Moradores do Miro Cairo voltam a pedir passarela do Anel Viário

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 27 mai 2015

por Mateus Novais

DSC_0511

Os moradores dos condomínios Jacarandá e Flamboyant, no bairro Miro Cairo, voltaram a lamentar e cobrar serviços básicos do poder público municipal. Os residentes das casas ligadas ao programa federal ‘Minha Casa, Minha Vida’ apontam a falta de passarela atravessando o Anel Viário, posto de saúde e a presença do poder público como principais necessidades.

IMG_2715Na Tribuna Livre da Câmara Municipal, desta quarta-feira (27), o vice-presidente da Associação de Moradores dos condomínios, Adailton de Oliveira, solicitou que a passarela ligando os bairros Miro Cairo e Senhorinha Cairo, para evitar atropelamento de quem atravessa o anel rodoviário para passar de um bairro para outro. Segundo ele, a passarela foi prometida pelo então governador do Estado, Jaques Wagner. O líder comunitário revelou que o fluxo de veículos pesados na região aumentou bastante devido à interdição de uma das alças do anel.

A construção de uma Unidade de Saúde para atender aos moradores dos empreendimentos também foi uma solicitação do vice-presidente da associação de moradores. Segundo ele, a unidade que atende à população do Miro Cairo está sobrecarregada e não dá conta de atender a todos.

Ele reclamou também das poucas visitas de parlamentares aos moradores e também da ausência do chefe do Poder Executivo Municipal. “Nós temos três anos no condomínio e ainda não tivemos a graça de receber Dr. Guilherme lá no condomínio”, disse Adailton.

Bahia Gás fornecerá gás-combustivel para taxista conquistenses

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 27 mai 2015

por Mateus Novais

gnvfoto: divulgação

A Bahia Gás, empresa que detém o monopólio da exploração do gás-combustível no estado, se comprometeu em iniciar a venda do combustível ainda esse ano em Vitória da Conquista. Inicialmente o combustível seria ofertado para os taxistas que desejarem passar a utilizar o GNV.

Segundo informações do vereador Andeson Ribeiro, a empresa dará um subsídio para os taxistas que desejarem instalar em seus veículos o kit necessário para a utilização do combustível. Com o GNV, os taxistas terão uma economia de cerca de 50% nos gastos com combustível.

Conquista:  “o Planalto da Cor”, berço de grandes pintores

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Geral | Data: 27 mai 2015


João Alberto David

Alberto-David8Conquista é a cidade mais próspera na arte da pintura com um celeiro de fazer inveja às cidades do interior da Bahia e de outros estados do País.

A história da nossa pintura é fácil de contar, chega pelos idos l950, com o pintor Egberto, autodidata, oriundo dos Aragão, família tradicional de Conquista, um jovem com complexidades de um gênio, mas mal-entendido pelas demais pessoas.

Pintava na garagem da sua residência. Nesse local, improvisava seu atelier, onde pintava, pintava, às vezes, sem parar. Não houve ninguém que pintasse melhor antes ou depois dele, nessa região.

Egberto era uma pessoa simples de poucos amigos, muito recluso em sua vida. Sua pintura é fantástica, uma mistura emocional e técnica, os temas e os gêneros são variáveis, passando por um surrealismo-técnico, impressionismo, expressionismo, mas a maioria de seus quadros seguem o figurativo. Usando melhor as palavras, era uma pintura que usava as simbologias: cavalo, mulher, galinhas, ovos, mesa, símbolos que eternizaram em sua pintura, um registro que só foi dele. Certo dia, visitando seu atelier disse curiosamente: “suas galinhas”, insinuando que outros artistas poderiam usá-las – Ele sorriu e humildemente disse: “Não – não fui eu criei a galinha”, saindo de mansinho do assunto. Ler o resto do artigo »

Polícia suíça prende Marin e outros dirigentes da Fifa em Zurique

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Esportes | Data: 27 mai 2015


GloboEsporte.com

img_3504

A polícia da Suíça prendeu nesta quarta-feira sete dirigentes ligados à Fifa a pedido da justiça dos Estados Unidos sob a acusação de corrupção e diversos outros crimes. Os suspeitos foram detidos num hotel em Zurique e poderão ser extraditados para os EUA. O departamento de justiça americano confirmou que o ex-presidente da CBF, José Maria Marin, foi um dos detidos. O Departamento Federal de Justiça suíço informou que está questionando os dirigentes sobre a votação para escolha das sedes das Copas de 2018 e 2022.

