Havan inaugura grande loja hoje em Vitória da Conquista

0

Publicado por Editor | Colocado em Economia, Vit. da Conquista | Data: 21 abr 2018

da Redação
Foto: Dilson Gusmão

A Havan será inaugurada neste sábado, 21 de abril, as 8h30, localizada na Av.  Juraci Magalhães em Vitória da Conquista. Com dezenas de lojas espalhadas por todo país, tem o seu comercio movimentado pela venda  de diversos itens como eletrônicos, roupas e produtos para a casa – e a loja de Conquista é a 2ª instalada em todo Estado da Bahia. A 1ª loja foi implantada na cidade de Barreiras no Oeste do Estado.

Inspiradas na Casa Branca, com uma uma réplica da estátua da liberdade dos EUA tem chamado atenção dos conquistenses e de que chega na cidade.

Os símbolos americanos da Havan, foram escolhidos pelo  catarinense Luciano Hang, diretor proprietário,  que aprecia a cultura americana. A loja chega para fortalecer a economia do município de Vitória da Conquista. “São bençãos de Deus que estão chegando abundantemente na cidade”, disse o prefeito Herzem Gusmão (MDB), ao manisfestar a alegria de mais um grande empreendimento instalado na cidade.

 

 

Centro Cultural Glauber Rocha sedia Feirão da Caixa

0

Publicado por Editor | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 21 abr 2018

da Redação
Fonte: Secom/Prefeitura (Conteúdo)

A expectativa é de aumento dos negócios em relação a 2017

A Caixa Econômica Federal, em parceria com a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, lançou na manhã desta sexta-feira (20) a 14º edição do Feirão da Caixa. O evento, realizado no Centro Cultural Glauber Rocha, contou com a participação de empresários do mercado imobiliário e da construção civil, além de representantes de associações e de membros da administração municipal.

Presente durante a solenidade, o prefeito Herzem Gusmão falou da importância do Feirão da Caixa para a economia da cidade. “Serão 5 mil empregos gerados em Vitória da Conquista, cidade que mais constrói no interior do estado da Bahia”. afirmou. O prefeito salientou que, apesar da crise, o sucesso do Feirão da Casa Própria aponta para um avanço significativo na economia local.

Já Ismael Boaventura Neto, superintendente regional da Caixa no sudoeste da Bahia, acredita que o número de negócios vai ter um aumento expressivo em relação ao último feirão. “Na edição de 2017, houve um aumento de 49% de negócios efetivados em relação a 2016. A expectativa para 2018 é de um aumento de, no mínimo, 20% em relação ao ano passado. Este ano, serão disponibilizadas mais de 1600 unidades. Os negócios devem alcançar cerca de R$ 220 milhões de reais”.

O prefeito Herzem Gusmão: “Serão 5 mil empregos gerados em Vitória da Conquista”

Queda de juros – Na última segunda feira (16), a Caixa Econômica havia anunciado uma redução dos juros no crédito imobiliário em todo o país, fazendo as taxas mínimas para o sistema de financiamento de habitação baixarem de 10,25% para 9% ao ano. A queda aumentou a busca por imóveis e o otimismo do mercado. “Estamos animados. E queremos agradecer a Prefeitura de Vitória da Conquista tanto pela concessão do espaço no Centro Cultural Glauber Rocha, quanto pelo papel institucional para a promoção do evento”, ressaltou Ismael.

O 14ª Feirão Caixa da Casa Própria acontece nos dias 25, 26 e 27 de maio, no Centro Cultural Glauber Rocha. A entrada é gratuita.

Foi Fato!

0

Publicado por Editor | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 21 abr 2018

Por Nando da Costa Lima

Luzia saiu detrás da horta aos berros. O pessoal da venda nem ligou, pensaram que ela tinha ganhado o que tanto procurou. Continuaram bebendo e jogando “piu” apostado. Mas ela gritou tão alto que chamou a atenção de todo mundo que se encontrava na praça: “Virge Santa, é um milagre! Se a luz não fosse de motô, dava pra abrir um frigurifi de peixe”.

