Último debate entre os candidatos a prefeito de Vitória da Conquista acontece nesta noite

0

Publicado por Editor | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 29 set 2016

Da Redação

Eleições-2016Na noite desta quinta-feira (29), aconteceu o último debate entre os candidatos a prefeito de Vitória da Conquista. O debate será realizado e transmitido pela TV Sudoeste, por voltas das 22 horas.

De acordo com as normas da Justiça Eleitoral, são considerados obrigatoriamente aptos a participar candidatos filiados a partido com representação superior a nove parlamentares na Câmara dos Deputados. Dessa forma, foram convidados para o debate seis dos sete candidatos a prefeito de Vitória da Conquista: Arlindo Rebouças (PSDB), Fabrício Falcão (PCdoB), Herzem Gusmão (PMDB), Joás Meira (PSB), José Raimundo Fontes (PT) e Roberto Dias (PDT).

O debate, que terá como mediador o jornalista Judson Almeida, será dividido em quatro blocos com perguntas determinadas e livres, além das considerações finais.

UESB vence etapa regional de Maratona de Programação

0

Publicado por Editor | Colocado em Educação | Data: 29 set 2016

Ascom Uesb

4266roque_catia_equipeouro_rafael-coordregional
Desde 1996, a Sociedade Brasileira de Computação promove a Maratona de Programação. Destinada a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins, o evento tem o objetivo de estimular a criatividade, por meio de um trabalho em equipe, desenvolvendo o potencial dos estudantes para buscar soluções de software e treinar suas habilidades em resolver problemas sob pressão.

A primeira etapa da Maratona acontece na fase regional, na qual diversas equipes de todo o Brasil disputam as vagas da fase nacional. Nesta edição, 779 times foram inscritos, dentre eles 11 da Uesb (três do curso de Ciência da Computação, campus de Vitória da Conquista, e oito do curso de Sistemas de Informação, campus de Jequié). No começo de setembro, os times competiram na etapa regional, realizada na Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), em Vitória da Conquista. O resultado foi, mais uma vez, positivo. O primeiro e o terceiro lugar dessa etapa ficaram com equipes da Uesb, que ainda teve times ocupando a quinta e a sexta colocação no resultado.

Durante cinco horas, os times foram desafiados a resolverem o maior número possível dos oito ou mais problemas propostos pela organização da Maratona. Nas mãos, os alunos só possuíam um computador e material impresso (livros, listagens, manuais). João Andreotti, estudante de Ciência da Computação na Uesb, foi um dos membros da equipe vencedora da fase regional e encarou o desafio depois de muito preparo. “A Maratona é importante para que a gente aprenda a trabalhar em equipe. A gente se reunia às tardes ou aos sábados para treinar, e também alguns professores deram aulas extras que nos ajudaram”, conta Andreotti. Ler o resto do artigo »

Jovem é presa ao transportar cocaína na BR 116; ela estava acompanhada de filha de 3 anos

0

Publicado por Editor | Colocado em Sudoeste | Data: 29 set 2016

Da Redação
foto divulgação PRF

presaNessa quarta-feira (28), uma jovem de 21 anos, que viajava com a filha de 3 anos, foi presa com mais de 4 kg de cocaína na BR-116, no trecho do município de Jequié. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a droga estava dentro de uma caixa embrulhada em papel de presente.

A droga foi encontrada durante uma abordagem a um ônibus que seguia de São Paulo (SP) para Mossoró (RN). Agentes realizavam vistoria no coletivo quando desconfiaram da caixa onde estava a droga, encontrada no compartimento de bagagens do ônibus. Os policiais rodoviários abriram o pacote e encontraram a cocaína divida em quatro tabletes.

Segundo a PRF, após ser identificada como proprietária da cocaína, a jovem foi presa. Aos policiais, ela informou que desconhecia o conteúdo do embrulho e que se tratava de um presente de seu ex-marido para as irmãs dela, que moram em Cajazeiras, na Paraíba.

Ainda conforme a PRF, a jovem foi encaminhada com a droga para a delegacia de polícia da região e o Conselho Tutelar foi acionado para cuidar da criança e tomar as medidas necessárias para o caso.

Menina de 12 anos foi morta por engano, diz polícia

0

Publicado por Editor | Colocado em Polícia | Data: 29 set 2016

Da Redação

menina-morre-conquistaFoto: Divulgação PM

Na noite dessa quarta-feira (28), um crime chocou Vitória da Conquista. Uma menina de 12 anos morreu após ser baleada no bairro Guarani. De acordo com a 77ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), o alvo dos disparos seria um homem que estava com ela no momento do crime.

