Prefeitura divulga nota de pesar pela morte da esposa do presidente da Câmara Municipal

0

Publicado por Editor | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 25 fev 2017

da Redação

Táo logo tomou conhecimento da trágica morte de Dona Mariza Oliveira, esposa do presidente da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, Hermínio Oliveira, a Prefeitura divulgou em seu site oficial Nota de Pesar. Confira:

Nota de pesar pelo falecimento de Mariza Oliveira

A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento de Mariza Oliveira, esposa do presidente da Câmara de Vereadores, Hermínio Oliveira.

Mariza faleceu neste sábado, 25,  vítima de um acidente de carro na estrada de Potiraguá.

Neste momento de dor, a Administração Municipal e o prefeito Herzem Gusmão se solidarizam com o presidente da Câmara de Vereadores, familiares e amigos.

 

 

 

Tragédia na estrada com morte da esposa do vereador Hermínio

0

Publicado por Editor | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 25 fev 2017

da Redação

Com informações do Sudoeste Hoje (Itapetinga)

esposa-herminio

A estrada que liga a BA-263 a BR 101, via Potiraguá, está em péssimas condições de trafegabilidade e oferece perigo constante a quem trafega por lá. A estra é o corredor principal de turistas brasilienses, mineiros e goianos que buscam as praias do litoral Sul nas férias. Neste período de Carnaval o tráfego aumentou consideravelmente.

Na tarde deste sábado 25), mais acidente aconteceu no trecho mais conservado, entre Itapetinga e Potiraguá, envolvendo a família do presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, vereador Hermínio Oliveira (PPS).

Segundo informações preliminares, o  acidente aconteceu devido a tentativa de Dona Mariza Oliveira de  tentar desviar de uma moto que trafegava em sentido contrário pelo meio da pista. Dona Mariza não resistiu aos ferimentos e acabou falecendo. Uma filha do casal também ficou ferida e foi conduzida para o Hospital Cristo Redentor em Itapetinga. A cunhada do vereador, Petrina, que trabalha em um cartório da Justiça também ficou com ferimentos após o acidente.

O corpo será transladado para Vitória da Conquista e o sepultamento ocorrerá neste domingo (26).

Bancos só voltam a funcionar na Quarta-Feira de Cinzas

0

Publicado por Editor | Colocado em Brasil | Data: 25 fev 2017


Da Redação

BANCO DO BRASIL

As agências bancárias ficarão fechadas na segunda (27) e na terça-feira (28) devido ao carnaval. Os bancos só voltarão a funcionar na Quarta-Feira de Cinzas (1º), a partir do meio-dia.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os caixas eletrônicos funcionam normalmente e podem ser usados pela população para saques, depósitos e pagamento de contas. Os pagamentos também podem ser agendados pelos canais de atendimento, internet banking e caixas eletrônicos.

Já as contas de consumo (água, energia e telefone) e carnês que vencerem nos dias 27 ou 28 poderão ser pagas sem juros ou multas na quarta-feira (1º). Em caso de cobranças de tributos estaduais e municipais, a Febraban recomenda que o pagamento seja antecipado.

Começa o Carnaval Cultural em Vitória da Conquista

0

Publicado por Editor | Colocado em Cultura | Data: 25 fev 2017

Da Redação

Foto: Secom PMVC

O Carnaval Cultural Conquista foi aberto, oficialmente, na manhã deste sábado (25). Logo cedo, baianas começaram a se reunir no largo em frente ao Tiro de Guerra para saírem em cortejo até o a Praça da Bandeira, no centro da cidade, para realizar a tradicional “Lavagem do Beco”.

O Cortejo das baianas passou pela Praça Tancredo Neves, Alameda Ramiro Santos, Praça Nove de Novembro, sendo encerrado na Praça da Bandeira, onde nos próximo dias, acontecerá a festa carnavalesca conquistense.

