Shopping Popular só quando comerciantes estiverem regularizados, diz Prefeitura

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 01 out 2014

por Mateus Novais

DSC_1992Sem citar prazos, o atual Governo Municipal informou que o Shopping Popular apenas entrará em funcionamento quando todos os comerciantes deixarem a situação de trabalho informal e passarem à condição de “pessoa jurídica”. Na nota publicada no Blog do Rodrigo Ferraz, a Prefeitura não entra em detalhes sobre o numero excedente de comerciantes cadastrados e como se dará a distribuição dos boxes.

Como foi citado no BLOG DA RESENHA GERAL, 360 pessoas foram cadastradas, mas o Shopping só abriga 302 boxes. Além disso, existem comerciantes que possuem mais de um box. No comunicado, o Governo se ateve apenas em dizer que serão 302 comerciantes beneficiados e que “caberá a eles escolher entre as opções de Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa ou Empresa de Porte Pequeno (EPP)” para cumprir “a principal exigência feita para que eles possam de fato atuar como permissionários no novo espaço”.

A Prefeitura também diz que “os comerciantes poderão migrar para o novo local assim que o processo total de regularização estiver concluído”.

Coelba realiza desligamento no bairro Brasil amanhã (2)

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 01 out 2014

por Mateus Novais

Coelba - Aviso de DesligamentoA Coelba informa aos moradores do bairro Brasil que realizará um desligamento programado no fornecimento de energia elétrica amanhã (quinta-feira, 2), entre as 8h30 e 14h30. Confira as ruas que ficarão sem energia nesse período: Av. Piauí; Av. Boa Vontade; Av. Guanambi; Av. Recife; Rua Aracatu; Rua Nicanor Ferreira; Av. Brumado; Av. Frei Benjamin; Av. Itabuna; Av. Souza Cruz e Av. Teresina.

A Coelba pede que seja desligada a chave geral e que os aparelhos estejam fora das tomadas, mesmo durante o período de interrupção do fornecimento de energia. A empresa comunica que o desligamento é necessário para que técnicos possam realizar, com segurança, serviços de manutenção e melhoramento na Rede Elétrica.

Bandido se passa por carteiro e rouba R$ 100 mil de Posto de Combustível

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Polícia | Data: 01 out 2014

por Mateus Novais 

Sem Título-1Um assaltante, se passado por carteiro, roubou R$ 100 mil de um posto de combustível localizado na Av. Frei Benjamin. A ação ocorreu na última segunda-feira (29), mas foi apenas comunicada nesta quarta.

Segundo um funcionário da empresa, o bandido chegou ao local com o fardamento dos Correios e uma caixa na mão, que seria uma encomenda para entregar no posto. No instante que um dos funcionários assinava o comprovante de entrega, o criminoso anunciou o assalto e o levou até o escritório, onde obrigou a abrir o cofre.

O criminoso fugiu em um veículo que estava o aguardando próximo ao posto, deixando para trás a caixa com a suposta encomenda. Segundo os funcionários, dentro da caixa havia bananas. A equipe da Delegacia de Furtos e Roubos da Polícia Civil está investigando o crime e acredita ter indícios dos assaltantes.

Estudantes conquistenses lançam jornal ecológico, projeto do Ministério Público

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Meio Ambiente | Data: 01 out 2014

por Mateus Novais

2014 09 30 - ECOKIDS - PRINCIPALCrianças de dois a 12 anos de uma escola privada de Vitória da Conquista lançaram, no final da tarde da última terça-feira (30), o Jornal Eco Kids. Participaram do lançamento, o procurador-geral de Justiça Márcio Fahel e a promotora de Justiça Karina Cherubini acompanharam a iniciativa, que integra um dos projetos institucionais do Ministério Público estadual.

A festa de lançamento contou com apresentações musicais e de dança, peça teatral e um telejornal com bancada e repórteres trazendo as informações ao vivo. Segundo gestora do projeto, a promotora de Justiça Regional Ambiental, Karina Cherubini, se não conseguirmos, na atual geração, que estas atitudes sejam adotadas com eficiência, as gerações mais novas, que estão sendo preparadas através da educação ambiental, conseguirá. “Esses ‘alunos repórteres’ representam o ‘sim’ do novo amanhã, com respeito e defesa ao meio ambiente”, afirmou.

O jornal ambiental, que será distribuído para todas as escolas da rede municipal, estadual e particular, é financiado por recursos provenientes de multas de infratores ambientais.

