Ambulâncias do SAMU 192 contará com medicação par vítimas de infarto

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Saúde | Data: 30 jul 2014

Tags:, , , ,

por Mateus Novais

samu1921Uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde, na última segunda-feira (28), inclui um novo medicamento nas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), o trombolítico, para vítimas de infarto. A estimativa é de que esta incorporação reduza em 17% o número de óbitos por infarto.

O trombolítico estará disponível nos veículos que dispõem de Suporte Avançado de Vida, além de profissional médico capacitado para realização da trombólise.

Com a portaria, o Ministério irá repassar o recurso para que os municípios realizem a aquisição. Para tal, a Prefeitura deve indicar leitos de terapia intensiva (UTI tipo II ou III) e leitos habilitados como Unidade Coronariana, além de referenciar um estabelecimento habilitado em procedimentos de hemodinâmica.

As doenças do aparelho cardiovascular são as que mais matam brasileiros hoje. Em 2012, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 84.157 mortes e 59.510 internações por infarto agudo do miocárdio. A expectativa é que, com o medicamento, o SAMU possa salvar até 8.368 pessoas por ano.

Os comentários estão encerrados.