Delegados de quase todas federações de futebol estão em Zurique para o congresso da Fifa marcado para esta sexta-feira – no qual Joseph Blatter tentaria buscar seu quinto mandato como presidente da entidade. O porta-voz da Fifa, Walter de Gregorio, disse que Blatter não está entre os acusados.

– Ele não está envolvido de modo algum – disse.

Segundo o jornal “The New York Times”, as acusações baseadas numa investigação do FBI que começou em 2011 apontam corrupção generalizada na Fifa nas últimas duas décadas – envolvendo a disputa pelo direito de sediar as Copas da Rússia (2018) e Catar (2022) – além de contratos de marketing e televisionamento. O rival de Blatter na eleição, o príncipe jordaniano Ali Bin Al Hussein, comentou para a emissora inglesa BBC:

– Hoje é um dia triste para o futebol. É uma história em andamento, cujos detalhes ainda estão aparecendo. Ler o resto do artigo »

Após ato público na prefeitura, SIMMP solicita reabertura das negociações

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Educação, Trabalho, Vit. da Conquista | Data: 27 mai 2015

Da Redação

SIMMPApós a manifestação na prefeitura municipal na tarde dessa terça-feira (26), o Sindicato do Magistério Municipal Público (SIMMP) de Vitória da Conquista protocolou na prefeitura municipal o ofício solicitando a reabertura das negociações. Clique aqui para acessar o documento, na íntegra.

Ontem, contando com o apoio de mães de alunos da rede, o grupo também levou algumas crianças, que foram encaminhadas aos gabinetes dos secretários, para que estes compreendessem a necessidade de valorizar o trabalho dos profissionais da educação.

Hoje (27) é o terceiro dia da greve dos profissionais da educação, que decidiu mais uma vez realizar o movimento paredista em virtude do governo negar a reformulação do plano de carreira e, consequentemente, não valorizar a formação de especialista, mestre e doutor; e não reconhecer o SIMMP enquanto sindicato dos profissionais da educação, mesmo tendo realizado a reforma estatutária.

Postos de combustíveis são assaltados em Vitória da Conquista

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Polícia, Segurança, Vit. da Conquista | Data: 27 mai 2015

Da Redação

viatura-sireneDois postos de combustíveis foram assaltados na noite de ontem em Vitória da Conquista. Dois homens teriam entrado nos estabelecimentos com uma moto e armados. Eles rederam os funcionários e levaram quantidade de dinheiro não informada.

Os assaltos ocorreram em um posto do Centro da cidade e outro no bairro Ibirapuera, em intervalo de poucos minutos. A polícia já suspeita quem pode ser um dos assaltantes. Mas até o momento ninguém foi preso.

Agentes Penitenciários da Bahia iniciam greve por tempo indeterminado

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Bahia, Segurança, Sudoeste, Vit. da Conquista | Data: 27 mai 2015

Da Redação

Agentes do Presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista, também aderiram ao movimento grevista.

presidioOs Servidores Penitenciários do Estado da Bahia iniciaram uma greve por tempo indeterminado a partir da manhã desta quarta-feira (27). O Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (Sinspeb) informou que a greve foi decidida em assembleia realizada no dia 13 de maio, em decisão unânime. Agentes do Presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista, também aderiram ao movimento grevista.

As principais reivindicações da categoria são a efetivação de concurso público, criação da lei orgânica, aposentadoria especial, porte de armas, rediscussão da gratificação por condições especiais de trabalho, auxílio-alimentação, adicional de insalubridade e capacitação continuada. Ler o resto do artigo »

Seleção para estágio na Defensoria reuniu 1287 estudantes em cinco cidades da Bahia

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Bahia, Justiça, Vit. da Conquista | Data: 27 mai 2015


Da Redação

A seleção aconteceu simultaneamente em Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus e Juazeiro, para preenchimento de 52 vagas e cadastro reserva.

seleção defensoria públicaEstudantes de Direito na Bahia se submeteram a uma seleção para vagas de estágio jurídico na Defensoria Pública do Estado, no início da semana. Organizada pela Fundação Cefet, a seleção aconteceu simultaneamente em Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus e Juazeiro, para preenchimento de 52 vagas e cadastro reserva. No âmbito geral, 1287 candidatos fizeram as provas; 398 candidatos inscritos não compareceram. Após a divulgação do resultado, os aprovados serão convocados imediatamente.

