (05), na Escola Municipal Raimundo Bahia Nova, localizada no bairro Kadija.

A atividade, que abordará a questão hídrica do país e a preservação do meio ambiente, será realizada durante todo o mês, com visitas e palestras temáticas do Módulo de Educação Ambiental nas escolas municipais.

A principal atividade do projeto acontece no próximo dia 19, quinta-feira, na Praça da Juventude e terá a parceria do Serviço Social do Comércio (Sesc). Na oportunidade, serão oferecidas oficinas de reciclagem, pintura facial, escultura de balão, aferição de pressão e palestras. Confira a programação completa. Com informações site PMVC.

Policiais do 9º Batalhão participam de atividades do Dia da Mulher

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Polícia, Vit. da Conquista | Data: 06 mar 2015

Da Redação

logo_policia_militarSerá realizado no dia 06 de março, às 7h30min, um evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. As atividades se iniciarão com um café da manhã seguido de diversas atividades como aula de zumba, oferta de serviços estéticos, sorteio de brindes, e contará com a participação de todas as policiais femininas de Vitória da Conquista, em parceria com o Shopping Conquista Sul.

No dia 07 de março, às 9h, na Praça Nove de Novembro, as policiais femininas do 9º Batalhão participarão de evento com a banda de música do 9º Batalhão, com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória da Conquista, Sindicato dos Comerciários e TV Bahia.

PRF recupera veículo roubado em Vitória da Conquista

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Polícia, Vit. da Conquista | Data: 06 mar 2015

Da Redação

fiat strada recuperadoA Polícia Rodoviária Federal, durante fiscalização, recuperou na última quarta-feira, um veículo roubado há 10 dias no Estado de São Paulo. O flagrante ocorreu no KM 830 da BR 116, durante abordagem ao veículo Fiat/Strada com placas de São Paulo. Ao solicitar a documentação de porte obrigatória, o condutor apresentou um CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) com indícios de inautenticidade e além disso o número do motor e chassi estavam adulterados.

Após fiscalização minuciosa, os PRFs conseguiram identificar a numeração original a qual, segundo os sistemas de busca, remetia a outro veículo de mesmas características e placas FUH 5688, com ocorrência de furto/roubo em fevereiro deste ano.

Questionado, o indivíduo informou que comprara o automóvel no bairro do Braz em São Paulo, por valor consideravelmente inferior ao de mercado. O condutor foi detido e encaminhado com o veículo e CRLV para a Delegacia de Polícia Judiciária local, onde responderá pelo crime de receptação de veículo roubado.

Adusb promove evento sobre lutas e desafios das mulheres trabalhadoras

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Sudoeste, Vit. da Conquista | Data: 06 mar 2015

Da Redação

Numa tentativa de promover o acesso à discussão nos demais campi da UESB, a Adusb fará em caráter experimental a transmissão da mesa por meio de videoconferência.

seminario mulheres finalmaisclaro_2015Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, o Grupo de Trabalho de Política de Classe, Etnicoraciais, Gênero e Diversidade Sexual da Associação dos Docentes da Uesb (Adusb) realizará a mesa redonda “Lutas e desafios das mulheres trabalhadoras”. O evento ocorrerá no dia 11 de março, no auditório II do Módulo Luizão da UESB, campus Vitória da Conquista, às 19h, com as professoras Marinalva Oliveira (UNIFAP) e Luciana Silva (UESB).

Marinalva Oliveira é a 1ª vice-presidente da Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (ANDES-SN) e professora da Universidade Federal do Amapá. Foi presidenta do ANDES-SN durante a greve histórica das Universidades Federais em 2012 e atualmente é encarregada da comunicação do Sindicato Nacional. Durante o evento, debaterá sobre a importância da organização das mulheres trabalhadoras. Ler o resto do artigo »

Manchetes de jornais desta 6ª feira (06)

0

Publicado por Roberto Silva | Colocado em Brasil | Data: 06 mar 2015


Jornais CApa- A Tarde: Receita cria malha fina para pequenas e médias empresas

– Correio Braziliense: Vem aí Rodrigolândia e via abrigar 90 mil pessoas

– Folha (SP):  Para Levy, volta do crescimento exige rapidez em ajuste

– O Globo: Janot pediu abertura de inquérito no STF contra oito senadores

– Estado de Minas: Janot põe 45 parlamentares na lista entregue ao STF

– Jornal do Comércio (Recife): Maiores juros do mundo

Amaral marca três vezes e Serrano goleia o Confiança na Copa do Nordeste

0

Publicado por Roberto Silva | Colocado em Esportes | Data: 05 mar 2015

Por Luciano Pina

10858423_600526486716186_7318546087681737588_n

Com um futebol convincente bastante diferente do que vinha apresentando, o Serrano derrotou o Confiança, pelo placar de 3 x 0 na noite desta quinta (5), no estádio municipal de Porto Seguro, pela Copa do Nordeste.