Testemunhas contaram à polícia que ele estava com a menor, quando dois homens em uma motocicleta branca dispararam quatro vezes contra o ele e a garota foi atingida por um tiro no abdômen. Ainda segundo a PM, o alvo da criminosos tem passagens pela delegacia, mas os crimes não foram detalhados.

Logo após o crime, o homem conseguiu fugir. A menina foi socorrida por uma ambulância do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e encaminhada para o Hospital de Base de Vitória da Conquista, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Até a manhã desta quinta-feira (29), ninguém havia sido preso.

Resenha Geral: plantão policial com Léo Santos

0

Publicado por Rafael Gusmão | Colocado em Geral, Polícia | Data: 29 set 2016

dsc_0234

Resenha Geral: comentário de Dilton Rocha

0

Publicado por Rafael Gusmão | Colocado em Geral | Data: 29 set 2016

dilton

Termina nesta quinta a propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV

0

Publicado por Editor | Colocado em Brasil | Data: 29 set 2016

Da Redação

Eleições-2016-300x223Termina nesta quinta-feira (29), a três dias das Eleições Municipais 2016, a propaganda eleitoral gratuita veiculada no rádio e na televisão. A data também é limite para a promoção de comícios, utilização de aparelhagem de sonorização fixa e realização de debates.

De acordo com o Calendário Eleitoral 2016, até 24 h desta quinta  também se encerra o prazo para realização de “propaganda política mediante reuniões públicas”. Para o caso de comícios de encerramento da campanha, o ato poderá ser prorrogado por mais duas horas.

Na sexta-feira (30), será o “último dia para a divulgação paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral e a reprodução, na Internet, de jornal impresso com propaganda eleitoral. Já na véspera do pleito, sábado (1º), será o último dia para a realização de propaganda eleitoral mediante alto-falante ou amplificadores de som. A distribuição de material gráfico, a promoção de caminhada, carreata, passeata e a utilização de carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos poderão ser realizadas também até 22h.

Ônibus circularão em horário especial no dia da eleição

0

Publicado por Editor | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 29 set 2016

Da Redação

ônibus
No próximo domingo, 2 de outubro, dia das eleições municipais, os ônibus que executam o transporte coletivo em Vitória da Conquista circularão em horário especial. De acordo com a Coordenação Municipal de Trânsito, haverá uma ampliação de 25,3% da frota.

No total, serão 22 veículos reforçando o quantitativo regular dos domingos. Ainda segundo a Coordenação, as linhas vão circular nos mesmos horários em que são distribuídas aos sábados.

Confira as linhas que irão participar da operação especial: Ler o resto do artigo »

Com 44.40%, Herzem lidera intenções de voto em Conquista

0

Publicado por Editor | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 29 set 2016

Da Redação

pesquisa-2016-painel
Nesta quinta-feira (29), foi divulgada mais uma pesquisa eleitoral de Vitória da Conquista. De acordo com os dados divulgados, o candidato a prefeito Herzem Gusmão (PMDB) lidera com folga a corrida eleitoral e venceria no primeiro turno se as eleições fossem hoje.

Segundo o levantamento, realizado elo Instituto Painel Brasil – Informação Comunicação e Planejamento, Herzem Gusmão aparece em primeiro lugar com 44.40%, Zé Raimundo tem 26.30%, em terceiro lugar está Arlindo Rebouças com 5.50%. Já Fabrício aparece com 4.70%, seguido por Joás Meira com 1.70% e Enoque Matos tem 0.30%. Os que não sabem em quem vai votar somam 10.70%. Branco\nulo chegam ao total de 6.40%.

Ainda segundo a pesquisa, que ouviu mil eleitores das zonas urbana e rural, 54% declararam que não mudam mais o voto, 27% ainda podem mudar. Desses 34% afirmaram que poderiam mudar o voto se soubessem que o candidato estivesse envolvido em corrupção; 28,9% em casos de novas propostas; 4,8% se algum candidato o beneficiar pessoalmente. 44,9% acreditam que Hérzem Gusmão vencerá as eleições contra 29,8% que acham que o vencedor será Zé Raimundo. Os demais candidatos juntos não somam 5% de confiança do eleitorado.

O instituto também ouviu o eleitorado sobre cenário de uma provável segundo turno. Num confronto ente Hérzem Gusmão e Arlindo Rebouças, o placar seria de 48,20% para o peemedebista contra 20% do tucano; 31% não souberam responder. Num cenário de enfrentamento a Fabrício, Herzem venceria com 50% dos votos contra 20% do comunista. Num embate com Zé Raimundo, Herzem também venceria com 49,50% dos votos contra 29% que votariam no petista. 21% não souberam opinar.