Era muito peixe, pingava pra tudo que é lado, o povo não sabia se rezava agradecendo ao milagre ou se catava os bichos. Nas rajadas de chuva com vento, só caia piaba. Mas quando relampejava, junto ao trovão vinha traíra, bagre, beré, lambari,,, Foi uma coisa linda, muita gente da época ficou maravilhada com o ocorrido… A Praça do Jenipapo ficou coberta de peixes, uma lindeza! Quanto mais o povo catava, mais caia peixe. Mandaram chamar o vigário uma cacetada de vezes pra confirmar o milagre, tinha que ter a presença de um homem da Igreja. Mas o padre tava ocupadíssimo com um ex-pistoleiro que, depois que enricou, resolveu ficar em paz com Deus. Ler o resto do artigo »

Aposentados podem evitar desconto da troca de benefício

0

Publicado por Editor | Colocado em Brasil | Data: 21 abr 2018

Clayton Castelani
do Agora

O INSS está revisando aposentadorias que tiveram a desaposentação e, além de reduzir a renda mensal, está cobrando a devolução dos valores recebidos antecipadamente por meio de decisão provisória, informou o advogado Roberto de Carvalho Santos, presidente do Ieprev (Instituto de Estudos Previdenciários).

O órgão passou a fazer os descontos –limitados a 30% do benefício– na renda mensal desses segurados após o STF (Supremo Tribunal Federal) anular essas ações, também conhecidas com troca de aposentadoria, em outubro de 2016.

Na semana passada, porém, a divulgação de parte dos votos da última etapa do julgamento, com os chamados embargos de declaração, indicou que o INSS não deve cobrar valores recebidos de boa-fé pelos aposentados.

Manchetes de jornais deste sábado, 21 de abril

0

Publicado por Editor | Colocado em Bahia, Brasil | Data: 21 abr 2018

– A Tarde: Sistema de alerta é acionado pela 1ª vez

– Tribuna da Bahia: MP abre inquérito contra Alckmin por improbidade administrativa

– Correio (BA): Concurso para delegado tem 129 inscritos por vaga

– Correio Braziliense: Nova Lei garante aulas na escola de medicina do DF

– Folha (SP): E agora, Brasil?

– O Globo: Novos depoimentos reforçam denúncias contra Aécio Neves

– Estado de Minas: Depois do fogo, as podas

– Jornal do Commercio (Recife): Mais empregos com carteira assinada

– Agora  (SP): Saiba como manter a grana da troca de aposentadoria

Distrito de São Sebastião ganha ambulância

0

Publicado por Editor | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 20 abr 2018

Da Redação


Nesta sexta-feira (20), a Prefeitura de Vitória da Conquista realizou a entrega de uma ambulância para o Distrito de São Sebastião. A comunidade foi contemplada com um veículo de emergência médica depois de mais de 20 anos.

A ambulância foi solicitada ao prefeito Herzem Gusmão pelos próprios moradores da comunidade que afirmaram que há mais de duas décadas o meu pedido vem sendo feito junto à administração municipal, mas que até então não havia sido atendido.

A entrega foi realizada por representantes da Secretaria Municipal de Saúde em frente ao posto de saúde da localidade. Na oportunidade, dezenas de pessoas do próprio município acompanharam a entrega da ambulância.

Polícia oferece recompensa por informações sobre a morte de delegado Marcos Torres

0

Publicado por Editor | Colocado em Polícia | Data: 20 abr 2018

Da Redação


O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado da Bahia está oferecendo uma recompensa no valor de R$ 10 mil para quem fornecer informações que identifiquem o(s) autor(es) da morte do delegado Marco Torres, titular da Delegacia de Barra da Estiva. O delegado foi encontrado morto no último dia 12 de abril, em uma estrada uma estrada vicinal, próximo ao povoado de Sussuarana, que pertence ao município de Tanhaçu. O corpo estava carbonizado.