Neste domingo (26), a partir das 14 horas, terão os blocos ‘Mamãe eu Quero’ e ‘Maria Vem Cazoutras’. Já na segunda-feira (27), será a vez dos blocos ‘LGBT’, ‘Os Bambas’ e ‘Mukiranhas’. A festa se encerra na sexta (28) com os blocos ‘Curtaki’ e ‘Omolú Asè’.

Homem é detido com identidade adulterada tentando movimentar conta em agência Bancária

0

Publicado por Editor | Colocado em Polícia | Data: 25 fev 2017

Da Redação

Um homem, identificado como Isaac dos Santos Oliveira , foi preso utilizando documento de identidade adulterado para movimentar uma conta bancária,nessa sexta-feira, 24, em Vitória da Conquista. O suspeito apresentou a identidade na agência do Banco do Brasil, localizada na Praça Barão do Rio Branco, dizendo que havia esquecido a senha da conta e queria recadastrá-la.

A funcionária observou que a fotografia era colada, incompatível com a impressão, e acionou a polícia. Ao constatar que o documento pertencia a outra pessoa, Isaac foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos. Lá, ele confessou o crime.

Contas de luz voltam a ter cobrança adicional em março

0

Publicado por Editor | Colocado em Brasil | Data: 25 fev 2017

Da Redação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu nessa sexta-feira (24) que as faturas de energia terão a bandeira amarela no próximo mês. Segundo a agência reguladora, a previsão de chuvas para o mês de março ficou abaixo das expectativas, o que levou à necessidade de acionar mais termelétricas para abastecer o País.

Com essa medida, ainda conforme a Aneel, será possível poupar água dos reservatórios das hidrelétricas. Com isso, no próximo mês, será preciso ligar usinas termelétricas com custo acima de R$ 211,28 por megawatt-hora (MWh).

Por isso, as contas de luz vão voltar a ter cobrança adicional em março, com acréscimo de R$ 2,00 a cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos.

Reforma poderá considerar idade e tempo de trabalho

0

Publicado por Editor | Colocado em Brasil | Data: 25 fev 2017

Clayton Castelani
do Agora

Técnicos e consultores da Câmara dos Deputados estão elaborando sugestões para a reforma da Previdência na tentativa de equilibrar a necessidade do governo gastar menos com aposentadorias precoces e a realidade de segurados que começam a trabalhar muito cedo e, por isso, obtêm o benefício quando chegam à casa dos 50 anos de idade.

Para o Planalto, a resposta para o problema é impor a idade mínima de 65 anos para a maioria dos atuais segurados do INSS.

Mas essa proposta vem recebendo críticas das centrais sindicais e, principalmente, da oposição.

A solução, segundo alguns dos técnicos da Consultoria Legislativa da Câmara, é criar uma regra de transição longa e que combine o aumento progressivo do tempo de contribuição e da idade exigidos para a aposentadoria.

“Não adianta só aumentar o tempo de contribuição. Tem que pegar pela idade, ou as pessoas vão continuar se aposentando cedo”, disse um dos técnicos.

Governo Municipal pretende ampliar parceria com o projeto Neojiba

0

Publicado por Editor | Colocado em Bahia, Cultura, Educação, Vit. da Conquista | Data: 25 fev 2017

da Redação
Com informações da Ascom / Prefeitura (Conteúdo)

O compromisso foi firmado pelo prefeito Herzem Gusmão durante visita do maestro Ricardo Castro

Um projeto que ensina a cidadania e o papel social a crianças e adolescentes está instalado em Vitória da Conquista, mais especificamente dentro do programa Conquista Criança. É um dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba), um projeto criado em 2007 pelo maestro conquistense Ricardo Castro com o objetivo de alcançar a integração social por meio da música. Em síntese, “é um projeto que muda a cabeça da criança”, afirmou o seu idealizador.

Nessa quinta, 23, o maestro foi recebido pelo prefeito Herzem Gusmão em seu Gabinete Civil. “Fiquei muito feliz com a visita do maestro, que é filho da nossa terra. Temos uma parceria firmada e queremos avançar. É um compromisso dar continuidade a todos os bons programas que já existiam”, afirmou o prefeito sobre o funcionamento do Neojiba no programa municipal.