Após dominar a partida durante todo o primeiro tempo, aos quarenta minutos, Amaral aproveitou falha da zaga do Confiança e abriu o placar para o time mongoio.

Na etapa complementar Aos quatro minutos, o zagueiro Heverton tocou com a mão na bola e o árbitro marcou pênalti para o Serrano. Amaral cobrou e marcou o segundo dele no jogo. Aos trinta e um minutos, Narciso sofreu pênalti que Amaral cobrou fazendo seu terceiro gol e dando números finais a partida.

Com a vitória o time mongoio subiu para a terceira colocação do grupo com quatro pontos. Mesmos números de pontos do Confiança, porém, vencendo no número de gols marcados.

Serrano está atuando com a seguinte formação: José Augusto, Ismael, Bremer, Ronan e Lucas (Narciso), Jefferson, Ronaldo, Pedro Ivo, William, Amaral e Wagner.

Apenas 188 torcedores pagaram ingressos proporcionando uma renda de R$3.770,00.

Pela Copa no Nordeste, o Serrano volta a campo contra o Vitória, na próxima quarta (11), as 19h15, em Porto Seguro. Antes o Rubro-Verde tem um confronto diante do Jacobina, neste domingo (8), ás 16 horas, também em Porto Seguro, pela última rodada da primeira fase do Baianão.

Produtores de caprinos e ovinos de Anagé participam de workshop na Uesb

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Sudoeste | Data: 05 mar 2015

SONY DSCUma caravana de produtores rurais de Anagé visitou a Universidade nesta quinta-feira(5). Em uma parceria com a Secretaria de Agricultura do município, a proposta foi apresentá-los ao projeto de extensão Procriar, que tem o objetivo de executar ações que levem conhecimento aos produtores rurais de toda a região.

Durante a visita, os produtores tiveram a oportunidade de conhecer caprinos e ovinos com um desempenho diferenciado, que são o resultado de vários fatores trabalhados pelo Procriar. Para a evolução genética desses animais, que são colocados à disposição dos produtores, são utilizados reprodutores ou o processo de inseminação artificial. No entanto, para alcançar os benefícios esperados, o projeto tem também o cuidado com o ponto de vista ambiental, buscando reduzir o impacto negativo e despertando nos produtores o cuidado com a alimentação dos animais.

Desde 1997, o Procriar vem sendo desenvolvido no campus de Vitória da Conquista e, segundo o coordenador da ação, o professor do Departamento de Fitotecnia e Zootecnia (DFZ), Jurandyr Cruz, durante esse período, cerca de 40 municípios têm sido atendidos, com um cadastro em Vitória da Conquista que chega de 80 a 100 produtores. “As ações do projeto envolvem a vinda do produtor à Universidade, a motivação, mostrar pra eles o que é uma coisa mais avançada do ponto de vista técnico, que esteja dentro da realidade da produção do semi-árido, nada que não seja aplicado ao produtor, e daí a gente volta essas ações pra dentro das comunidades. Nós fazemos, por exemplo, o levantamento sanitário, a identificação dos problemas enfrentados na propriedade e a busca por soluções para, com isso, melhorar a produtividade dos animais”, explica o coordenador. Ler o resto do artigo »

Ex-Charlie Brown Jr., Renato Pelado, realiza palestra em Conquista

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Cultura | Data: 05 mar 2015

por Mateus Novais
foto: divulgação

87313_artistO músico Renato Perez Barrio, o Renato Pelado, ex-integrante da banda Charlie Brown Jr., ministrará a palestra “Música, fama e dinheiro”, no próximo domingo (8), em Vitória da Conquista. A atividade é organizada pela Igreja Evangélica Bola de Neve.

Hoje com 50 anos, Renato Pelado, promete contar “a história que a TV não contou” no período que integrou a Charlie Brown Jr.. Ele foi baterista da banda entre 1992 e 2005, período em que participou da gravação de sete discos. Hoje, é seguidor da Bola de Neve.

Atividade começa às 19h, com a apresentação da banda gospel local Trini, formada por Lara Valim, no vocal, Jonathan Valim, na guitarra, e Edypo Salomão, no baixo. Dedicada ao gênero rock gospel, a abanda participou da trilha sonora do filme “O valor de um sonho”.

O evento acontece na sede do programa Estação Juventude, localizada na Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre). A entrada é gratuita.