Amendoeiras de Vitória da Conquista apresentam sinais de doença

0

Publicado por Editor | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 13 dez 2013

Tags:, , ,

da Redação

Amendoeira B2

Estudiosos esclarecem que alguns vírus e bactérias podem atacar as amendoeiras e causar algumas doenças. A detecção de certas doenças pode ser realizada através de inspeção visual. Foi o que fez o nosso fotografo que observou sinais de doença em várias amendoeiras da cidade. Galhos e folhas secas representaram os sinais que chamaram atenção da reportagem. Parasitas aparecem em proporção preocupante em árvores na Praça Vitor Brito.

Em muitos casos, a doença em estágio inicial não apresenta sintomas visíveis. A árvore, em alguns casos, pode estar acometida por uma doença sem os  sintomas. Neste caso pode ocorrer até a queda súbita da árvore.

Amendoeiras BVitória da Conquista é uma cidade árida. Não existe nenhum projeto de plantio para compensar a derrubada criminosa de muitas árvores. A Secretaria do Meio Ambiente precisa estar mais presente. Aqui do BRG foi alertado que formigueiros infestaram os eucaliptos do Bosque da Paquera e até agora nenhuma resposta foi dada pelo órgão competente. O caso das amendoeiras e outras árvores merecem atenção especial.

O último e maior plantio de árvores feito na cidade foi ainda na época do prefeito Murilo mármore. A sua mãe, saudosa professora Lizete Mármores, foi uma grande incentivadora e entusiasta do projeto. Muitas pessoas plantaram árvores estimuladas por ela.

Foto: Rafael Gusmão (BRG)

Os comentários estão encerrados.