A denúncia pode ser feita anonimamente através do telefone (77) 98104-1010. De acordo com o presidente da entidade, Fabio Lordello, ao Bahia Notícias, a iniciativa tem como objetivo contribuir para a elucidação do crime

Buscando retorno ao primeiro lugar da 2ª divisão do Baiano, Conquista enfrenta o Colo Colo no domingo

0

Publicado por Editor | Colocado em Esportes | Data: 20 abr 2018

Da Redação

O Conquista enfrenta o Colo Colo, neste domingo (22), às 16 horas, no estádio Lomanto Junior, pela 7ª rodada do Campeonato Baiano da Série B. Com 11 pontos e ocupando a terceira colocação, o Azulino precisa vencer o Tigre e torcer por tropeços do Cajazeiras e Atlético de Alagoinhas, contra Teixeira de Freitas e Galícia, respectivamente, para retornar à liderança.

Na tarde desta sexta (20), o treinador Beto Oliveira comandou no local da partida o coletivo apronto que definiu o time que inicia a partida. Apita o jogo o feirense Francisco Silva Souza, auxiliado por José dos Santos Amador e João Paulo de Souza Reis. O 4º árbitro será o itabunense Edinaldo Vasconcelos Ribeiro.

Os ingressos estarão a disposição dos torcedores no dia do confronto nas bilheterias do estádio.

*Com informações do Cidade Esportes

UESB sediará o UPStarts Day in Joia do Sertão: evento voltado para inovação tecnológica

0

Publicado por Editor | Colocado em Educação | Data: 20 abr 2018

Da Redação


Na próxima terça, 24 de abril, a Uesb, campus de Vitória da Conquista, sediará o “UPStarts Day in Joia do Sertão”. O evento tem como objetivo potencializar e fortalecer o ecossistema baiano de inovação tecnológica.

A atividade acontecerá durante todo o dia e será aberta para a comunidade em geral, profissionais e estudantes, que participarão com apresentação e discussão de projetos. A programação do evento consiste em palestras, painéis, exposição, área de entretenimento, arena de games e mostra de robótica, sendo que todas as atividades estarão relacionadas com a temática de Tecnologia Aplicada à Educação, Saúde, Negócios, Música, Empreendedorismo e Economia Criativa. Também fará parte da programação o Campeonato de Cosplay.

O evento está sendo realizado pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Além de Vitória da Conquista, o evento também acontecerá no campus de Jequié. Lá, o “UPStarts Day in Vale do Sol” acontecerá na próxima segunda, 23 de abril.

 

Empresas são condenadas a pagar indenização por danos morais coletivos devido à exposição de moradores ao amianto

0

Publicado por Editor | Colocado em Bahia, Justiça, Vit. da Conquista | Data: 20 abr 2018

Da Redação

Justiça Federal de  Vitória da Conquista, condenou a  a multinacional Saint-Gobain do Brasil e Produtos Químicos Industriais e para Construção Ltda a pagarem R$ 31.423.370 por danos morais coletivos, devido à exposição de moradores da região ao amianto.

No dia 9 de abril, a sentença foi dada e  pública nesta quinta-feira (19), por meio de comunicado do Ministério Público Federal (MPF), autor de uma ação civil pública contra as empresas, em conjunto com o Ministério Público da Bahia (MP-BA).

Por determinação da justiça, as empresas terão também de isolar as cavas provocadas pela atividade mineradora, e onde se acumulam água, com muros de alvenaria ou pré-moldados com sinalização de advertência indicando a impropriedade da água para consumo humano.Além disso, deverão também realizar um Plano de Recuperação da área degradada e campanhas em veículos de imprensa e escolas para esclarecer à população quanto aos riscos de inalação de fibras do mineral em caso de movimentação dos materiais.

Está proibido, no Brasil, desde o dia 29 de novembro pelo Supremo Tribunal Federal (STF) o uso do amianto do tipo crisolita em todo o território nacional. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), todas as formas e tipos de amianto são cancerígenas. Dentre as doenças que a exposição ao amianto pode causar, estão o câncer de pulmão, laringe, do trato digestivo e de ovário.

