Resenha Geral: plantão policial com Léo Santos

0

Publicado por Rafael Gusmão | Colocado em Geral, Polícia | Data: 28 jun 2016

DSC_0234

 

Resenha Geral: comentário de Herzem Gusmão

0

Publicado por Rafael Gusmão | Colocado em Comentário de Herzem, Geral | Data: 28 jun 2016

CSC_0112 (1)

Sobem para 14, casos de H1N1 em Vitória da Conquista

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Saúde | Data: 28 jun 2016

por Mateus Novais

H1N1Um boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta terça-feira (28) apontou um novo aumento no número de casos confirmados do vírus influenza A H1N1 em Vitória da Conquista. O novo caso foi registrado na última semana, quando outras três suspeitas foram descartadas. O nome e estado do paciente não foram informados, mas este é o primeiro caso confirmado após o início do inverno.

Com início do período frio na cidade, os moradores devem ficar atentos com a contaminação da gripe H1N1. Nessa época do ano, o risco de contrair a doença é maior, isso porque o vírus costuma se proliferar no clima frio e úmido.

Para evitar a gripe, as pessoas devem tomar alguns cuidados. Como a principal forma de transmissão é pelo contato com superfícies contaminadas, é necessário fazer frequente higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel. Também é importante ficar atento aos sintomas mais comuns da H1N1, que são febre alta, dificuldade de respirar, com dispneia, e tosse seca. A recomendação é que o paciente procure os serviços de urgência logo que os sintomas se manifestem.

Vale ressaltar que duas pessoas já morreram no município com a doença, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde.

PRF de Conquista apreende maior carga de cigarro contrabandeado no país

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Polícia | Data: 28 jun 2016

por Mateus Novais

IMG_0682foto: divulgação PRF

Ao todo foram apreendidos cerca de 800 mil maços de cigarros, equivalente a 16 milhões de unidades, vindos do Paraguai. A apreensão ocorreu na noite dessa segunda-feira (27) em um posto de combustível no distrito de Pé de Galinha, em Vitória da Conquista.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a mercadoria contrabandeada estava em uma carreta de 9 eixos, vinda de Maringa (PR). “Ainda estamos contabilizando, mas, provavelmente, esta é a maior apreensão do ano no país”, informou Ramon Fernandes, inspetor-chefe da PRF de Vitória da Conquista. “pelo que foi apurado até o momento, a carga pertence a uma contrabandista que já está preso no Mato Grosso do Sul por contrabando”, conpletou o inspetor.

Ainda não se sabe qual era o destino da carreta. Todo o material deverá ser encaminhado para a Receita Federal e posteriormente a carga será destruída.

Barra do Choça: Polícia deve pedir prisão de mais três acusados por suposto estupro coletivo

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Polícia | Data: 28 jun 2016

por Mateus Novais

delegadaA lavradora Maria das Graças Silva Santos, de 23 anos, que foi agredida com pauladas e estuprada, ainda se encontra internada no Hospital de Base, em Vitória da Conquista. O crime ocorreu após uma festa de São João, no distrito de Barra Nova, zona rural do município de Barra do Choça.

Por causa das agressões, Maria das Graças teve traumatismo craniano. Foi ela quem denunciou o agressor – que já está preso. Evandro Pinto Matos, 22 anos, que já tem passagens pela delegacia por fruto e tráfico de drogas, alegou que bateu na vítima depois de uma briga, mas as investigações apontam para um possível estupro coletivo. “Um grupo de rapazes pegou essa senhora, agrediu-a violentamente com pauladas, como o próprio flagranteado admitiu”, relata a delegada Gabriela Garrido (foto). “Há comentários na região que ele [Evandro] estava acompanhado de três ou quatro rapazes. Só que ainda não podemos dar detalhes, por conta das investigações e poderemos representar pelas prisões dessas pessoas”, completa a delegada.

A chefe de polícia também afirmou que o principal acusado pelo crime também admitiu ter mantido relação sexual com a vítima, mas alegou que não cometeu estupro. “Mas ela diz que foi estuprada, inclusive ela apresentava sangramento vaginal quando internada, aqui em Barra do Choça”, finalizou a delegada.