Justiça Federal suspende atividades por causa da chuva em Conquista

0

Publicado por Editor | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 29 set 2016

Da Redação

DSC_0198Por conta das fortes chuvas que caíram em Vitória da Conquista nesta semana, o expediente no prédio onde funciona a Justiça Federal foi suspenso. Segundo informações da Secretaria de Comunicação Social da Justiça Federal da Bahia, houve infiltração em parte do teto e alagamento em alguns setores, no entanto, nenhum equipamento ou processo foi danificado.

Diante dessa situação, o expediente no prédio foi suspenso por uma determinação administrativa na quarta-feira (28). Ainda de acordo com a Justiça Federal, um engenheiro foi acionado para avaliar a situação do prédio, e deu o parecer para que o local volte a funcionar nesta quinta-feira (29), depois das 12 horas.

Até lá, apenas serviços de urgência são atendidos. As audiências marcadas para o período em que os serviços estiveram suspensos serão remarcados pela Justiça Federal.

 

Com 24 dias de greve, bancários fazem uma das paralisações mais longas desde 2014

0

Publicado por Editor | Colocado em Brasil | Data: 29 set 2016

Da Redação

sindicato
Mais uma rodada de negociação entre bancários e bancos terminou sem acordo. Nessa terça-feira (28), o comando da greve nacional rejeitou a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que ampliaria a oferta de abono para R$ 3,5 mil, com mais 7% de reajuste, extensivo aos benefícios.

Com a recusa, nesta quinta-feira (29), a greve entra no 24º dia. Assim, o movimento grevista se tornou o segundo mais longo desde 2004, quando a paralisação chegou a 30 dias.

Em nota, a Fenaban disse que a proposta para 2016 “garante aumento real para os rendimentos da grande maioria dos bancários e é apresentada como uma fórmula de transição, de um período de inflação alta para patamares bem mais baixos”.

Por sua vez, os sindicatos alegaram que a oferta não cobria a inflação do período e representa uma perda de 2,39% para o bolso de cada bancário. Os bancários querem reposição da inflação do período mais 5% de aumento real, valorização do piso salarial – no valor do salário mínimo calculado pelo Dieese (R$ 3.940,24 em junho) -, PLR de três salários mais R$ 8.317,90, além de outras reivindicações, como melhores condições de trabalho.

 

Manchetes dos jornais desta quinta (29)

0

Publicado por Editor | Colocado em Brasil | Data: 29 set 2016

jornais-logo– A Tarde: Vice-governador de Goiás é baleado durante carretata

– Tribuna da Bahia: Idade mínima da aposentadoria pode passar dos 65 anos

– Correio (BA): Centro de entulhos

– Correio Braziliense: Faroeste goiano nas eleições: três mortos

– Folha (SP): Crise acelera volta dos empregos sem carteira assinanda

– O Globo: Reforma prevê desvincular pensão do salário mínimo

– Estado de Minas: O café mais amargo

– Jornal do Commercio (Recife): Geraldo Júlio chega a 47% dos votos válidos

Sindicatos e movimentos sociais preparam greve geral para esta quinta (29)

0

Publicado por Editor | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 28 set 2016

Da Redação

DSC_0253Nesta quinta-feira (29), sindicatos e movimentos sociais se reunião mais uma vez à greve geral. Em Vitória da Conquista, a concentração será às 9 horas na Praça Barão do Rio do Branco.

O Dia Nacional de Luta, Paralisação e Mobilização é um chamado das centrais sindicais contra a retirada de direitos sociais, políticos e trabalhistas e pelo Fora Temer.  Entres as medidas estão o PLP 257 que acaba com o serviço público, a PEC 241 que congela os gastos públicos por vinte anos e o PLP 4567 que desvincula os royalties do petróleo para educação.

 

A Associação dos Docentes da Uesb (ADUSB), Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (S INDSAÚDE), Sindicato do Magistério Municipal Público (SIMMP), Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Sindicatos dos Servidores Técnicos Administrativos da Uesb (AFUS), Sindicato dos Bancários, Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública da Bahia (SINDILIMP) e Associação dos Professores Universitários da Bahia (APUB) já confirmaram a participação no movimento, em Vitória da Conquista.