 

Estudantes de Direito acompanham sessão ordinária na Câmara de Vereadores

0

Publicado por Editor | Colocado em Política, Vit. da Conquista | Data: 20 abr 2018

Por Dilson Gusmão

Foto: Ascom/ CMVC

Em sessão ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista nesta sexta-feira (20), o professor Edivaldo Júnior fez uso da tribuna livre para  falar a respeito da importância da classe estudantil na política .

Um grande número de estudantes do curso de direito da FAINOR,  esteve presente na sessão. O professor em seu discurso relatou o quanto é importante está atento as questões  da politica.  “Muitas vezes nós criticamos o Poder Legislativo e não saímos da nossa zona de conforto, do nosso comodismo”, destacou o docente.

Edivaldo Junior, também destacou em sua fala, que a participação estudantil na vida política é de fundamental importância para o processo político,  “Eles também podem contribuir para o processo político, que seja votando ou sendo votado. Nós precisamos que novas lideranças surjam no processo político”, concluiu o professor.

Danos causados pela chuva em vias da cidade começam a ser reparados pela Prefeitura

0

Publicado por Editor | Colocado em transporte, Vit. da Conquista | Data: 20 abr 2018

Da Redação

Foi iniciada em Vitória da Conquista, pela Prefeitura Municipal, a operação tapa buraco. Muitas vias da cidade vem sofrendo com as fortes chuvas que acabam causando pequenos buracos nas ruas, devido à força das enxurradas.

A Empresa Municipal de Urbanização (Emurc) já está trabalhado em várias vias da cidade para que os danos causados pela chuva não prejudiquem os condutores conquistenses.

 

 Mulher é detida por injúria racial em Vitória da Conquista

0

Publicado por Editor | Colocado em Polícia, Vit. da Conquista | Data: 20 abr 2018

Da Redação

Na manhã desta ultima quinta-feira (19), uma mulher foi detida por injúria racial em  Vitória da Conquista,  após chamar e comparar  um cobrador  a um “boneco futuca” durante uma discussão.

O caso ocorreu  dentro de um ônibus do trasporte coletivo da cidade, que estava lotado, e se conduzia em direção ao bairro kadija. O personagem usado para ofender o cobrador é popular na cidade. Ele é conhecido como “Boneco Futuca”, negro – o que, segundo a polícia, motivou a conotação.

A mulher foi identificada pela policia  como Fabiana Alves Macêdo. O motivo da discussão não foi divulgado.

A vítima,  a acusada  e algumas testemunhas foram encaminhadas para o Distrito Integrado De Segurança Pública (Disep), onde o cobrador de ônibus formalizou denúncia.

 A legislação determina a pena de reclusão a quem tenha cometidos atos de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião. A Lei 7.716, é a que define os crimes resultantes de preconceito racial.

Começa nesta segunda(23) a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe

0

Publicado por Editor | Colocado em Brasil, Saúde, Vit. da Conquista | Data: 20 abr 2018

Da Redação

Fonte:PMVC

Será iniciada nesta segunda-feira(23),  a 20ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza.  O intuito da campanha é reduzir as internações, complicações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza na população alvo da vacinação.

A campanha de vacinação  contra a gripe vai até o dia 1º de junho, sendo que no sábado, dia 12 de maio, acontece o Dia D da campanha, com todas as salas de vacinação da zona urbana funcionando das 8 da manhã às 5 da tarde.

A distribuição da vacina vai acontecer de forma fracionada para garantir a integridade das doses e a segurança da população. “Nesta primeira remessa, recebemos 20% do total, número calculado com base no total de 73.641 pessoas, que é a população estimada para vacinação nesta campanha” contou a coordenadora de imunização Ana Maria Ferraz.

Confira os grupos que tem prioridade na vacinação.

– Crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);
– Gestantes, em qualquer idade gestacional;
– Puérperas (até 45 dias após o parto);
– Trabalhadores da saúde;
– Professores das escolas públicas e privadas;
– Povos indígenas;
– Indivíduos com 60 anos de idade ou mais;
– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
– População privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional;
– Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

De acordo com a  coordenadora de imunização,  a vacina é trivalente e protege contra dois subtipos do vírus A (H1N1 e H3N2) e um do tipo B. Recentemente, a variação H3N2 do vírus ganhou destaque na mídia nacional devido a boatos que circularam pela internet. Sobre isso, a coordenadora destacou: “O vírus H3N2 já vem compondo a vacina há alguns anos. Não é novidade para os estudos e nem para a produção da vacina”.