Acusado de sequestro morto em confronto com polícia é identificado

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Polícia | Data: 28 jun 2016

por Mateus Novais

IMG_0913O homem acusado de sequestro, morto em confronto com a polícia nessa segunda-feira (27), foi identificado como sendo Paulo Sérgio Paiva dos Santos. Ele e mais dois outros rapazes trocaram tiros com os soldados durante um sequestro no bairro Lagoa das Flores, em Vitória da Conquista.

Paulo Sérgio, que também é conhecido como ‘Desenho’, era morador de Barra do Choça e tinha rendido o proprietário de uma GM S10, em Conquista. Eles conseguiram sacar cerca de R$ 1 mil da vítima antes da polícia militar receber o chamado de socorro e frustrar a ação.

Os três acusados do crime foram encontrados no bairro Primavera, quando abandonaram a vítima e o veículo roubado próximo a um matagal. Paulo Sérgio morreu no Hospital de Base, os sés comparsas foram presos e encaminhados ao presídio Nilton Gonçalves. A vítima, que não teve o nome revelado, passa bem.

Travessia continua difícil próximo ao Atacadão (BR 116)

0

Publicado por Editor | Colocado em Bahia, Vit. da Conquista | Data: 28 jun 2016

da Redação
foto: Tudo Conquista

Atacadão BR 116

A foto traduz com fidelidade o caos na travessia em frente ao Atacadão na Rio – Bahia. Providências vêm sendo solicitadas junto a Via Bahia que permanece sem agir para controlar os conflitos no trânsito naquele trecho de tráfego intenso.

Na foto, lado direito, junto a uma placa, uma empresa instala um radar para controlar a velocidade. Significa que o trânsito ficará mais lento e travado naquele trecho.

Até a chegada da solução definitiva, a tão esperada duplicação da BR-116 – segundo técnicos, o remédio emergencial e provisório seria a imediata instalação de um semáforo.

PMDB, PRB, PTB, PPL e PSC marcam Convenções para o dia 23 de julho no mesmo local

0

Publicado por Editor | Colocado em Política, Vit. da Conquista | Data: 28 jun 2016

da Redação

Convenção

Em reunião que aconteceu no final da tarde desta 2ª feira (27), o PMDB, PTB, PPL, PSC e PRB, decidiram que a Convenção unificada ocorrerá no dia 23/07 no mesmo local que será anunciado em breve. A Legislação Eleitoral determina que as convenções partidárias sejam realizadas no período de 20 de julho a 5 de agosto no ano da eleição municipal.

A decisão foi tomada pelos presidentes Nei Mota (PSC), Esmeraldino Correia (PPL), Dudé (PTB), Pastor Sidney (PRB) e Geanne Oliveira (PMDB). Na Convenção será oficializada a chapa majoritária com Herzem Gusmão (PMDB) e Irma Lemos (PTB), e a coligação na proporcional com o PRB, PSC, PPL e PTB.

Na mesma reunião o coordenador geral da campanha, Marcos Ferreira (ex-diretor da Sudoeste), falou da sua satisfação em ser convidado a coordenar uma campanha na terceira maior cidade do Estado da Bahia.

A definição do local onde será realizada a Convenção dos partidos, bem como a sua preparação e organização, será a primeira tarefa de Ferreira no comando da campanha eleitoral que será iniciada em 15 de agosto.

Candidatos ficam fora do Rádio e TV a partir da próxima 5ª feira

0

Publicado por Editor | Colocado em Política, Vit. da Conquista | Data: 28 jun 2016

da Redação

Radialista

A Justiça Eleitoral impõe aos radialistas do Rádio/TV o afastamento de suas atividades  a partir da próxima 5ª feira, 30 de junho. Os apresentadores de programas, que são candidatos às eleições deste ano, ficam proibidos a participar dos seus respectivos programas, sob pena de cancelamento da candidatura após a convenção partidária.

