Agerba intensifica blitz contra vanzeiros e agrada empresas de ônibus na região

0

Publicado por Editor | Colocado em Bahia, transporte, Vit. da Conquista | Data: 29 nov 2015

Tags:, , ,

da Redação
Foto: Arquivo do BRG

VAns

O comércio e prestação de serviço em Vitória da Conquista, especialmente os setores de Saúde e Educação, transformaram a cidade na capital da região Sudoeste da Bahia. A economia da cidade recebe intensa movimentação de municípios de toda região. Aproximadamente 100 municípios injetam recursos nas atividades econômicas do terceiro maior município da Bahia.
O principal transporte é feito através de micro-ônibus e vans que estão sofrendo dura fiscalização da Agerba. O levante do órgão estadual tem se intensificado nos últimos dias e o Governo da Bahia continua inerte – sem esboçar reação para resolver tão grave problema que mexe com a economia de todo Estado. Por que tanto interesse em impedir os vanzeiros de trabalhar? Por que não legalizar uma modalidade de transporte que já é uma realidade no Estado?

A fiscalização da Agerba só agrada os empresários do transporte de ônibus que atendem com muito ineficiência a população regional. “Tem um fiscal truculento e valentão que ameaça e até usa arma para intimidar os vanzeiros”, disse um membro de uma cooperativa que não quis ser identificado temendo represálias. A Cootrabis de Vitória da Conquista e a Cootaji da cidade de Jequié (cooperativas) estão trabalhando em defesa da legalização do transporte alternativo na Bahia.

Tramita na Assembleia Legislativa, um PL – Projeto de Lei, que se aprovado, a legalização desta atividade será imediata para melhorar o transporte. O líder do Governo Rui Costa, deputado estadual Zé Neto (PT), garantiu que o Governo tem interesse em resolver o problema. O caso será levado ao líder do governador.

Os comentários estão encerrados.