ADAB promove treinamento para o controle da raiva em herbívoros

0

Publicado por Editor | Colocado em Bahia, Geral, Saúde, Vit. da Conquista | Data: 11 set 2019

Tags:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner_oeste_park.gif

Da Redação

Fonte: Adab.ba

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), realizou novas edições do Treinamento para médicos veterinários da saúde pública e setor autônomo, com ênfase na colheita de material do sistema nervoso central para diagnóstico da Raiva dos Herbívoros e Encefalopatia Espongiforme Bovina – o Mal da Vaca Louca (EEB) -, nas regionais de Vitória da Conquista e Itapetinga, na primeira semana de setembro.

O iniciativa busca ampliar os procedimentos de controle da raiva dos herbívoros e aumentar o atendimento aos casos suspeitos nas unidades veterinárias locais. As palestras foram ministradas pelos fiscais agropecuários Dr. José Neder Moreira Alves (Responsável Técnico Estadual/PECRH) e Dr. Evandro Moraes Silva, do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros PNCRH e Programa Nacional de Prevenção e Vigilância da EEB (PNEEB). “A meta é possibilitar a redução de prejuízos na criação pecuária e diminuir o impacto à saúde pública, já que a raiva e EEB são zoonoses de alto risco para seres humanos”, destaca Neder. Na prática do treinamento, os participantes realizaram a coleta de material do SNC de bovinos.

Realizados desde maio, os treinamentos acontecem em oito unidades veterinárias locais (Teixeira de Freitas, Eunápolis, Miguel Calmon, Irecê, Itabuna, Jequié, Vitória da Conquista e Itapetinga) com 151 profissionais de saúde capacitados, entre os quais 73 médicos veterinários do setor privado e da saúde pública. “As ações atendem à demanda da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) que, em visita técnica realizada em 2014 no estado, verificou a necessidade de maior interação entre os demais agentes de defesa agropecuária e o serviço veterinário oficial”, frisou Rui Leal, diretor de Defesa Sanitária Animal da ADAB

Os comentários estão encerrados.