A Instituição também recebe estudantes para estágios voluntários, com 8 horas semanais. Os interessados devem estar cursando a partir do 5° semestre e precisam formalizar o estágio na Esdep (BA), que firma convênios com as faculdades. Atualmente a Defensoria tem estágio voluntário também em outras áreas, a exemplo de serviço social e psicologia.No geral, a instituição tem cadastrados 384 voluntários. Ler o resto do artigo »

Cobertura da vacinação contra aftosa na Bahia cresce mais de 10%

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Bahia, Brasil, Saúde, Sudoeste, Vit. da Conquista | Data: 27 mai 2015


Da Redação

O resultado coloca o estado à frente de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e região de fronteira do Paraná.

Vacinação AftosaO índice de cobertura imunitária da vacinação contra a Febre Aftosa, na Bahia, está entre 80 e 90%, bem superior ao último estudo realizado em 2010, que indicou a eficiência abaixo de 80%. Os dados foram obtidos pelo Estudo de Avaliação da Eficiência Vacinal Contra Febre Aftosa, realizado pelo Ministério da Agricultura (Mapa), em todos os estados do Brasil com reconhecimento internacional de livre da enfermidade com vacinação.

De acordo com informações da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), o resultado coloca o estado à frente de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e região de fronteira do Paraná, que apresentaram índice menor que 80%. Ler o resto do artigo »

Câmara discute revitalização do Campo da Ester nesta quinta-feira

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Esportes, Vit. da Conquista | Data: 27 mai 2015

Da Redação

CãmaraA Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) irá discutir a revitalização do Campo da Ester, na próxima quinta-feira (28), no Plenário Carmen Lúcia, na CMVC, em uma audiência pública sobre o assunto, que acontecerá às 19 horas.

O Bairro Patagônia, que abriga o Campo da Ester, é um dos bairros mais antigos e populosos da cidade, com mais de 35 mil moradores. O bairro também conta com um grande potencial esportivo, tendo revelado vários atletas para o cenário esportivo. Com informações Ascom-Câmara.

Mais de 15 mil doses de vacinas contra raiva foram apreendidas em Vitória da Conquista

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Bahia, Saúde, Segurança, Vit. da Conquista | Data: 27 mai 2015

Da Redação

Apesar de estarem dentro do prazo de validade, as vacinas estavam acondicionadas de forma irregular, influenciando na resposta imunológica dos animais e não os protegendo contra a doença.

vacinas apreendidasDurante fiscalizações de rotina em revendas de vacinas, a equipe regional da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) de Vitória da Conquista, vinculada à Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri), apreendeu mais de 15 mil doses de vacinas contra raiva que estavam acondicionadas de maneira irregular. Apesar de estarem dentro do prazo de validade, com vencimento até 2016, ficou constatado que as vacinas estavam congeladas, influenciando na resposta imunológica dos animais e não os protegendo contra a doença.

De acordo com a fiscal da Adab, Maria de Fátima Guimarães, a geladeira estava cheia e desregulada, criando uma placa de gelo no fundo. “Quando retirei as vacinas que estavam na frente, percebi que as do fundo estavam congeladas, quando deveriam ser conservadas sob refrigeração na temperatura entre 2 e 8 Cº, contou a fiscal. As vacinas foram apreendidas após a constatação de acondicionamento irregular e fora da temperatura, medidas com termômetro infravermelho, e foram lavrados os autos  de apreensão, notificação e de infração, de acordo legislação vigente. O proprietário da revenda alegou que o laboratório responsável pelas vacinas trocou o refrigerador recentemente. Ler o resto do artigo »

Manchetes de jornais desta 4ª feira (27)

0

Publicado por Roberto Silva | Colocado em Brasil | Data: 27 mai 2015

Jornais CApa- A Tarde: TJ-BA muda decisão sobre adoções em Monte Santo

-  Tribuna da Bahia: Quase 70% dos estudantes baianos não renovaram o Fies

-  Correio da Bahia: Tecnologia no controle dos ônibus de Salvador

- Folha (SP): Senado aprova restrições em abono e seguro-desemprego

- O Globo: Câmara rejeita financiamento misto a candidatos e partidos

- Estado de Minas: Mais um fiasco do FIES

- Jornal do Commercio: Restrição a benefícios trabalhistas é confirmada

Viatura da Polícia Civil se envolve em colisão com dois veículos

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 26 mai 2015


por Mateus Novais

Samir-Nunes-Blog-Transitarfoto: Samir Nunes – Blog Transitar

Uma colisão inusitada acabou envolvendo dois veículos e uma viatura da Polícia Civil, que seguia para uma ocorrência. O acidente ocorreu na tarde desta terça (26) na Avenida Luís Eduardo Magalhães, próximo ao Estádio Lomanto Junior.