Vitória da Conquista

Em Conquista o radialista Herzem Gusmão, pré-candidato a prefeito, que apresenta o programa Resenha Geral, e tem participação do Jornal da Cidade da Rádio Clube FM (95,9), terá que se afastar. Outros três que apresentam programas, e que são pré-candidatos a vereador também terão que adotar a mesma postura.  Pedro Massinha e Marcelo Guerra da Rádio Melodia e Edson Peão do Segura Peão da Rádio Clube FM, este último disputará uma vaga na Câmara de Vereadores da vizinha cidade de Belo Campo.

.

Manchetes de jornais desta 3ª feira (28)

0

Publicado por Editor | Colocado em Bahia, Brasil | Data: 28 jun 2016

Jornais Logo– A Tarde: Perícia livra ‘pedaladas’, mas condena decretos

– Tribuna da Bahia: Réveillon de Salvador de 2017 terá 20 atrações

– Correio (BA):  Réveillon de 2017 já tem 2o atrações

– Correio Braziliense: Tensão na Esplanada

– Folha (SP): Perícia vê crime de Dilma em decretos, não nas pedaladas

– O Globo: Pelo menos cinco estados já planejam privatizações

– Estado de Minas: MP investiga 225 mortes em UPA de Santa Luzia

– Jornal do Commercio: Recorde de juros e de endividados no cartão

Deputado Jean Willys participa de seminário sobre diversidade no audivisual, na Uesb

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Educação | Data: 27 jun 2016

por Mateus Novais

IMG_0114

O deputado federal Jean Willys (PSOL) esteve em Vitória da Conquista, nesta segunda-feira (27), participando do Seminário Audiovisual, Política e Diversidade, realizado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Willys é jornalista, professor de Teoria da Comunicação e apresentador do Canal Brasil.

Em sua fala na abertura do seminário, o deputado, que é homossexual, afirmou que o cinema tem o papel de desconstruir preconceitos. “O papel do audiovisual, e, sobretudo, do cinema, é mostrar e desconsertar as pessoas e ampliar sua visão de mundo, por isso que cinema não é telenovela. Telenovela reafirma visões de mundo. O cinema tem esse compromisso de ampliar repertório, de desconstruir preconceitos”, explicou.

“É tão bom a gente ver o mundo de outra perspectiva, tira a gente do nosso lugar. Às vezes a gente se acostuma com os nossos preconceitos e com o falso conforto que ele traz pra gente. Com isso, a gente se torna uma pessoa ruim, desconhecendo a diversidade, desconhecendo o outro, não conhecendo a humanidade do outro. O audiovisual serve pra isso, dilatar, fazer com que a gente se sinta humano”, completou Jean Willys.

Sistema alternativo economiza mais de 100 mil litros de água em um ano

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 27 jun 2016

por Mateus Novais

IMG_4901

Uma ação da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) tomada inicialmente com o objetivo de reduzir o valor das contas de água acabou ganhando ainda mais importância devido à crise hídrica enfrentada pela cidade. Com medidas simples, que começaram a ser tomadas desde maio de 2015, a Câmara economizou 107 mil litros de água durante um ano.

A instituição lançou mão do uso de um dispositivo para evitar o desperdício de água nas caixas de descarga dos vasos sanitários. Foram instaladas nas caixas garrafas PET preenchidas com 1 litro de água. A cada acionamento da descarga, um litro de água é poupado no novo enchimento da caixa. Ao todo, 63 garrafas de 1 litro foram utilizadas para a completa adoção do sistema de economia.

O diretor administrativo e financeiro da Câmara, Junior Félix, responsável pela iniciativa, conta que conheceu o sistema através de um programa de televisão. “É um projeto simples que eu conheci em um programa que assisti, foi um estudante no Rio de Janeiro que idealizou, e eu vi que seria viável implantar na Câmara”, conta.

IMG_1602

Entre os meses de junho de 2014 e maio de 2015, a Câmara gastou 825 m³ de água. Com o sistema, o consumo caiu para 718 m³ entre junho de 2015 e maio de 2016, o que significa uma redução de quase 13%. O total de água economizado é o suficiente para abastecer uma casa com uma família de quatro pessoas durante cinco meses e meio, de acordo com a média de consumo de água no Brasil.