Governo assina autorização de Medicina em Alagoinhas, Eunápolis, Guanambi, Itabuna, Jacobina e Juazeiro

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Educação | Data: 01 out 2014

por Mateus Novais

Medicina MMO secretário estadual da Saúde, Washington Couto, e o secretário Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, Heider Aurélio Pinto, assinaram, nesta quarta-feira (1º), o termo de compromisso para a abertura de cursos de medicina em instituições privadas de seis municípios baianos.

A autorização foi concedida às cidades de Alagoinhas, Eunápolis, Guanambi, Itabuna, Jacobina e Juazeiro. Com o termo assinado, um processo seletivo será aberto ainda neste mês de outubro.

As faculdades selecionadas vão ter o prazo de um ano para fazer a implantação das aulas de medicina. O processo de escolha dos municípios abrangeu desde a necessidade do curso na região até as capacidades para a realização de atividades práticas de ensino.

Convocados no concurso da PM devem ficar atentos a documentação exigida

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Segurança | Data: 01 out 2014

por Mateus Novais

DSC_1577A convocação dos 400 candidatos aprovados no concurso público da Polícia Militar (PM), realizado em 2012, foi publicada no Diário Oficial do Estado do último final de semana. Os convocados devem ficar atentos ao prazo para as apresentações e realizações de exames nas datas e locais indicados no edital de convocação.

É necessária a entrega de documentação exigida e realização de exames pré-admissionais, tais como avaliação psicológica, exames médico-odontológicos e teste de aptidão física, além da investigação social.

Dos 400 convocados, a região de Salvador ficará com 126 e Vitória da Conquista com 38. Os demais serão distribuídos entre as regiões de Juazeiro (37); Feira de Santana (74); Ilhéus (49); Barreiras (38) e Itaberaba (38). Os candidatos ocuparão vagas de praças na PM e Corpo de Bombeiros.

Poções inaugura sua primeira UPA 24h, enquanto Conquista segue em fila de espera

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Saúde | Data: 01 out 2014

por Mateus Novais
foto: Fábio Lopes

upa-2O município de Poções (a 70 km de Vitória da Conquista) passou a contar com sua primeira Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 Horas. A inauguração da UPA 24h foi realizada na noite da última terça-feira (30). Com população de cerca de 50 mil habitantes, o serviço de saúde pretende beneficiar também a população de cidades da região. Antes da solenidade, foi realizado um o show da Banda Reféns da Paixão, logo após, em uma cerimônia, aconteceu o ato de inauguração.

Enquanto Poções é beneficiada com mais um equipamento de saúde, as obras da primeira UPA 24h de Vitória da Conquista, no Senhorinha Cairo, anunciada para iniciar em fevereiro deste ano, ainda nem sairam do papel. A segunda UPA conquistense, que está sendo construída ao lado do Hospital de Base, tinha previsão de entrega em outubro. Esta informação foi passada pela Ascom do Hospital no mês de agosto, durante visita do Conselho Municipal de Saúde; mas até agora não foi entregue.

Nova sede do Ministério Público é inaugurada em Vitória da Conquista

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Justiça | Data: 01 out 2014

por Mateus Novais

005

Foi inaugurada na manhã da última terça-feira (30) a sede própria do Ministério Público do Estado da Bahia em Vitória da Conquista. Localizada na Rua Ministro Hermes Lima, bairro Cidade Universitária, a nova sede da Promotoria de Justiça Regional está instalada em um terreno de 2 mil m², com 859 m² de área construída.

2014 09 30 - SEDE VCA - INAUGURAO 1O prédio do MP conquistense conta agora com 18 gabinetes para promotores de Justiça, duas secretarias processuais, 10 sanitários, uma copa, ampla recepção, estacionamento interno e sala de reuniões equipada com aparelhos audiovisuais e capacidade para até 60 pessoas. O prédio atende aos critérios de acessibilidade e segurança.

O procurador-geral de Justiça Márcio José Cordeiro Fahel, afirmou que investir no Ministério Público é garantir a liberdade do cidadão. “Quando se permite ao Ministério Público a realização destas obras, está-se reconhecendo a necessidade de garantir a ele, a quem a Constituição Federal encarregou de assegurar os principais direitos dos cidadãos, inclusive o regime democrático, que possa cumprir o seu papel”, disse Fahel. Ler o resto do artigo »

Industriários de Vitória da Conquista doam viatura para Polícia Militar

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Segurança | Data: 01 out 2014

por Mateus Novais

DSC_1596Na próxima sexta-feira (03), a Associação das Indústrias de Vitória da Conquista (AINVIC) realizará a entrega de mais uma viatura para a Polícia Militar da cidade. A solenidade se dará às 10h, na sede da SUDIC, no Distrito Industrial.