“A gente pode expandir o programa pela cidade e é nosso objetivo ampliar essa parceria. Nosso governo dará toda a atenção e apoio ao Neojiba”, completou. A intenção do governo municipal é integrar as políticas públicas de desenvolvimento social e de educação a atividades culturais, colaborando para a formação dos jovens.

A proposta de ampliar o projeto na cidade também foi apresentada pelo maestro. “Toda população abraça o Neojiba, é um projeto de impacto importante. Eu não tinha dúvida sobre a posição do novo governo a respeito da parceria e viemos reafirmar o nosso compromisso, esperamos poder crescer com outros núcleos. Hoje foi um início de discussão para o crescimento das ações e de desenvolvimento social por meio da prática musical na cidade”, destacou.

Durante a visita, o maestro entregou os últimos relatórios do projeto ao prefeito e falou sobre a experiência transformadora do Neojiba no Estado. Em Conquista, 140 educandos do Conquista Criança participam do projeto.

 

Nova queda da taxa Selic – entenda o impacto para a população

0

Publicado por Editor | Colocado em Brasil, Economia | Data: 25 fev 2017

da Redação

Por Reinaldo Domingos (DSOP Educação Financeira)

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central divulgou, nessa quarta-feira (22) um forte corte de 0,75 ponto percentual na taxa básica de juros (Selic) ficando agora em 12,25% ao ano. A notícia reflete em muitos aspectos, mas o que de fato isso muda na sua vida? Com a queda do juros, um dos objetivos do Governo é impulsionar o consumo. Os preços podem cair, pois, os juros imbutidos nos produtos serão menores.

Além disso, essa redução deve refletir na queda dos juros nas tomadas de empréstimos e parcelamentos também. Ou seja, com essa decisão ocorre um claro sinal de que se busca motivar a população a voltar às comprar. Até pelo fato de que a decisão tem impacto negativo para muitos investimento.

Sendo que, para quem tem aplicações, a noticia não é tão boa, pois, essas perderão rentabilidade. No caso da Caderneta da Poupança, não haverá mudanças em seus rendimentos, pois, se a Selic for maior ou igual a 8,50% ao ano, a poupança paga sempre 0,50% ao mês mais Taxa Referencial (TR).

Aos que se encontram endividados ou ainda que precisam pegar empréstimos ou fazer parcelamentos, já que a taxa influencia diretamente nessas situações, a queda da Selic é sempre boa. Contudo, se os juros foram definidos antes, nada mudará. Ler o resto do artigo »

1ª Igreja Batista de Conquista comemora 117 anos de existência

0

Publicado por Editor | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 25 fev 2017

da Redação

Com informações da Ascom (Conteúdo)

Igreja foi fundada no dia 04 de fevereiro de 1900. Programação especial agradecendo a Deus por mais um ano de existência, acontece nos dias 03, 04 e 05 de março. A entrada é franca

A Primeira Igreja Batista Bíblica de Vitória da Conquista (PIBBVC) foi organizada no dia 04 de fevereiro de 1900. Em gratidão a Deus, para comemorar os 117 anos de existência, a PIBBVC realiza série de conferências nos dias 03, 04 e 05 de março. O preletor será o Pastor Róbson Marcelo, ligado ao ministério do Templo Batista Maranata em Goiânia (GO). Em todas as programações, haverá a participação do Departamento de Música da PIBBVC, através dos conjuntos, Corais e dos alunos da Escola de Música.

Nos dias 03, sexta-feira, e 04, sábado, o culto começa às 19h30. No dia 05, domingo, às 10h15 e às 19h. A PIBBVC está localizada na Praça Caixeiros Viajantes, no centro de Vitória da Conquista. A entrada é franca.
Para quem não pode se deslocar até o Templo, os cultos são transmitidos ao vivo pela internet, através do site www.pibbvc.com.br. Outra opção é a transmissão pela Rádio Melodia FM 87,9, aos domingos pela manhã.