“O dinheiro público, nós temos o dever de economizar”, sentencia Junior Félix. “Hoje é muito importante você fazer um projeto que gera economia tanto no setor privado quanto no público”, completa.

“Nós nos orgulhamos de dar um exemplo para nossa população e fazer essa economia de mais de 100 mil litros de água. A situação não é fácil, mas se cada um fizer a sua parte, nós teremos uma economia extraordinária”, comenta o presidente da Casa, Gilzete Moreira. “Ficamos felizes por este resultado e nós queremos que outros órgãos de Vitória da Conquista, casas, famílias entrem nesse projeto”, disse Gilzete.

Mais economia – Ainda de acordo com diretor administrativo e financeiro da Câmara, em breve será implantado um sistema de captação da água dos aparelhos de ar condicionado. Dentro das projeções do administrador, o sistema vai captar entre 2 e 3 mil litros de água por mês, aumentando a economia de água na Casa.

Suspeito de sequestro morre e dois comparsas são presos

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Polícia | Data: 27 jun 2016

por Mateus Novais

IMG_1652foto: blog do Léo Santos

Um homem morreu e outros dois foram presos durante uma operação da Polícia Militar, no final da tarde desta segunda-feira (27). A ação ocorreu após informações de um sequestro relâmpago no bairro Lagoa das Flores.

Após a denúncia, a polícia deslocou guarnições da Base Comunitária, PETO 77, Rondesp, Ronda Rural e Caesg para fechar o cerco aos acusados. Nas proximidades do presídio Nilton Gonçalves, os bandidos abandonaram a vítima e o veiculo, fugindo por um matagal.

IMG_1828No bairro Primavera, um dos sequestradores trocou tiros com policiais e acabou sendo atingido. Ele foi encaminhado ao Hospital de Base, mas não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo.

Ainda nas proximidades do fato, os outros dois acusados foram capturados próximo ao matagal. Os militares recuperaram ainda certa quantia de dinheiro da vítima, além do veículo e um revólver.

Jovem morre a tiros no Henriqueta Prates

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Polícia | Data: 27 jun 2016

por Mateus Novais

DSC_2065Mais um homicídio foi registrado em Vitória da Conquista. Thomas Batista Silva foi baleado dentro de sua própria residência, no bairro Henriqueta Prates, nas proximidades de um supermercado.

O crime ocorreu por volta das 15h50 desta segunda-feira (27), na Rua C. Segundo informações de testemunhas, Thomas foi chamado pelo nome em casa, ao sair foi executado com vários tiros de Pistola. No local havia capsulas espalhadas e há indícios que foram mais de um atirador.

Thomas é ex-presidiário e tinha várias passagens pela Policia.

Conta de energia: bandeira tarifária continua verde em julho

0

Publicado por Editor | Colocado em Brasil | Data: 27 jun 2016

Da Redação

conta-luzEm julho, não haverá cobrança extra nas contas de luz pelo uso de termelétricas, informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Assim, no próximo mês, a bandeira tarifária permanecerá na cor verde.

Dessa forma, julho será o quarto mês consecutivo sem a cobrança extra na conta de luz, visto que desde abril a bandeira tarifária está na cor verde. A manutenção da bandeira se deve, segundo a Aneel, ao resultado positivo do período úmido (de chuvas), que recompôs os reservatórios das hidrelétricas; ao aumento de energia disponível com redução de demanda (queda no consumo); e à adição de novas usinas ao sistema elétrico brasileiro.

O sistema de bandeiras tarifárias começou a valer no país em janeiro de 2015. O mecanismo foi criado para permitir a arrecadação imediata de recursos para cobrir gastos extras com o aumento do uso de eletricidade produzida pelas termelétrica, cuja energia custa mais caro que a das hidrelétricas porque é produzida pela queima de combustíveis, como óleo e gás natural.

