Agricultoras baianas realizam ato em defesa da emancipação feminina em Conquista

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 09 mar 2015

Tags:, ,

por Mateus Novais
foto: Rafael Gusmão

IMG_0310

Mulheres integrantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) realizaram um ato público em frente à Previdência Social, nesta segunda-feira (9), em Vitória da Conquista. A mobilização faz parte do 1º Encontro Feminista do MPA, que está sendo realizado desde a última sexta na cidade.

IMG_0309O encontro reuniu cerca de 100 mulheres do campo, vindas de todo a Bahia, para discutir a emancipação feminina e a construção do Plano Camponês. Nestes quatro dias, as mulheres realizaram cursos de formação. A Previdência Social foi um dos temas das discussões, com debates em torno das questões relacionadas às mulheres camponesas, como funcionam os benefícios oferecidos pela instituição e como as camponesas os acessam.

A mobilização desta segunda faz pare das ações realizadas em todo Brasil, junto com o conjunto de movimentos que compõe a Via Campesina, “contra os atos de violência do capital e do agronegócio”, explica a coordenação nacional do MPA.

Segundo o movimento, o ato público organizado pelas mulheres camponesas mostra sua força de organização para a transformação. “Somos parte do processo produtivo, que muitas vezes é invisibilizado. Estamos indo para as ruas para lembrar que á mulher é fundamental em qualquer espaço de produção, e que a Soberania Alimentar é nossa bandeira de luta”.

Os comentários estão encerrados.