FBF divulga data das próximas partidas do Conquista pela 2ª fase do Intermunicipal

0

Publicado por Editor | Colocado em Esportes | Data: 28 set 2016

Da Redação

ECPP
A Federação Baiana de Futebol (FBF) anunciou nessa terça (27) as datas e horários dos próximos confrontos do time do Vitória da Conquista pela segunda rodada do Campeonato Intermunicipal. No primeiro jogo dessa fase, a seleção o Bode irá enfrentar a seleção de Paratinga.

A partida de ida acontecerá no próximo sábado (1º), ás 15 horas, no estádio Municipal de Paratinga. Já o confronto de volta acontece no dia 9 de outubro, ás 15 horas, no estádio Edvaldo Flores.

Havendo empate em pontos ganhos entre duas Seleções, o desempate, para fins de classificação à 3ª fase, se dará através do saldo de gols. Permanecendo a igualdade, a decisão ocorrerá através de cobranças de pênaltis.

Resenha Geral: plantão policial com Léo Santos

0

Publicado por Rafael Gusmão | Colocado em Geral, Polícia | Data: 28 set 2016

dsc_0234

Cartório Eleitoral de Conquista promove ação de incentivo ao ‘Voto Consciente’

0

Publicado por Editor | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 28 set 2016

Da Redação

unnamedNesta quinta (29) a 39ª zona eleitoral (ZE), que atende o município de Vitória da Conquista vai promover uma ação de incentivo ao ‘Voto Consciente’. A ação acontecerá das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas, no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), que fica localizado na Rua Rotary Club, no Centro.

No local, a Justiça Eleitoral deixará à disposição uma urna eletrônica e os cidadãos serão convidados a ‘votar’ respondendo duas perguntas: o que gostaria que fosse melhor na cidade, e, se sabe quem pode qualificar o serviço. Após a votação, um boletim de urna será gerado e os resultados poderão ser consultados.

De acordo com a organização da ação, a iniciativa está alinhada à proposta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e visa estimular os cidadãos a pensar na escolha dos representantes e na consequência do voto.

Brumado: caminhão-tanque carregado com combustível capota; motorista sai ileso

0

Publicado por Editor | Colocado em Sudoeste | Data: 28 set 2016

Da Redação

caminhao_tanqueFoto: Brumado Notícias

Nessa terça-feira (27), um acidente, envolvendo um caminhão-tanque carregado com combustível, aconteceu na cidade de Brumado. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual ( PRE), o veículo capotou na BA-148.

Ainda segundo a PRE, o motorista passava pelo KM-460 da rodovia, quando perdeu o controle do caminhão e capotou. O veículo caiu no acostamento e ficou com os pneus para cima. Com o impacto, a cabine do caminhão ficou amassada.

O caminhão havia saído do município de Dom Basílio com destino a Brumado. O motorista do veículo estava sozinho no momento do acidente e não sofreu ferimentos.

Resenha Geral: comentário de Dilton Rocha

0

Publicado por Rafael Gusmão | Colocado em Geral | Data: 28 set 2016

dilton

TSE alerta sobre o que é proibido nos dias das eleições

0

Publicado por Editor | Colocado em Brasil | Data: 28 set 2016

Da Redação

Eleições-2016No próximo domingo(02), será realizado, em todo Brasil, o primeiro turno das eleições municipais. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a população deve ficar atenta a algumas normas, que proíbem algumas ações.

Arregimentar eleitores ou fazer propaganda de boca de urna é crime e a punição é de detenção de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa no valor de 5 mil a 15 mil. Por outro lado, é permitido a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato, revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos.

Também é proibido o uso de vestuário ou objeto que contenha qualquer propaganda de partido político, de coligação ou de candidato também é proibido aos servidores da Justiça Eleitoral, aos mesários e aos escrutinadores, no recinto das seções eleitorais e juntas apuradoras. Além disso, o TSE destaca que os fiscais partidários, nos trabalhos de votação, somente podem usar crachás em que constem o nome e a sigla da legenda ou coligação a que sirvam, também sendo vedada a padronização do vestuário.

Motorista fica preso às ferragens de caminhão em batida na BR-116

0

Publicado por Editor | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 28 set 2016

Da Redação
foto Blitz Conquista

img_2685O motorista de um caminhão ficou ferido após ficar preso às ferragens do veículo, em um acidente envolvendo outro caminhão, na noite de terça-feira (27), no anel rodoviário da BR-116, em Vitória da Conquista.

A vítima foi retirada pelo Corpo de Bombeiros e socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Geral de Vitória da Conquista. O estado de saúde dele é desconhecido. Já o homem que estava na carona do veículo e era acompanhante do motorista teve escoriações leves. Ele também foi socorrido pelo Samu para o hospital local.

O condutor do outro caminhão não teve ferimentos.