7 mortes foram registradas na estradas baianas durante o São João

0

Publicado por Editor | Colocado em Segurança | Data: 27 jun 2016

Da Redação
foto: divulgação

image_galleryNesta segunda-feira (27), foram divulgados os números referentes à “Operação São João” nas estradas baianas, realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar (PM). As ocorrências da operação foram registradas entre quinta-feira (23) e sábado (25).
No período, a operação de fiscalização conjunta dos órgãos abordou 19.863 pessoas e 10.476 veículos, com 2.219 autuações. Foram contabilizados 59 feridos e 07 mortos em acidentes. Dos 3.156 condutores que fizeram o teste do bafômetro, 70 infringiram a Lei Seca e vão responder ao processo de suspensão do direito de dirigir.

Resenha Geral: plantão policial com Léo Santos

0

Publicado por Rafael Gusmão | Colocado em Geral, Polícia | Data: 27 jun 2016

DSC_0234

Faculdade Maurício de Nassau oferecerá mais 12 cursos em Vitória da Conquista

0

Publicado por Editor | Colocado em Educação | Data: 27 jun 2016

Da Redação

Mauricio-de-nassauA Faculdade Maurício de Nassau, unidade Vitória da Conquista, irá oferecer  mais 12 novos cursos na cidade. A informação foi divulgada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio de portaria no Diário Oficial da União (DOU). Com a aprovação desses novos cursos, a Faculdade passa a ter 29 opções para os estudantes da região, a maior oferta de cursos da cidade, entre as instituições de ensino superior públicas e privadas.

Dentre os novos cursos aprovados, três são tecnológicos: Redes de Computadores (com 120 vagas anuais); Segurança no Trabalho (200 vagas anuais); e Gastronomia (200 vagas anuais). Em bacharelado são Odontologia (180 vagas); Educação Física (240 vagas); Nutrição (240 vagas); Engenharia de Produção (180 vagas); Sistemas de Informação (120 vagas); Biomedicina (200 vagas); Serviço Social (240 vagas); Engenharia Química (200 vagas); e Ciências Biológicas (200 vagas).

Os estudantes interessados em ter acesso ao ensino superior qualificado oferecido pela Faculdade Maurício de Nassau podem utilizar como formas de ingresso o Vestibular Agendado, Portador de Diploma, Transferência Externa e nota do Enem. Os novos cursos somam-se aos outros já ofertados pela unidade, a exemplo de Administração, Psicologia, Pedagogia, Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Arquitetura e Urbanismo, dentre outros.

 

Resenha Geral: comentário de Herzem Gusmão

0

Publicado por Rafael Gusmão | Colocado em Comentário de Herzem, Geral | Data: 27 jun 2016

CSC_0112 (1)

Abrigos artesanais ajudam animais de rua a enfrentarem o frio

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 27 jun 2016

por Mateus Novais

IMG_2590

As baixas temperaturas registradas no inverno de Vitória da Conquista tornou a cidade em uma das maiores consumidoras de cobertores do Nordeste. Mas, o mesmo frio que faz os seres humanos procurarem agasalhos, também aflige os animais. Foi pensando nisso que pessoas ligadas a movimentos de proteção a animais decidiram espalhar pelo município abrigos artesanais para cachorros e gatos abandonados.

IMG_2562As casinhas são feitas de bacias de plásticos, os mesmos utilizados nos trabalhos domésticos. Elas são afixadas umas nas outras e preenchidas com cobertores, tornando um abrigo quentinho para os bichos que vivem nas ruas.

Uma das organizados da ação, Macelle Rangel, explica que as casinhas estão sendo distribuídas em bairros da cidade onde dormem muitos animais abandonados. “Tenho certeza que será de grande ajuda principalmente nos dias como hoje, gelados”, diz Macelle, que também pede ajuda para a construção e mapeamento dos pontos onde as casinhas devem ser colocadas.

“Precisamos de ajuda para confeccionar mais casinhas, com doações de bacias grandes, mantas e lençóis. E contamos com a colaboração para que não sejam destruídas”, completa.

As doações e informações podem ser repassadas na Clínica Espaço Animal.