Ação Cidadã – Defensoria Pública lança campanha “paternidade responsável”

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Bahia, Vit. da Conquista | Data: 15 ago 2012

Tags:, ,

Da Redação

Com o tema: “Você vai sentir muito orgulho do seu filho. E ele de você”, a Defensoria Pública do Estado da Bahia aproveita o mês em 240 x 320que se celebra o dia dos pais para lançar a ação cidadã – Sou pai responsável. A ação tem como foco sensibilizar os homens e chamá-los à responsabilidade de ser pai.

Aqui em Vitória da Conquista o projeto foi lançado oficialmente nesta segunda-feira (13) e segue até o dia 30 de setembro. Mas é importante ressaltar que a ação cidadã “Sou Pai Responsável” acontece durante todo ano, mas em alguns períodos ela ganha uma força maior, a exemplo do mês dos pais. O serviço é gratuito e para mais informações sobre o programa, a população pode ligar para o Disque Defensoria através do 129.

DIREITO FUNDAMENTAL

A defensora pública geral do Estado da Bahia, Célia Padilha, explica que o principal intuito é “Saber a sua verdadeira identidade genética, quem é o seu verdadeiro pai, é um direito fundamental. Há cinco anos a Defensoria Pública busca reduzir conflitos que envolvem a paternidade, assegurando este direito, sobretudo, a crianças e adolescentes. Desde 2007 já beneficiou com o exame de DNA cerca de seis mil famílias. Partimos da compreensão de que fazer constar o nome do pai no registro de nascimento pode mudar significativamente a vida de uma pessoa, não somente pela pensão alimentícia, mas pela oportunidade do convívio filho-pai, do fortalecimento de vínculos afetivos”.

Com esta Ação Cidadã, defensores públicos e equipe multidisciplinar vão buscar  assegurar o direito de saber a verdadeira identidade genética, através de conciliação extrajudicial dos conflitos familiares que impediram o reconhecimento de paternidade e, se for o caso, da realização de exame de DNA gratuito, evitando que a maioria destas questões pare na Justiça.

Vitória da Conquista

Sede da Defensoria Pública

Praça Estevão Santos (Praça do Fórum), 95, Centro

Fone: (77) 3422-8964

Os comentários estão encerrados.