Tudo começou com uma Bíblia

A Igreja foi fundada no dia 04 de fevereiro de 1900 por Tertuliano da Silva Gusmão. Ele construiu uma casa de adobe na Fazenda Felícia, de sua propriedade. Tertuliano era fazendeiro e também comerciante de gado. Ao viajar para comercializar o rebanho, protegeu um jovem que estava sendo perseguido por causa do evangelho. Agradecido, na hora de ir embora o jovem presenteou Tertuliano com uma Bíblia. Ao retornar à Conquista, leu o livro com sua família atraindo parentes e amigos. Esse grupo de pessoas reconheceu que a Bíblia é a Palavra de Deus e entregou a vida a Jesus. “Buscaram a Deus em Sua Palavra e O acharam”.

O primeiro pastor foi Antônio Theóphilo de Queiroz, genro de Tertuliano, e que foi preparado para o ministério pelo missionário americano Zacarias Taylor. Há descendentes do fundador que defendem a ideia de que esse pastor teria sido o jovem que presenteou Tertuliano com a Bíblia. Ler o resto do artigo »

O dedo que aponta o próximo

0

Publicado por Editor | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 25 fev 2017

Por Nando da Costa Lima

Delação premiada… Isto não é novidade, existe desde que o mundo é mundo. Mas o mais famoso delator foi Judas, que entregou Jesus por 30 denários. Isto o deixava livre e montado na grana. Teve até o famoso beijo na face de Cristo para que os centuriões identificassem a “caça”. Mas Judas não delatou um corrupto, ele entregou o grande essênio, o filho de Deus, e isto só lhe fez mal. Nem o dinheiro recebido evitou que ele caísse em depressão, ficou tão pra baixo que acabou se matando. E mesmo assim não teve jeito, ninguém o perdoou, todo ano nós aqui no Brasil queimamos bonecos que simbolizam o dedo duro bíblico. E é com muita festa que fazemos isto, tem até o tradicional inventário deixado por Judas que é lido antes de atearem fogo no boneco. É uma tradição bem brasileira.

Na Rua da Granja o Judas é queimado desde que eu me entendo por gente. Hoje já não tem o mesmo entusiasmo de antigamente, quando os adultos bebiam, liam o inventário e distribuiam doces para a meninada que adorava quando as bombas que recheavam o Judas começavam a explodir. Era uma correria doida e sempre teve muito público devido ao feriado!

Judas caracteriza bem como a raça humana é inerente à corrupção. Cristo foi perseguido desde o nascimento e só foi entregue em troca de dinheiro. Só assim conseguiram colocar a mão no filho de Deus, corrompendo um de seus discípulos. É a magia do dinheiro. Hoje os delatores são bem diferentes, eles não apontam através de um beijo como fizeram com o Messias. Hoje eles entregam a safadeza e ainda devolvem dinheiro para escapar das longas temporadas na cadeia. As delações se tornaram tão corriqueiras que ocupam 80% da mídia e até apagou um pouco aquela história de que só pobre vai pra cadeia. Agora todo mundo (que mexe com política) tá em xeque. O cidadão que ia de jatinho para os melhores lugares que o dinheiro pode comprar, de uma hora pra outra tá encarcerado nos Bangus da vida. Às vezes parece até piada, teve uma vez que em dois dias prenderam dois ex-governadores do Rio de Janeiro. O cartão postal do Brasil, pode?!! Teve outra vez que prenderam os ex tesoureiros do PT em ordem alfabética. Ler o resto do artigo »

Manchetes de jornais deste sábado (25)

0

Publicado por Editor | Colocado em Bahia, Brasil | Data: 25 fev 2017

Jornal Logo

– A Tarde: Canto dos tropicalistas ecoa no Pelourinho

– Tribuna da Bahia: Caetano e Gil fazem a festa no carnaval do Pelourinho

– Correio (BA): A Salva-Diva

– Correio Braziliense: Sem aposentadoria, sem água e sem Miami, só resta a folia!

