Comandante da recém criada Companhia Rural pede paciência nesse início de trabalho

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Segurança | Data: 29 ago 2015

por Mateus Novais

IMG_1537foto: Ascom Câmara

O capitão Edmário José Britto, responsável pela recém-criada 92º Companhia Independente de Polícia Militar, que atuará exclusivamente na zona rural de Vitória da Conquista, foi homenageado, nessa sexta-feira (28), com uma moção de aplauso da Câmara de Vereadores. Durante a homenagem, o comandante da Companhia Rural pediu paciência à população neste início de trabalho.

“Não existe outra unidade como essa no Estado. São cerca de 300 povoados do nosso município. É muita terra, mas estamos dispostos para realizar esse trabalho. Estamos pedindo paciência à população porque o trabalho é lento, mas a vontade é grande. Os policiais militares que vão trabalhar na zona rural estão se aproximando da população para realizarmos um trabalho cada vez melhor”, disse o capitão.

Guarda Municipal fica ferido em tentativa de assalto, em Itapetinga

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Polícia | Data: 29 ago 2015

banner_shop_05

por Mateus Novais

GCM-JOÃO-LUCASUm assalto a um mercado, em Itapetinga, terminou com um guarda municipal ferido a tiro. O guarda João Lucas estaria fazendo bico de segurança no estabelecimento, quando foi reconhecido pelos assaltantes. Os acusados pelo crime seriam dois adolescentes.

O Guarda Municipal foi alvejado em uma das pernas. João Lucas foi socorrido e encaminhado ao pronto socorro do Hospital Cristo Redentor, mas não corre risco de morte. Os assaltantes fugiram do local sem levar nada.

A Polícia Militar e guarnições da Guarda Civil Municipal realizam incursões em bairros adjacentes à procura dos assaltantes. A Polícia Civil também já assumiu as investigações e trabalha para definir a autoria e representar pela prisão dos acusados.

Segundo o site Itapetinga na Mídia, a comunidade do bairro Vila Rosa, onde ocorreu o atentado, está enfrentando uma onda de assaltos.

Homem sobrevive após ser atingido por cinco tiros em atentado

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Polícia | Data: 29 ago 2015

por Mateus Novais

policia-militarfoto ilustrativa

Dois homens armados tentaram matar um homem que estava no interior de um bar, do bairro Jardim Copacabana, em Vitória da Conquista. O crime ocorreu por volta das 23 horas dessa sexta-feira (28).

Testemunhas disseram que os criminosos invadiram o estabelecimento e exigiram que todos saíssem do local, ficando apenas a vítima. Em seguida, eles atiraram em Arnaldo de Jesus da Costa Filho, de 29 anos, o qual foi atingido por cinco disparos.

Apesar da forma brutal que o crime ocorreu, a vítima, que não teve o nome revelado, foi encontrada com vida. Ele foi atendido pelo Samu 192 e encaminhado ao Hospital de Base em estado grave. Informações Blitz Conquista

Ponte Preta e Maru buscam título inédito da LCDT neste domingo (30)

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Esportes | Data: 29 ago 2015

Luciano Pina – Cidade Esportes

dirlao

Ponte Preta e Maru irão disputar na manhã deste domingo (30), no estádio Edvaldo Flores, o título de campeão do Campeonato Municipal de Futebol 2015, promovido pela LCDT. Na partida de ida, o Maru derrotou a Ponte Preta, pelo placar de 2 a 0.

Nos últimos anos a Ponte tem feito boas campanhas, porém, tem ficado pelo caminho ainda nas fases finais. Já o Maru chegou bem perto do título no ano passado, mas acabou perdendo a final para a equipe do Beira-Mar. Agora as duas equipes tem a oportunidade de levar o tão sonhado título da mentora conquistense.

Na tarde desta sexta (28), a LCDT definiu o trio de árbitros responsável pelo confronto. Apita Marcos Roberto Gonçalves, auxiliado por Juliana Amaral e Edimar Almeida. Os reservas serão Andreia Lima, Amarildo Nunes e Edmundo Souza.

O torcedor deverá levar 01 kg de alimento não perecível, que será doado à Casa do Amor (Casa do Câncer).