Esta iniciativa faz arte do Conselho Municipal de Segurança (Conseg), que vem desenvolvendo ações para o fortalecimento e estruturação da PM no município. Esta viatura trabalhará no policiamento da região do Distrito Industrial.

Recentemente, a 78ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) recebeu a doação de mais três veículos (foto). Os carros foram entregues pelo durante as comemorações do aniversário do 9º Batalhão da Polícia Militar da cidade.

Otto Alencar se defende no Facebook

0

Publicado por Editor | Colocado em Política | Data: 01 out 2014

da Redação

OTTOP ALENCAROtto Alencar (PSD), usou o Facebook para apresentar a seguinte justificativa repudiando a atitude “baixa” e “eleitoreira” de divulgar uma fala dele “completamente fora de contexto”, em uma tentiva, segundo ele  “confundir o eleitor”. “As imagens são de uma reunião, na qual tomei a iniciativa de tentar evitar a greve e falei que faria qualquer sacrifício para que não houvesse a paralisação, não por demagogia em busca de votos, mas porque a segurança da população estava acima dos meus interesses pessoais e em toda minha vida priorizei o interesse coletivo. Sempre tive muito respeito pelos professores e policiais”, responde. Otto diz ainda que o desespero do adversário na disputa ao Senado, Geddel Vieira Lima (PMDB) se “transformou em um vale tudo” e pediu aos seguidores que “fiquem atentos para manobras, deturpações, montagens e, em dúvida, se dirijam a meu site ou comparem o meu comportamento com o dele”.

Observando as imagens é difícil acreditar em truncagens e montagens. Otto falou bem no seu estilo para quem o conhece de perto.

Auditoria de pré-eleição confirma nome de Herzem Gusmão em urna eletrônica

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Política | Data: 01 out 2014

Ascom Herzem Gusmão

DSC-0481

A Justiça Eleitoral de Vitória da Conquista realizou na manhã desta quarta-feira (01) a auditoria de pré-eleição, com o objetivo de testar as urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições 2014 no município.

Representantes da Justiça Eleitoral e de partidos políticos e eleitores puderam simular o voto e verificar o boletim da urna, relatório impresso que possibilita ver o resultado de cada sessão de votação. Ao digitar o número de Herzem Gusmão, candidato a deputado estadual (PMDB), foi possível verificar o número e a foto do candidato na urna.

Esse evento, que inclusive contou com a cobertura da imprensa local, pode confirmar a candidatura de Herzem.  “A Justiça Eleitoral, ao realizar ao promover essa ação reafirma que a nossa candidatura está apta e que os eleitores poderão votar em mim, pois meu o número e a foto estão aparecendo na urna, desmentindo os boatos que surgiram na cidade”, comentou Herzem. Ler o resto do artigo »

Presidente do Conquista concede entrevista e fala de motivação do time

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Bahia, Esportes, Vit. da Conquista | Data: 01 out 2014

Da Redação

ederlane-entrevistaO Conquista começou a trabalhar visando a disputa da copa Governador do Estado. Com oito contratações, o time ainda pode receber novos nomes, além do treinador que deve ser anunciado até o início da próxima semana.

Para o presidente Ederlane Amorim, “é hora de corrigir falhas de momentos anteriores, trabalhar muito, estabelecer prioridades, e trazer de novo a alegria para os torcedores que só precisam de motivação e de bons resultados para voltar a frequentar o estádio”. E afirmou que “para nós, este campeonato é uma copa do mundo”.

O presidente lembrou aos atletas que fazem parte do elenco que precisamos ter estímulo para jogar e “como é importante lembrar dos familiares que todos deixaram em casa, representá-los, honrá-los e fazer valer a pena o sacrifício”. Ler o resto do artigo »

Adolescentes são apreendidos por estarem com arma de brinquedo

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Polícia, Segurança, Vit. da Conquista | Data: 01 out 2014

Da Redação

arma de brinquedoDois adolescentes de 15 anos foram apreendidos por policiais militares da 78ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), na Avenida Lapa, bairro Ibirapuera, em Vitória da Conquista. Durante a abordagem, que ocorreu no início da noite de ontem, foi encontrado com os adolescentes de iniciais D. F. S. L., e L. P. S., uma arma de brinquedo semelhante a uma pistola verdadeira.

