Aberta temporada de cancelamentos de voos em Vitória da Conquista

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em transporte | Data: 30 abr 2015

Tags:, , ,

por Mateus Novais
foto: Rafael Gusmão

IMG_0430

Com o outono mostrando de verdade sua cara, outro fenômeno, além das temperaturas amenas e dias nublados, chega a Vitória da Conquista: os voos cancelados. Este fenômeno ganha força entre o outono e inverno e caracteriza-se pela grande quantidade de pessoas exercitando sua paciência no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo.

Nesta quinta-feira (30), um voo da Azul Linhas Aéreas foi o primeiro afetado pela estação. Bastou os dias chuvosos com céu nublado aparecerem, que a aterrissagem do voo das 8h50, vindo de Salvador, e, em consequência, a decolagem do voo das 9h15, também para Salvador, ser cancelados. Em contato com a administração do Aeroporto conquistense, o BLOG DA RESENHA GERAL foi informado que, até o momento, somente estes voos foram cancelados e que não há previsão de novos cancelamentos para esta quinta.

Além do tempo instável, o principal causador desses cancelamentos é a ausência de um equipamento de aproximação, chamado ILS (Instrument Landing System), que realiza o balizamento eletrônico da aeronave. Este mesmo equipamento pode ser encontrado, por exemplo, no aeroporto de Campina Grande, na Paraíba, que registrou 532 pousos e decolagens, contra 1.288 de Conquista, entre janeiro e fevereiro deste ano.

Os deputados peemedebistas Herzem Gusmão (estadual) e Lúcio Vieira Lima (federal) anunciou recentemente que estão articulando, junto a Secretaria de Aviação Civil, para a instalação do equipamento no aeroporto local. Segundo os deputados, a maior preocupação é com a quantidade de voos que serão cancelados até o fim do inverno, em setembro.

Os comentários estão encerrados.