Segundo o Blog Transitar, um dos condutores teria se assustado ao ouvir a sirene da polícia e na tentativa de dar passagem, acabou colidindo com o veículo que estava à sua direita. Mais assustado com a colisão, o condutor tentou retirar o carro e bateu contra a viatura.

Não houve feridos. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) registrou a ocorrência, enquanto agentes do Simtrans auxiliaram o fluxo dos demais veículos.

Morre a terceira vítima da colisão entre dois carros na BR 116

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 26 mai 2015


por Mateus Novais

IMG_1350A terceira vítima da colisão que envolveu dois veículos de passeio, no último domingo (24), morreu no inicio da tarde de hoje. Pedro Souza, de 17 anos, foi internado no Hospital de Base de Vitória da Conquista logo após o acidente.

O acidente aconteceu na BR-116, próximo ao bairro Lagoa das Flores, quando um dos carros invadiu a pista contrária, provocando a colisão. Pedro, que estava no veículo que voltava de Poções, ficou gravemente ferido. Os motoristas dos carros morreram no local.

O jovem retornava da Festa do Divino, na cidade de Poções (a 65 km de Vitória da Conquista), com amigos. Uma quarta vítima ainda se encontra internado no hospital.

Encruzilhada: professores entram em greve por cumprimento do piso salarial

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Sudoeste | Data: 26 mai 2015

por Mateus Novais
foto: Ribeirão Notícias

pageOs professores da rede municipal de Encruzilhada (cidade a 100 km de Vitória da Conquista) estão em greve desde a última semana. A categoria luta pelo pagamento do percentual de 13,01% do Piso definido pelo MEC, que não é cumprido no município.

Devido ao impasse, os professores se reuniram em assembleia, na última sexta-feira (22), e decidiram sair em passeata pelas ruas da cidade. A manifestação terminou na porta da Câmara Municipal de Vereadores.

Além do piso, os professores querem o pagamento do reajuste retroativo e a fixação de uma data especifica de pagamento dos salários. Segundo o presidente sindicato local, José Marcos, os vencimentos são pagos em dias alternados, sem nenhum critério predefino.

Famílias atendidas pela Rede Municipal participam de manifestação de professores na Prefeitura

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Educação | Data: 26 mai 2015

por Mateus Novais

GEDSC DIGITAL CAMERAfoto: divulgação SIMMP

Uma manifestação dos profissionais da educação movimentou da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, na tarde desta terça-feira (26). Munidos de apitos e cartazes, os profissionais da educação ocuparam o prédio, com a explicita intenção de incomodar os gestores e tentar sensibilizá-los às reivindicações dos professores.

GEDSC DIGITAL CAMERAfoto: divulgação SIMMP

Contando com o apoio de mães de alunos da rede, o grupo levou algumas crianças, que foram encaminhadas aos gabinetes dos secretários. “A nossa intenção foi realizar um laboratório com o governo, para que estes reconheçam a importância do nosso trabalho”, explicou a presidente do SIMMP, Geanne Oliveira. Já as mães reafirmaram o apoio ao movimento da categoria e, além de solicitar as melhorias para as escolas e creches as quais seus filhos estudam, ainda reforçaram que é preciso sim valorizar o trabalho dos profissionais.

Ao final do movimento, os gestores sinalizaram a possibilidade de reabrir as negociações. A categoria deixou a prefeitura cerca de uma hora após o início do movimento, bradando: “Educação unida, jamais será vencida”. O SIMMP aguarda o agendamento de uma reunião e manteve a assembleia extraordinária com os profissionais da educação, na tarde desta quarta, na Câmara Municipal de Vereadores.

Adelmário, Trio Nordestino, Targino, Adelson Viana e Trio Forrozão estarão no São João de Conquista

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Cultura | Data: 26 mai 2015

por Mateus Novais

DSC_60551

A 7ª edição do Forró Pé de Serra do Piripiri, em Vitória da Conquista, divulgou as atrações convidadas. A parte principal do evento, realizada no Centro Glauber Rocha, ocorrerá entre os dias 19 e 23 de junho.

A grade de apresentação das atrações convidadas é composta por Adelmário Coelho (19. 06), Trio Nordestino (20.06), Targino Gondim (21.06), Adelson Viana (22.06) e Trio Forrozão (23.06).

A Prefeitura Municipal já lançou os editais de cultura para os projetos “Apresentações Musicais”, “6° Festival do Forró” e “Concurso de Ruas Ornamentadas”.

