Alunos do curso de Engenharia Civil do IFBA apresentam projetos na França

0

Publicado por Editor | Colocado em Bahia, Educação, Geral, Vit. da Conquista | Data: 19 jul 2019

Tags:,

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Via-Bahia.png

Vitória da Conquista tem se destacado na última década com grande dinamismo na economia baiana, um dos setores responsáveis por tal dinamismo é o da construção civil, aquecida até mesmo nos períodos de crise, tem se mostrado uma grande geradora de emprego e renda para o município. Mas a atividade não chama atenção apenas pelo desenvolvimento promovido, mas também pela quantidade de entulho provocado pelo material descartado.

Preocupados em dar uma destinação útil e mais sustentável aos rejeitos da construção civil, os estudantes de Engenharia Civil do IFBA campus Vitória da Conquista Bruno Oliveira dos Anjos e Fiacre Mahugnon Aizoun desenvolveram dois projetos de pesquisa de reaproveitamento do vidro e do gesso.

A ideia é que o gesso seja reutilizado nas placas do forro, em molduras e acabamentos; já o vidro, após ser triturado e misturado ao cimento, substitui a areia e dá mais resistência ao concreto. De acordo com o estudante Bruno dos Anjos, além de promover economicidade a obra, o projeto tem uma proposta ambiental, “Aqui em Conquista o gesso é completamente descartado, no aterro sanitário, sem nenhum tratamento e o gesso é o material da Engenharia Civil que mais polui, pois ele tem enxofre na sua composição, poluindo o solo e o lençol freático”, enfatiza.

Desenvolvidos desde abril deste ano sob a coordenação do docente Orley Magalhães de Oliveira, a partir dos bons resultados obtidos, os estudantes decidiram levar os projetos para além dos muros do IFBA, e submeteram os projetos para seleção de um importante evento internacional na área de Educação e Engenharia o ICAEEDU, que este ano foi realizado em Strassburg, na França.

Os projetos foram aprovados e certificados pela Instituição após a apresentação oral do estudante Fiacre Mahungnon Aizoun em junho desse ano: “…nosso projeto foi muito bem recebido, por ser inovador e por despertar a consciência ambiental . Para nós foi uma experiência incrível, pela troca de conhecimentos e contato com pessoas do mundo todo, é um aprendizado que se leva para a vida” , finaliza o estudante.

Para o coordenador dos projetos, o professor de Engenharia Civil do IFBA, Orley Magalhães de Oliveira o empenho dos estudantes traz orgulho e satisfação: “O IFBA tem por prática e filosofia estimular os alunos a desenvolverem projetos de pesquisa, ainda mais aqueles que tenham uma relevância social”, ressalta.

Os comentários estão encerrados.