Vale lembrar que não é necessário esperar o Dia D para se vacinar, pois a partir do primeiro dia da campanha, de segunda a sexta-feira, todos os postos de Vitória da Conquista estarão vacinando das 8:00 às 17:00.

Resenha Geral:plantão policial com Léo Santos

0

Publicado por Rafael Gusmão | Colocado em Geral, Polícia | Data: 20 abr 2018


Com inauguração agendada para o dia 26 de abril, Boulevard Shopping pode gerar até 2 mil empregos

0

Publicado por Editor | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 20 abr 2018

Da Redação

Está confirmada para a próxima quinta (26) a inauguração do Boulevard Shopping Vitória da Conquista. Neste dia, a partir das 10 horas, o empreendimento será inaugurado com uma cerimônia que reunirá lojistas, empreendedores, imprensa e empresários locais.

O shopping contou com um investimento da ordem de R$ 100 milhões, realizado pelo Grupo Oliveira Neto, e, quando estiver em pleno funcionamento, vai gerar mais de 2 mil empregos diretos. A comercialização e administração do empreendimento está sob a responsabilidade da Aliansce Shopping Centers S.A., empresa que administra outros shoppings na Bahia, a exemplo do Shopping da Bahia (Salvador) e Boulevard Shopping Feira de Santana.

O Boulevard Shopping Vitória da Conquista terá 140 lojas, sendo 6 lojas âncoras e 2 megalojas, praça de eventos, 6 salas de cinema, e estacionamento com 2.200 vagas, para carros e motos. Marcas importantes como Renner, Americanas, Rei do Mate e Imaginarium estão no mix de lojas confirmadas para o empreendimento.

Entre as inaugurações mais esperadas está o complexo de cinemas do Boulevard Shopping Vitória da Conquista. A operação será administrada pela CenterPlex Cinemas, uma das 10 maiores exibidoras do país. O cinema terá, no total, 6 salas de exibição, sendo uma sala mega com tecnologia 3D. A inauguração está confirmada para o primeiro semestre de 2018.

Outro atrativo importante é o parque infantil, que conta com mais de 600 m² de área e será administrado pela PlayTime. O espaço vai ser um grande atrativo de lazer para as famílias e tem inauguração prevista para o mês de maio.

Lei que permite transporte alternativo foi criada em 1999 em Vitória da Conquista

0

Publicado por Editor | Colocado em transporte, Vit. da Conquista | Data: 20 abr 2018

da Redação

Em entrevista concedida nesta quinta-feira (19), ao programa de Massinha na Rádio Clube FM, o prefeito Herzem Gusmão (PMDB), de maneira didática falou e tranquilizou a população que usa o transporte coletivo. O prefeito deixou com clareza que todas as providências necessárias estão sendo tomadas para evitar a descontinuidade do serviço em Vitória da Conquista.

A  presente licitação do Transporte Público Seletivo não viola os contratos assinados com as empresas de transporte coletivo de acordo Licitação realizada em 2013. Ela (Licitação)  foi a mais confusa da história da cidade de Vitória da Conquista com indícios fortes de manipulação. A Viação Vitória ganhou o Lote 1 com valor de R$ 37 milhões e a Serrana foi contemplada com o Lote 2 com valor de R$ 20 milhões.

A administração passada burlou o processo licitatório, segundo atesta o Ministério Público,  para beneficiar a Viação Cidade Verde que pagou apenas R$ 6 milhões para operar em Conquista. Uma escandalosa diferença que emporcalhou o processo licitatório.

Transporte alternativo

No dia 2 de maio a Prefeitura definirá na Licitação os vencedores do certame que permitirá a contratação de 160 vans que irão operar legalmente com linhas regulares em Vitória da Conquista. 80 vans ficarão no cadastro de reserva, e se necessário serão logo convocadas a integrar o sistema de transporte na cidade.