– Folha de S. Paulo: Padilha pede licença e deve se tornar alvo da Lava-Jato

– O Globo: Desgaste de Padilha preocupa governo

– Estado de Minas: O assassino está livre

– Jornal do Commércio (Recife): “Essa cidade vai tremer”

– Agora (SP): Fórmula 85/95 pode entrar na reforma da Previdência

Carnaval Cultural: confira a programação completa

0

Publicado por Editor | Colocado em Cultura | Data: 24 fev 2017

Da Redação

Mais uma edição do Carnaval Cultural de Vitória da Conquista terá início neste sábado (25). O evento será aberto com a tradicional Lavagem do Beco. De acordo com a organização do evento, a concentração será às 9 horas, na Praça Sá Barreto.

O cortejo seguirá por algumas ruas até a Alameda Ramiro Santos, onde ocorre a tradicional lavagem com flores e perfumes. No percurso, as baianas também passam pela Praça 9 de Novembro e finalizam os festejos na Praça da Bandeira com danças e música.

Já a partir de domingo (26) até a terça (28), a festa será realizada, por mais um ano, na Praça da Bandeira. Oito blocos de carnaval prometem animar o público durante os três dias de folia.

Meia-tarifa aos domingos e feriados só será válida com Bilhete Eletrônico a partir da terça (28)

0

Publicado por Editor | Colocado em transporte | Data: 24 fev 2017

Redação

A partir da próxima terça-feira (28), o desconto da meia-tarifa aos domingos e feriados só valerá com o Bilhete Eletrônico. Para isso, a Associação dos Operadores do Transporte Coletivo Urbano (ATUV) está convocando a população para o cadastramento.

O cartão pode ser adquirido na agência da ATUV, localizada na Travessa dois de Julho, 10 – Centro. Para o cadastro, o cidadão deve apresentar apenas RG e CPF. O cartão sai na hora, já podendo fazer a recarga, que é cumulativa.

“Os usuários que não têm outros bilhetes, como o vale-transporte, podem fazer o BEM Simples que oferece todas as vantagens da integração no prazo de 90 minutos e a meia-tarifa aos sábados e domingos, além da primeira via ser gratuita”, declarou o gerente administrativo da ATUV, Zari Moreira, apontando que a primeira emissão do cartão é gratuita.

Morre o pai do pianista conquistense Ricardo Castro

0

Publicado por Editor | Colocado em Bahia, Vit. da Conquista | Data: 24 fev 2017

da Redação

Faleceu em Salvador, na última 3ª feira (21), o empresário Alberto (80), pai do pianista internacional Ricardo Castro atual diretor do Projeto Neojiba.

Na foto, ao centro, Alberto aparece ao lado do filho por ocasião da homenagem ao pianista conquistense, diretor fundador do Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), na qualidade de maestro. Ricardo Castro, foi homenageado, no Teatro Castro Alves, com a mais alta condecoração do legislativo baiano, a Comenda Dois de Julho. A cerimônia que o homenageado aparece com o pai, contou ainda com a participação do então secretário de Justiça e Direitos Humanos, Geraldo Reis, que no ato representou o governador Rui Costa.

O corpo foi sepultado em Salvador no mesmo dia. A viúva, empresária mais conhecida como Ana Couro, permanece residindo em Salvador. Ricardo Castro esteve ontem em Conquista e antecipou o retorno para ficar ao lado da sua mãe.

Prefeitura antecipa pagamento dos salários e gratificações retroativas dos servidores

0

Publicado por Editor | Colocado em Economia | Data: 24 fev 2017

Redação

A Prefeitura de Vitória da Conquista antecipou, pelo segundo mês consecutivo, o pagamento dos salários. O dinheiro que, pela lei, deve ser liberado até o último dia útil do mês, já está disponível na conta dos 8444 servidores do município. Na folha referente ao mês de fevereiro também consta o pagamento retroativo das gratificações.