Itabunense morre no Festival de Inverno; confira Nota de Esclarecimento

0

Publicado por Editor | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 29 ago 2015

 

Fest

Informamos que, na noite dessa sexta-feira (28), um infarto levou a óbito Aroldo Vilheira Fonseca, 48 anos, morador da cidade de Itabuna. Ele estava na pista do festival, durante o intervalo entre o primeiro e o segundo show, quando se sentiu mal. Segundo sua namorada, ele já possuía um histórico de problemas de saúde. Aroldo foi atendido imediatamente por uma equipe de sete profissionais e duas ambulâncias, uma do SAMU 192 e outra do Posto de Saúde que a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista instalou no Parque de Exposições Teopompo de Almeida durante o evento. Fez parte do atendimento, ainda, o Corpo de Bombeiros.

Todas as equipes fazem parte da estrutura de atendimento de urgência montado pela produção do Festival e ficam permanentemente baseadas no parque durante o evento. Para o atendimento, as ambulâncias entraram na pista do Palco Principal para realizarem a assistência. As equipes informam que Aroldo foi atendido de forma imediata, mas, infelizmente, não resistiu e foi a óbito. O corpo seguiu para o instituto Médico Legal (IML).

Toda a produção do evento lamenta profundamente o ocorrido e se solidariza com os familiares e amigos.

ICONTENT

Arlindo Rebouças garante que prefeito não mora em Vitória da Conquista

0

Publicado por Editor | Colocado em Política, Vit. da Conquista | Data: 29 ago 2015

da Redação


Arlindo

“A gente tem que denunciar. E vou provar que ele só anda em Brasília. A família dele mora lá”

Na Sessão da Câmara de Vereadores na manhã desta sexta-feira (28), o vereador Arlindo Rebouças (PROS), Líder da Bancada de Oposição, disse que o prefeito Guilherme Menezes (PT), não atende os vereadores porque mora em Brasília. “Mora em Brasília, não tem tempo realmente. A dificuldade é muito grande porque o tempo é escasso”, disse o parlamentar.

Revelou o parlamentar que irá solicitar as diárias do prefeito de 2013 a 2014. “Ele passeia em Conquista”, disse Arlindo. “É isso que a gente tem que denunciar. E vou provar que ele só anda em Brasília. A família dele mora lá”, disse. O fato é que quando vai ao DF, o prefeito Menezes faz registro com fotos das suas visitas aos ministérios para tentar justificar as constantes viagens. O certo é que tem sido improdutivas as audiências que são concedidas pelos ministros do Governo Dilma Roussef (PT).

Com informações da Ascom

PIB do Brasil fica em 33º lugar em ranking de 35 países

0

Publicado por Editor | Colocado em Brasil, Economia | Data: 29 ago 2015

banner_shop_05

Veja (online)

Crescimento do país só não foi pior que o da Ucrânia e Rússia, segundo lista elaborada pela agência de classificação de risco Austin Ratings

SCA Indústria de Móveis que transferiu suas instalações para um moderno e amplo complexo industrial
Austin Rating prevê queda de 2,1% para o PIB de 2015 e retração de 0,3% em 2016(Jefferson Bernardes/VEJA)

O Brasil no quadro reproduzido pela Revista Veja aparece em 33º lugar com PIB de – 2,6%. Confira:

Ler o resto do artigo »

DEM faz Convenção neste sábado em Vitória da Conquista

0

Publicado por Editor | Colocado em Política, Vit. da Conquista | Data: 29 ago 2015

da Redação

ACM Neto deverá comparecer na Convenção do DEM neste sábado

MArcelo Neto

Neste sábado (28), O DEM de Vitória da Conquista realizará a sua Convenção no salão de eventos Sonho de Ícaro, localizado na Rua Jonas Hortélio, 35, Bairro Recreio das 10 às 12 horas.

O partido, agora sob o comando do advogado Marcelo Melo, pretende passar por uma ampla renovação, preservando a forte característica de oposição histórica ao PT e aos seus partidos aliados em Vitória da Conquista. Marcelo Melo, que disputou a eleição passada como candidato a deputado federal, tem anunciado a sua pré-candidatura a prefeito em 2016.

A maior expressão nacional do DEM da atualidade, o prefeito ACM Neto de Salvador, considerado o melhor do Brasil, foi convidado, mas ainda não confirmou a sua presença. Neste período de realização do Festival de Inverno, Neto sempre marca a sua presença no evento patrocinado pela Rede Bahia. O DEM torce para que ele antecipe a sua chegada na capital da música neste final de semana  e participe da Convenção.

