Coordenação de serviços ao controle de zoonoses é anunciada. Governo passado nunca recebeu o grupo

0

Publicado por Editor | Colocado em Saúde, Vit. da Conquista | Data: 24 nov 2017

Tags:,

Da Redação / Foto Dilson Gusmão

Nesta quinta feira (22), na Câmara dos Vereadores, foi anunciada a implantação da Coordenação de Serviços e Apoio no Controle das Zoonoses. A Coordenação foi uma opção da atual gestão, devido à impossibilidade da implantação do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) em sua totalidade, para atender a necessidade de esterilizar cães e gatos em situação de rua, animais sem proprietário e animais de ongs, visando a evolução da saúde pública em Vitória da Conquista.

Dentre algumas autoridades compondo a mesa, Dra Hosana, proprietária do Hospital Veterinário CLIV, relatou que essa luta em favor dos animais dura 18 anos e que a classe entendeu que precisava contar com a política para conseguir o que tanto almejava. “Hoje é um dia de festa e nosso discurso hoje é diferente, é um discurso de ponta pé inicial do CCZ. Essa luta não é individual, é conjunta”, relatou a médica veterinária.

Representando a OAB, Dr. Carlos Eduardo, afirmou que a entidade está para defender o interesse do coletivo. Relatou que o governo antecessor nunca os recebeu, que sempre se negava, mas que o atual prefeito Herzem Gusmão, tem se mostrado muito sensível à causa. Disse ainda que a causa nunca foi levada a sério, mas que o prefeito enxerga a causa com seriedade.

Representando a Secretaria de Saúde, Ramona Cerqueira, enfatizou que o CCZ é um mundo e que a prefeitura já vem fazendo trabalhos com relação à dengue, controle de animais peçonhentos, dentre outros. O CCZ atua também no controle da Doença de Chagas. “Hoje, estamos avançando com a implantação da Coordenação, que irá transformar a saúde pública de Conquista. Iniciaremos com as castrações, mas ao longo do próximo ano as coisas vão acontecer”, afirmou Ramona.

Representando a causa desde o início do seu mandato e à frente da movimentação na câmara em prol a causa animal, o Vereador Sidney mostrou bastante entusiasmo e gratidão aos seus deputados apoiadores da causa e ao prefeito. “Me lembro de estar caminhando contigo Herzem, ainda em campanha política e o senhor afirmou que nós juntos iríamos criar essa Coordenação e hoje o senhor mostra que é um homem de palavra. Hoje vemos um sonho que começa a ser realizado”, afirmou o vereador.

Os comentários estão encerrados.