Os adolescentes, a moto em que eles estavam e a arma foram encaminhados para a delegacia de Polícia Civil.

Justiça Eleitoral lança aplicativo para consulta de local de votação

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Bahia, Justiça, Sudoeste, Vit. da Conquista | Data: 01 out 2014

Da Redação

aplicativo TRECom o objetivo de facilitar o acesso à informação e aperfeiçoar os serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou o aplicativo “Onde votar ou justificar”, para dispositivos móveis – smartphones e tablets. O aplicativo permite ao eleitor consultar o endereço do seu local de votação, de forma rápida e segura, diretamente da base de dados da Justiça Eleitoral. É necessário digitar o nome completo do eleitor, ou a inscrição eleitoral (nº do título de eleitor), sua data de nascimento e o nome da mãe. Essas informações de caráter personalizado são solicitadas para assegurar a origem da pesquisa e preservar os dados do eleitor.

O aplicativo, que já conta com mais de 5.000 mil downloads, permite, ainda, consultar a relação dos locais especialmente destinados ao recebimento das justificativas de ausência à votação em todo o Brasil, por UF e município. Vale lembrar que na Bahia o eleitor que não estiver em seu domicílio eleitoral, pode justificar sua ausência em qualquer seção de votação, pois elas funcionarão como local de recebimento de justificativas.

O programa para plataforma Android e iOS poderão ser baixados gratuitamente nas lojas Google Play e Apple Store. Com informações site TER-BA.

Roubo e recuperação de veículos ontem

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Polícia, Segurança, Vit. da Conquista | Data: 01 out 2014

Da Redação

viatura-sireneOntem,  por  volta  das  22h,  um  jovem  de  23 anos,  informou  para  uma  guarnição  da 78ª CIPM  que teve  sua  motocicleta Honda/POP  100,  placa  NZT  7074,  cor  vermelha,  roubada, na Avenida Guanambi, por  quatro indivíduos  que  estavam  em  um  veículo  Fiat/Pálio,  prata  e  logo fugiram. E ainda nesta madrugada uma  guarnição da PM  deslocou  até  um matagal  no  bairro  Renato  Magalhães  para  verificar  uma  informação  sobre uma  motocicleta  que  estaria  abandonada  no  local.  Era a motocicleta que havia sido roubado horas antes.

Ainda ontem, no período da tarde, uma equipe da 78ª CIPM efetuava rondas  no bairro Brasil quando  deparou-se  com  um  veículo  Fiat/Pálio, placa  NJJ  5669,  cor branca, estacionado de forma irregular e populares informaram que o veículo já estava ali há dois dias. Em consulta à placa verificou-se que o mesmo tinha restrição de roubo ocorrido no dia 28-09-14 cuja vítima foi um homem de 37 anos, e o veículo foi apresentado na delegacia para medidas cabíveis. Ler o resto do artigo »

Corrida da Cidade já está com inscrições abertas

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Esportes, Vit. da Conquista | Data: 01 out 2014

Da Redação

CORRIDA-DA-CIDADEEstão abertas até o dia 6 de novembro as inscrições para a tradicional Corrida da Cidade – competição esportiva promovida pela Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. A corrida tem como objetivos inserir novos atletas no cenário esportivo e promover o intercâmbio entre esportistas profissionais de renome na região.

As inscrições para participar da Corrida da Cidade podem ser feitas gratuitamente, no Ginásio de Esportes Raul Ferraz, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 h e das 14h às 18h. No ato de inscrição, os interessados devem estar munidos da ficha de inscrição e dos documentos solicitados no Edital nº 06/2014.

Poderão se inscrever atletas amadores e profissionais nas categorias masculina e feminina, a partir de 15 anos, residentes e domiciliados em Vitória da Conquista ou em qualquer município da região sudoeste da Bahia. A inscrição e a participação de atletas menores de 18 anos de idade só serão permitidas mediante a apresentação de autorização expressa emitida pelo pai ou responsável direto indicado pelo candidato no ato da inscrição. Os primeiros colocados receberão prêmios em dinheiro e/ou troféu.

Edital nº 06/2014

Ficha de Inscrição

Bancários fazem balanço do primeiro dia de greve

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Geral | Data: 01 out 2014

Da Redação

greve bancários 1º diaO primeiro dia de greve nas 45 cidades que compõem a base territorial do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região contou com uma intensa mobilização da categoria. Até o momento, foram confirmadas 57 agências fechadas nesta terça-feira, 30.