Manchetes de jornais deste sábado (29/08)

0

Publicado por Editor | Colocado em Bahia, Brasil | Data: 29 ago 2015

Jornais CApa- A Tarde:  PIB cai 1,9% e confirma que país está em recessão

-  Tribuna da Bahia: Brasil está em recessão

- Correio (BA): Brasil mais pobre

– Folha (SP): PIB mergulha e recessão se alonga

- O Globo: Recessão

- Estado de Minas: S.O. S cirurgias

- Jornal do Commercio (Recife): Recessão

MEC volta a prorrogar prazo de inscrição no Fies

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Educação | Data: 28 ago 2015

por Mateus Novais

fies-mec

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até o dia 1º de setembro o prazo para que os estudantes pré-selecionados para obter o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) façam a inscrição no Sistema Informatizado do Fies (SisFies), na internet. O prazo terminaria no último domingo (23) e foi prorrogado até terça (25), antes deste novo adiamento.

Os estudantes integrantes da lista de espera serão chamados para se inscrever somente após o encerramento desse novo prazo. Eles vão receber aviso por e-mail. A partir do recebimento, terão dez dias para fazer a inscrição. Independentemente do aviso, o estudante deve conferir o boletim de acompanhamento, no sistema Fies Seleção.

Está aberto também o prazo para o aditamento dos contratos em andamento. Isso deve ser feito até o dia 31 de outubro. O prazo vale também para aqueles que tiveram problemas para concluir o aditamento do primeiro semestre. De acordo com o MEC, a renovação do segundo semetre só pode ser feita quando a do período anterior estiver regularizada.

Brasil ultrapassa 204 milhões de habitantes; Conquista tem mais de 343 mil, aponta IBGE

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Brasil | Data: 28 ago 2015

por Mateus Novais

DSC_021342

A população brasileira superou a marca dos 204 milhões de habitantes neste ano. Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgadas hoje (28) no Diário Oficial da União, o país tinha, em 1° de julho, 204.450.649 habitantes. No ano passado, a população estimada era 202.768.562.

O IBGE também divulgou as populações das 27 unidades da Federação e dos municípios brasileiros. O estado mais populoso do país, São Paulo, tem 44,4 milhões de pessoas. Mais cinco estados têm populações que superam os 10 milhões de habitantes: Minas Gerais (20,87 milhões), Rio de Janeiro (16,55 milhões), Bahia (15,2 milhões), Rio Grande do Sul (11,25 milhões) e Paraná (11,16 milhões).

Bahia

Salvador é a terceira maior capital do país, com 2.921.087 habitantes (atrás de São Paulo – 11.967.825 – e Rio de Janeiro – 6.476.631). Dentro da Bahia, as maiores cidades baianas continuam nas mesmas posições: Feira de Santana (617.528), Vitória da Conquista (343.320 mil), além de Camaçari, Itabuna, Juazeiro, Ilhéus, Lauro de Freitas, Jequié, Teixeira de Freitas, Alagoinhas, Barreiras, Porto Seguro, Simões Filho, Paulo Afonso e Eunápolis.

Entre os quinzes maiores municípios do interior baiano, o que registrou maior elevação foi Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, com quase 2% de crescimento populacional. Ilhéus foi a única, entre as 15, que teve baixa na população. Em comparação com o número do ano passado, Ilhéus passou de 182.350 para 180.213, queda de 1,17%.

Autores de homicídio contra jovem no Jardim Copacabana já foram presos

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Polícia | Data: 28 ago 2015

banner_shop_05

por Mateus Novais

jovem-jardim-copacaban1Dois homens, acusados de participar do assassinato da jovem Kalyla Sampaio, no bairro Jardim Copacabana, foram presos na última quarta-feira (26). Daniel Morais e João Antônio foram ouvidos pela Polícia Civil e encaminhados ao presídio Nilton Gonçalves.

O corpo da jovem foi encontrado em um matagal próximo aos Campinhos, no fim da manhã do dia 14 desse mês. A jovem apresentava sinais de perfuração por disparo de arma de fogo. Um grupo de garotos, que andava pelo local, acionou a polícia.

Campanha contra a paralisia infantil terá mais um “Dia D” neste sábado (29)

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Saúde | Data: 28 ago 2015

por Mateus Novais

vacina_polio_2

Mais da metade das crianças de Vitória da Conquista e da Bahia, com idades entre seis meses e cinco anos, ainda não tomou a vacina contra a paralisia infantil, segundo informações das secretarias de Saúde do Município e do Estado da Bahia (Sesab). Por conta disso, a campanha contra a poliomielite terá mais um “Dia D” neste sábado (29).