Lei de 1999

Não tem amparo legal a frágil tese que a Prefeitura não pode regulamentar o transporte alternativo. A Lei 968 de 1999, legitima o processo em curso com os principais dispositivos conforme o Art. 12 da Lei. Os Serviços de Transporte Público do município de Vitória da Conquista são classificados da seguinte maneira: A – Coletivos (Ônibus); B – Seletivos (Vans); C) Especiais; D) Individuais.

 

Notícias da Uesb – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

0

Publicado por Editor | Colocado em Educação, Vit. da Conquista | Data: 20 abr 2018

da Redação
Fonte: Ascom/Uesb/Conteúdo

Uesb

 UESB sediará Simpósio sobre Ortopedia e Traumatologia

O anfiteatro do Módulo de Aulas Professor Manoel Soares Sarmento Filho, campus de Jequié, nos dias 27 e 28 de abril, será palco da Jornada Integração Cirurgias: joelho, quadril, ombro e trauma. O evento é uma realização da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Bahia, com organização do Grupo Qualité e parceria com a Uesb, por meio do Departamento de Saúde 2 e do Colegiado do curso de Medicina. A abertura do evento acontece às 8 horas do dia 27 e sua programação segue até as 18 horas. Já no dia 28, o evento retoma suas atividades às 8 horas e segue até as 12 horas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui. Confira a programação do evento e participe!


 1ª Mostra Técnico-Científica Sete Cascas em Itapetinga

Entre os dias 17 e 20 de maio, acontecerá a 1ª Mostra Técnico-Científica Sete Cascas, realizada pelo Núcleo de Permacultura Sete Cascas  (Nupesec/Uesb). A atividade fará parte da programação da 48ª Exposição Agropecuária de Itapetinga e os participantes poderão submeter resumos de trabalhos até o dia 2 de maio. O tema proposto para as apresentações é “Desenvolvimento Regional, Cultura e Sustentabilidade – A universidade contribuindo com a sociedade”. A organização do evento informa que trabalhos de todas as áreas e cursos serão aceitos, desde que enquadrados dentro da temática, e que os resumos aprovados serão apresentados em forma de pôster. A Mostra é gratuita e, para obter mais informações, envie e-mail para nupesec@uesb.edu.br ou acesse aqui.


 4ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária

Em parceria com a Uesb e com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), será realizada, pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), a 4ª Jornada Universitária Interinstitucional em Defesa da Reforma Agrária (Jura). O evento tem uma agenda de atividades que acontecerá de 20 de abril a 30 de junho, envolvendo as três instituições. O objetivo é refletir sobre a luta pela terra e a reforma agrária no Brasil, além de debater sobre as questões educacionais e da agroecologia, proporcionando reflexões sobre a emancipação da classe trabalhadora camponesa. A Jornada tem como público-alvo estudantes da graduação e da pós-graduação, pesquisadores, educadores e militantes de movimentos sociais. Mais informações


 Professora da UESB lança livros infantojuvenis sobre Conquista

No próximo dia 25 de abril, a professora do Departamento de Geografia (DG) da Uesb, Ana Emília Ferraz, lança a coleção de livros “Uma Conquista Especial: Vitória da Conquista, quero te conhecer”. A trilogia teve início em 2001 com o livro “Vitória da Conquista: quero te conhecer”, ampliada em 2007, com o livro “Um Presente Especial”, e concluída neste ano, com “Uma Aventura por Conquista”. Leia na íntegra


 Comemoração do mês da Dança em Jequié

O Centro Acadêmico (CA) do curso de Licenciatura em Dança, campus de Jequié, realiza, desde o dia 9, diversas atividades em comemoração ao mês da Dança. A ideia da ação, de acordo com o CA, é lembrar o Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril, dançando. Nesse sentido, até o dia 25 deste mês, serão realizadas oficinas que contemplam diversos segmentos da dança, além de apresentações e seminários, conforme programação disponível aqui. Para saber mais, entre em contato com o Colegiado de Dança, por meio do telefone (73) 3528-9690.