Livramento: TCM pune prefeito em quase R$ 1 milhão por irregularidades em licitações

0

Publicado por Editor | Colocado em Sudoeste | Data: 26 mai 2015


da Redação

prefeitura_livramentofoto: Luan Vinicius – Arquivo Jovem Hits

O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta terça-feira (26), considerou procedente a denúncia formulada contra o prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Paulo Cézar Cardoso Azevedo, que apontou a prática de diversas irregularidades em procedimentos licitatórios nas modalidades pregões, dispensas e inexigibilidades de licitações, realizados no período de vigência do decreto que estabeleceu situação de emergência por causa da seca nos meses de janeiro e fevereiro, no exercício de 2013

A relatoria solicitou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o gestor, determinou o ressarcimento aos cofres municipais de R$ 911.062,45, com recursos pessoais, e imputou multa no valor de R$ 20 mil.

Em relação à prestação de serviço de atendimento médico a população, através da contratação do Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia, Inovação e Saúde – INTS, pelo valor de R$ 687.802,24, por apenas dois meses de serviço, o gestor não conseguiu comprovar que os serviços contratados foram efetivamente prestados e não apresentou a justificativa do preço praticado pela contratada. Desta forma, foi determinado o ressarcimento do valor desembolsado no total de R$ 640.083,97. Ler o resto do artigo »

Deputados buscam aprovar Audiência Pública para implantar cursos de Odonto em Conquista e Veterinária em Itapetinga

0

Publicado por Editor | Colocado em Bahia, Educação, Sudoeste, Vit. da Conquista | Data: 26 mai 2015


da Redação

Comissão-Educação

A implantação dos cursos de Medicina Veterinária, em Itapetinga, e Odontologia, em Vitória da Conquista, ambos pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), foi um dos assuntos discutidos na manhã de hoje, durante a Comissão de Educação, Cultura, Ciência Tecnologia e Serviço Público. No encontro, o deputado Herzem Gusmão (PMDB), que também é vice-presidente da Comissão, propôs uma audiência pública em Salvador para discutir a possibilidade de implantação das graduações nas duas cidades.

“Itapetinga vive numa crise e precisa tanto elevar sua autoestima. O município, que tem vocação para a pecuária, já tem o curso de zootecnia. Itapetinga tem uma bela história. A primeira inseminação artificial do Nordeste Brasileiro aconteceu, há muitos anos, nessa cidade, com a Leite Glória. Então, uma graduação em medicina veterinária seria de extrema importância. Já Vitória da Conquista possui toda uma infraestrutura para o curso de odontologia, com vários consultórios odontológicos na UESB prontos e montados para o uso. Esse é um desejo para todos nós” argumenta o deputado.

A sugestão para a audiência pública sobre o assunto teve apoio do presidente da Comissão, deputado Eduardo Salles, (PP), do deputado Bira Coroa (PT), Carlos Ubaldino e também do deputado Vando (PSC), que votariam a favor. No entanto, segundo Herzem, o deputado Rosemberg Pinto (PT), tentou o tempo todo impedir a realização desta audiência pública, e pediu a revisão de quórum.

“Por fim, ele acabou se posicionando contra esse debate e discussão, mas acabou caindo em contradição, dizendo que era um sonho. Ora, se era um sonho antigo, por que ele votou contra a realização da audiência pública? Convidado também para dar seu parecer e desanimar a comissão, o deputado líder do governo, Zé Neto (PT), disse que no momento não pode se pensar em novos cursos, devido à crise que assola o Estado da Bahia”, destaca o Gusmão.

No final da reunião, o deputado Eduardo Salles ponderou que na próxima semana ele vai inverter a pauta, colocando a sugestão como prioridade nas discussões desta Comissão

PRF de Conquista detém homem com vasta ficha criminal

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Polícia | Data: 26 mai 2015

por Mateus Novais
foto: divulgação – PRF

ForagidoPoliciais rodoviários federais prenderam, no início da tarde desta terça-feira (26), um foragido da justiça baiana. A ação ocorreu no KM 830 da BR 116, trecho do município de Vitória da Conquista.

Durante abordagem a um indivíduo que passava andando em atitude suspeita em frente a Unidade Operacional da PRF, os policiais realizaram consulta ao banco de dados, onde foi constatado a existência de mandado de prisão em aberto, pelo crime de receptação, expedido em dezembro de 2014, pela 7ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia.

Além disso, o homem de 35 anos, natural de Aracaju/SE, ainda responde criminalmente por tráfico de drogas e homicídio. A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Vitória da Conquista.