Segundo Ramon Saveedra, coordenador de imunização da Sesab, a vacina é importante para manter o país livre da paralisia infantil. “É um 26º ano sem a doença, contudo existe o risco de reintrodução por ela existir pontualmente em alguns outros países. A importância desta ação é evitar a reintrodução da doença”, afirma.

A poliomielite é uma doença que paralisa os membros inferiores e também pode atingir os músculos respiratórios, o que aumenta o risco de morte. Mesmo sendo grave, em todo o estado, cerca de 500 mil crianças ainda não foram vacinadas. Em Conquista, 11.052 crianças foram vacinadas contra a doença até o dia 24 de agosto. O número representa 48% do público-alvo. A meta é vacinar 95% do total de 22.735 crianças.

Vereadores destacam debate sobre saúde em sessão itinerante da AL-BA

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Saúde | Data: 28 ago 2015

por Mateus Novais

IMG_1510Na sessão ordinária da Câmara Municipal, nesta sexta-feira (28), os vereadores Cícero Custódio (PV) e Edjaime Rosa (PSDB) relembraram a Audiência Pública Itinerante da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembléia Legislativa da Bahia (AL-BA). A audiência foi realizada em Vitória da Conquista, na última sexta (21).

Cícero citou as presenças dos deputados estaduais Pastor José de Arimatéia (PRB), Fabíola Mansur (PSB) e Herzem Gusmão (PMDB). “Foi um debate sério sem partidarismo, discutindo a saúde de Vitória da Conquista”. Para o parlamentar, “a saúde do município e da Bahia não está boa. Temos que ter projetos para resolver”. Cícero salientou que irá convocar a comissão itinerante da AL-BA pra elaborar projetos conjuntos.

IMG_2815Já Bibia afirmou que no evento manifestou sua insatisfação com a saúde em nosso município. Uma sugestão apresentada pelo vereador é “tirar uma comissão para visitar corredores dos hospitais, principalmente o Hospital de Base, e também visitar os hospitais privados como o Samur”.

O parlamentar criticou que há deputados omissos, que não cobram do prefeito ou governador ações efetivas. Estes, segundo ele, culpam as pessoas que vêm de outras cidades pela superlotação dos hospitais. “Eles trazem renda para o nosso município, pois pagam pensão, comida e a renda do SUS vem para a nossa cidade. Mandamos para Itabuna, Salvador e São Paulo. São seres humanos que querem ser tratados onde tenham um atendimento melhor”, se solidarizou.

Guanambi deve receber voo regional da Azul até o final do ano

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Sudoeste | Data: 28 ago 2015

por Mateus Novais

IMG_9041

O município de Guanambi deve receber um voo regional da companhia aérea Azul até o final do ano. A informação foi divulgada pelo secretário de Infraestrutura da Bahia, Marcus Cavalcanti, ao jornal A TARDE. O trecho do voo inclui Salvador, Guanambi e Belo Horizonte.

Segundo o secretário, o novo voo é resultado do programa do governo do estado que dá desconto progressivo no ICMS para companhias aéreas que criam voos para o interior.

O próximo edital aberto do Programa de Investimentos de Aeroportos será o do aeroporto de Comandatuba, transferido de um hotel para a União. A seguir, serão licitados ao mesmo tempo os aeroportos de Caravelas e Teixeira de Freitas. Barreiras e Lençóis vêm em seguida.

Aneel aprova redução de 18% na bandeira vermelha da conta de luz

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Economia | Data: 28 ago 2015

por Mateus Novais

conta-luz

Boa notícia para o consumidor! A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta sexta-feira (28) a redução de 18% no valor da tarifa da bandeira vermelha, o indicador que engloba os usuários que pagam o custo mais alto de energia.

Com a decisão, o valor adicional para cada 100 kWh consumidos cai de R$ 5,50 para R$ 4,50. Para os consumidores, o novo valor corresponderá a uma redução de dois pontos percentuais no custo da conta de luz. A mudança entra em vigor em 1º de setembro e vai até 31 de dezembro.

A decisão foi adotada em razão da redução no custo de produção de energia decorrente do desligamento de 21 termelétricas, com custo variável unitário maior que R$ 600 MWh, aprovada no início deste mês.