 2º encontro do Singing Along

Na próxima sexta, 20, às 18 horas, será realizado, no Centro de Aprendizagem Autônoma de Línguas Estrangeiras (Caale), campus de Vitória da Conquista, o segundo encontro do projeto extensionista Singing Along. Desta vez, a língua-alvo será o Inglês e terá a participação da professora Clarissa Costa e Silva, vinculada ao Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (Dell). As inscrições para a atividade podem ser realizadas, gratuitamente, até 19 de abril, no turno vespertino. Já no dia do evento, os interessados poderão se inscrever no período da manhã. As inscrições podem ser feitas, presencialmente, no Caale, localizado no 1º andar do Módulo de Laboratórios Professora Amélia Barreto, ou por meio do telefone (77) 3425-9334.

Oito em cada dez brasileiros não se preparam para aposentadoria, mostra pesquisa do SPC Brasil e CNDL

0

Publicado por Editor | Colocado em Brasil, Economia | Data: 20 abr 2018

da Redação
Fonte: site.cndl.org.br / CDL (Conteúdo)

Estimativa é de 104,7 milhões de adultos que não se preparam. Orçamento apertado é principal justificativa. Média do valor reservado para a aposentadoria é de R$ 371. Brasileiros pretendem se aposentar aos 61 anos

O Brasil está envelhecendo rapidamente. Em anos recentes, a população de idosos está ganhando participação cada vez mais significativa em relação aos mais jovens. Embora a expectativa de vida tenha aumentado nas últimas décadas, a grande maioria dos brasileiros não se planeja, no presente, para garantir sua tranquilidade financeira quando for preciso ou desejar parar de trabalhar. A pesquisa O Preparo para Aposentadoria no Brasil, realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) indica que oito em cada dez brasileiros (78%) admitem que não estão se preparando para a hora de se aposentar enquanto apenas 19% dos não-aposentados têm se preparado, percentual que aumenta para 25% entre os homens, 26% entre os mais velhos e 30% nas classes A e B.

A estimativa levantada pelo SPC Brasil é de que cerca de 104,7 milhões de adultos acima de 18 anos ainda não aposentados não se preparam para esta fase da vida.

“Entre 2005 e 2015, de acordo com o IBGE, a fatia de pessoas com idade entre 0 e 14 anos decresceu de 26,5% para 21,0% do total de habitantes do país; no mesmo período, o percentual daqueles com mais de 60 anos passou de 9,8% para 14,3%. Estima-se que a parcela dos mais velhos possa dobrar nos próximos 24 anos”, avalia o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior. Ler o resto do artigo »

Prefeitura vai plantar nova horta em escola de Campo Formoso

0

Publicado por Editor | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 20 abr 2018

da Redação
Fonte: Secom/Prefeitura (Conteúdo)

No próximo mês de maio, uma nova horta será plantada na Escola Municipal Otaviano Salgado, em Campo Formoso (a 35 quilômetros da zona urbana, na região do Iguá). A decisão, que faz parte do projeto municipal Hortas nas Escolas, foi tomada na manhã desta quinta-feira (19), depois de uma vistoria feita por representantes das secretarias municipais de Agricultura e Educação.

A horta foi um pedido da direção da escola. O diretor Gilson Ribeiro, recém-empossado no cargo, afirma que a futura horta poderá ser uma ferramenta pedagógica, além de fonte de alimentos. “Os professores vão poder levar os alunos para a horta”, disse Ribeiro.

“O que a gente puder produzir, a gente vai utilizar também de forma pedagógica no processo de alfabetização dos alunos”, complementou o diretor, referindo-se aos alunos da educação infantil, com idade de 4 e 5 anos.

Além deles, a escola oferece aulas multisseriadas com conteúdo do 1º ao 5º ano, envolvendo estudantes de 6 a 15 anos. A Escola Municipal Otaviano Salgado é a sede do Círculo Escolar Integrado de Campo Formoso, que possui ainda outras seis unidades de ensino. No total, são 212 alunos matriculados. Ler o resto do artigo »