A partir de janeiro será mais fácil para trabalhador tirar carteira

0

Publicado por Roberto Silva | Colocado em Brasil | Data: 14 dez 2014

Tags:


Correio da Bahia

CArteira Trab. BBO trabalhador vai ter mais facilidade para obter a Carteira de Trabalho. Se antes ele tinha que esperar pelo menos 30 dias para pegar o documento, agora, ele vai sair das agências já com a carteira em mãos.

De acordo com o Ministério do Trabalho, a nova versão digital da carteira vai oferecer mais segurança ao trabalhador, já que, no momento da emissão do documento, o cidadão terá seus dados cruzados com outros bancos governamentais. Isso vai facilitar, posteriormente, o pagamento de benefícios trabalhistas e previdenciários. Fora a Bahia, estados como Rio de Janeiro, Santa Catarina e Ceará já contam com o sistema. Todo o Brasil estará coberto pela plataforma já no próximo mês de janeiro.

Estiveram presentes ao evento a superintendente do SRTE, Isa Maria Costa, o secretário do Trabalho e Emprego, Nilton Vasconcelos, além do ministro do Trabalho, Manoel Dias, que falou da importância da nova Carteira de Trabalho: “Graças a esse avanço, a gente acredita que o trabalhador brasileiro será o principal beneficiado com isso, uma vez que as filas, nesse novo sistema, tenderão a acabar, assim como o tempo de espera para a entrega da nova carteira”.

Contudo, o ministro comentou que, mesmo com todos os esforços feitos pela pasta para a melhoria nos atendimentos, reconheceu que ainda existem pontos que precisam ser mudados: “Temos um déficit de mais de 1.500 funcionários em todo o país, sem contar com alguns problemas na nossa infraestrutura em alguns locais que precisam ser resolvidos. Mas todos os esforços estão sendo feitos nesse sentido, para que o contribuinte possa ter suas solicitações atendidas”.

O aprendiz Cleiton Santana, de 14 anos, foi o primeiro a receber a nova carteira das mãos de Manoel Dias. Mesmo nervoso, o garoto vê a nova oportunidade na vida com muita expectativa: “Espero que este seja o começo de um novo momento pra mim. Eu estou muito feliz e quero logo conseguir minha primeira oportunidade no mercado de trabalho”.

Reivindicação
Durante a solenidade da entrega da primeira Carteira de Trabalho Digital, um grupo de servidores da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) fez um protesto enquanto o ministro Manoel Dias discursava. Dentre outras reivindicações, os funcionários da sede do SRTE pediram melhores condições de trabalho no prédio do órgão e redução da jornada diária. Um grupo exibiu faixas e pediu para que o ministro visitasse as instalações do edifício que fica na Avenida Sete.

A superintendente da SRTE, Isa Maria Costa, disse que o prédio realmente tem um problema quanto à climatização do local e não teria como haver uma manutenção devida, o que atrapalha os atendimentos ao público, além de prejudicar a saúde dos servidores. Um novo local, segundo ela, já estaria escolhido para realocar a todos. No entanto, ela não deu prazo para que isso possa acontecer.

Os comentários estão encerrados.