A força da greve se dá, principalmente, pela participação da categoria bancária, que aderiu à paralisação espontaneamente e em grande número.  “O primeiro dia de greve foi muito positivo, principalmente porque houve uma boa adesão dos bancos privados. Espero que a adesão cresça ainda mais nos próximos dias”, afirma a bancária Luiza Viterbo.

Desde o início da Campanha Salarial, a diretoria do Sindicato promoveu reuniões nas agências de Conquista e da região, conscientizando a categoria sobre a importância da participação de cada um neste momento. “Os bancários estão conscientes da importância de se participar do movimento para que nós possamos obter ganhos. Ler o resto do artigo »

Cinco pessoas são vítimas de atentado no Patagônia; duas ficam feridas

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Polícia | Data: 01 out 2014

por Mateus Novais

violencia-urbanaNa tarde desta terça-feira (30), um tiroteio por pouco não termina em tragédia no bairro Patagônia. Dois homens numa motocicleta passaram na Avenida Londrina e atiraram contra um grupo de cinco pessoas. Duas pessoas foram baleadas.

Uma das vítimas, identificada como Mateus, foi atingida na perna, a outra seria um adolescente, o qual teria sido vítima de bala perdida. Os demais alvos dos criminosos conseguiram escapar pulando um muro.

A polícia aponta que estes crimes têm envolvimento com disputa de espaço do tráfico de drogas. Desde a morte do traficante “Pezão”, em junho deste ano, bandidos buscam ocupar espaços em vários bairros de Vitória da Conquista. Os resultados são inúmeros confrontos com trocas de tiros e homicídios.

Otto Alencar diz em vídeo que não precisa de votos de militares da PM e de professores

0

Publicado por Editor | Colocado em Geral | Data: 01 out 2014

da Redação

Otto Alencar tentou transferir a Ebal de Vitória da Conquista para a cidade de Buerarema e é o autor da frase ‘Sonho de Boteco” referência ao aeroporto da cidade

Um vídeo está circulando nas redes sociais (WhatsApp) em que o candidato ao Senado Otto Alencar (PSD) afirma que “não precisa de votos” dos policiais militares nem dos professores. O vice-governador declara aos interlocutores em um trecho da gravação que não está ali para pedir para ninguém votar nele. “Não preciso do voto de policial militar, de ninguém. Do professor, nenhum deles”, declara. “Eu sou julgado pelo povo. Sem bater na porta de ninguém para pedir voto (…) Estou aqui como cidadão, como homem, como uma pessoa que quer ver e sai daqui preocupadíssimo com a situação que vocês me colocam”, justifica.

O candidato Otto Alencar é o mesmo que tentou transferir a EBAl (Cesta do Povo) de Vitória da Conquista para cidade de Buerarema na Bahia. Na época o então deputado federal Vonca Gonçalves, atendendo uma solicitação do programa Resenha Geral da Rádio Clube, apelou para o prestígio do saudoso ACM que desautorizou Otto, e devolveu a central de distribuição de alimentos para Vitória da Conquista.

No ano passado,  ao receber o deputado Jean Fabrício (PCdoB) e uma comissão de representantes de Conquista e região – disse que o aeroporto de Conquista era ‘sonho de boteco’. O fato foi narrado a nossa reportagem por José Maria Caires, presidente do Movimento Conquista Pode Voar Mais Alto.

.

Imprensa nacional dá vitória de Paulo Souto no primeiro turno

0

Publicado por Editor | Colocado em Geral | Data: 01 out 2014

 

Política Livre

Foto: Valter Pontes

Paulo Souto é considerado um dos candidatos a governador que vencerá as eleições no primeiro turno pela imprensa nacional. Em matéria desta terça-feira (30), o jornal O Globo coloca a Bahia entre os 14 estados brasileiros, onde a disputa eleitoral se encerra no próximo domingo, dia cinco de outubro, com a vitória de Souto. O diário do Rio de Janeiro se baseia nas pesquisas realizadas por institutos tradicionais, sérios e de respeitabilidade, como o Ibope e o Datafolha. Em O Globo, Paulo Souto é apontado como um dos candidatos da oposição a governador que vai derrotar o PT nos principais colégios eleitorais do País. Com mais de 10 milhões de eleitores, a Bahia é o quarto estado brasileiro em número de votos. Pelo Ibope, Souto tem 43% das intenções de voto, o que corresponde a 54,4% dos votos válidos contra 45,6% do somatório de todos adversários. A larga vantagem garante ao candidato da coligação “Unidos pela Bahia” a eleição no primeiro turno.