Segundo o secretário de Administração Gildásio Carvalho “o pagamento dos salários será feito rigorosamente em dia, e sempre que possível, antecipado. Neste feriado de carnaval, a intenção foi dar a oportunidade do servidor aproveitar melhor os momentos de lazer com a família”.

Neojiba e Prefeitura iniciam diálogo para expansão do projeto em Conquista

0

Publicado por Editor | Colocado em Cultura | Data: 24 fev 2017

Redação

Uma reunião entre a Prefeitura de Vitória da Conquista e a direção dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba) deu o pontapé nas conversas para a expansão do projeto. A intensão é criar novos núcleos pelo município.

A proposta de ampliar o projeto na cidade também foi apresentada pelo maestro conquistense Ricardo Castro, criador do projeto em 2007. “Toda população abraça o Neojiba, é um projeto de impacto importante. Eu não tinha dúvida sobre a posição do novo governo a respeito da parceria e viemos reafirmar o nosso compromisso, esperamos poder crescer com outros núcleos. Hoje foi um início de discussão para o crescimento das ações e de desenvolvimento social por meio da prática musical na cidade”, destacou.

A intenção do governo municipal é integrar as políticas públicas de desenvolvimento social e de educação a atividades culturais, colaborando para a formação dos jovens. “A gente pode expandir o programa pela cidade e é nosso objetivo ampliar essa parceria. Nosso governo dará toda a atenção e apoio ao Neojiba”, afirmou o prefeito Herzem Gusmão.

Durante a visita, o maestro entregou os últimos relatórios do projeto ao prefeito e falou sobre a experiência transformadora do Neojiba no Estado. Em Conquista, 140 educandos do Conquista Criança participam do projeto.

Linhas de ônibus tem horário alterado para o carnaval

0

Publicado por Editor | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 24 fev 2017

Redação

Devido a programação carnavalesca no centro de Vitória da Conquista, duas linhas do transporte coletivo urbano tiveram seus horários alterados. As mudanças acontecem a partir do domingo (26), até a terça (28). A partir do dia 1º de março (quarta-feira), as linhas voltam ao seu horário normal.

Confira:

R11 – Conveima / Centro

R19 – Rodoviária / Centro

As demais linhas, nesses dias, irão operar com o horário de domingo.

Campanha Salarial: prefeitura inicia rodada de negociação com o Sinserv

0

Publicado por Editor | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 24 fev 2017

Da Redação

Foto: Secom PMVC

O Governo Municipal e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Vitória da Conquista (Sinserv) se reuniram na tarde dessa quinta-feira, 23, no Salão Nobre do Gabinete Civil, para iniciar a rodada de negociação da campanha salarial de 2017. Na oportunidade, foi apresentada pelo Sindicato a pauta de reivindicações.

O Governo Municipal se comprometeu a analisar item a item nos próximos encontros com o Sinserv. A segunda reunião ficou agendada para o dia 13 de março.

O presidente do Sinserv, José Marcos Amaral, informou que no dia 07 de março, durante assembleia da categoria, que será realizada às 9 horas na Câmara de Vereadores, representantes setoriais serão escolhidos para fazerem parte da rodada de negociação.

Brumado: Polícia Civil apreende material em carceragem e impede fuga

0

Publicado por Editor | Colocado em Polícia | Data: 24 fev 2017

Da Redação


Nessa quinta-feira (23), investigadores da Polícia Civil apreenderam material na carceragem da delegacia de Brumado e acabaram impedindo uma fuga.

De acordo com o delegado Leonardo Rabelo, coordenador da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (20ª Coorpin), os investigadores perceberam, no momento da operação, que os presos estavam com uma corda feita com tecidos (“tereza”) e se prepararam para fugir da carceragem da unidade.

Com os detentos, foram recolhidos três telefones celulares e uma quantidade não especificada de maconha.