‘De Conversa em Conversa’ estreia em setembro na Rádio Clube

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 28 ago 2015

banner_shop_05

por Mateus Novais

IMG_2016

A Rádio Clube de Vitória da Conquista (FM 95,9) terá mais uma novidade em sua programação, a partir do mês de setembro. No dia 12 do próximo mês estreia o programa ‘De Conversa em Conversa’. A atração irá ao ar sempre aos sábados, das 14 às 15 horas, com a apresentação de Tina Rocha e Sindy Santos, e Lu Macário na produção e direção.

O programa se propõe a debater assuntos sociais e ambientais de relevância para a comunidade, além de valorizar a cultura de todo o Sudoeste baiano, como educação, lazer e variedades. “Por isso enfocaremos, sempre de forma positiva, projetos sociais e pesquisas ambientais que possam de alguma forma ajudar à comunidade em geral, sempre de forma positiva”, diz as apresentadoras.

Acusado de assassinar jovem no Alto Maron é encontrado morto na Zona Rural

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Polícia | Data: 28 ago 2015

por Mateus Novais

IMG_0820foto: Blitz Conquista

Erick Continguiba Silva, de 20 anos, foi encontrado morto numa estrada do povoado de Cachoeira das Araras, em Vitória da Conquista, na noite dessa quinta-feira (27). Para a Delegacia de Homicídios, Erick é o autor do assassinato de Adrian Rocha Cunha, ocorrido na última quarta (26), ao lado do Estádio Edivaldo Flores, no bairro Alto Maron.

Segundo o delegado Neuberto Costa, Erick e Adrian pertenciam a mesma quadrilha, responsável por roubos, tráfico e práticas de homicídios. Porém, um desentendimento teria levado Erick a matar seu colega.

Os agentes da Delegacia de Homicídios chegaram a realizar diligências para a prisão em flagrante de Erick, mas não o encontraram. Horas depois ele foi morto a tiros.

A Polícia Militar foi comunicada sobre a existência do corpo por populares que passavam pelo local. Uma pick-up também foi encontrada próximo ao local, com sinais de perfuração de tiro no para-brisa. No interior do veículo foi encontrado uma pequena quantidade de entorpecente e balança de precisão. Há indícios que o veículo foi utilizado pelos autores do crime e na fuga a roda se soltou.

Linhas de ônibus são alteradas ou reforçadas para atender o Festival

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em transporte | Data: 28 ago 2015

por Mateus Novais

Onibus

A Secretaria de Mobilidade Urbana fez adequações no transporte coletivo que atendem parte da zona leste de Vitória da Conquista para este final de semana. Desta sexta-feira (28) até o domingo (30), o itinerário das linhas que passam pela Avenida Olívia Flores será alterado e as que circulam pelo Parque de Exposições serão reforçadas com mais ônibus. As mudanças são em decorrência da realização do Festival de Inverno Bahia 2015.

No horário da festa, as linhas regulares que fazem itinerário pela Avenida Olívia Flores deverão percorrer caminho para atendimento ao Parque de Exposições pela Avenida Brasil. Além disso, serão disponibilizadas seis linhas extras, com 21 veículos, nas quatro linhas regulares que já passam pelo Parque de Exposições. Esses ônibus realizarão viagens de ida e volta dos diversos bairros da cidade e até o Parque de Exposições.

Os veículos das linhas especiais deverão realizar ponto final na Avenida Brasil, ao lado do Bosque da Paquera. Confira os novos horários: Ler o resto do artigo »

Contêineres com tampas para dejetos de açougues são instalados na Ceasa

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 28 ago 2015

por Mateus Novais

SC2_7898foto: Secom PMVC

A empresa responsável pela coleta de lixo de Vitória da Conquista está instalando contêineres de lixo com tampas nas feiras livres da cidade. Tais equipamentos serão utilizados para recolhimento de ossos de animais desprezados pelos açougues existentes nesses locais.

A iniciativa, que visa o melhor armazenamento da desossa, contemplará inicialmente a Central de Abastecimento do Centro (Ceasa) e a Feira do Bairro Brasil. Segundo a Secretaria de Serviços Públicos, esta experiência é piloto. “O trabalho será acompanhado e, tendo resultados positivos, o número de caixas e locais beneficiados serão ampliados”, afirmou a secretaria.

Outros serviços realizados nas feiras livres é a limpeza geral e, duas vezes por semana, a higienização dos açougues.