ANTT: ameaça desativar trechos ferroviários na Bahia

0

Publicado por Editor | Colocado em Bahia, Brasil, transporte | Data: 17 fev 2016

Tags:, , , , ,

da Redação
foto: Brumado Agora

Trem 2

O Sindferro – Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Ferroviário e Metroviário dos Estados da Bahia e Sergipe voltou a se mobilizar na tentativa de barrar a iniciativa da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres que publicou no Diário Oficial da União no dia 5 de julho de 2013, a Resolução nº 4.131, que autoriza a empresa a proceder à desativação e devolução dos trechos ferroviários em vários estados do Brasil.

Na Bahia a linha Alagoinha/Aracaju já foi desativada. O temor do Sindicato, é que caso seja concretizada a iniciativa do órgão, as cidades de Brumado, Caculé, Tanhaçu, Urandi, São Felix, Castro Alves, Contendas do Sincorá e outras cidades da Bahia serão afetadas gerando desemprego e abalando a economia do Estado.

Nos países desenvolvidos o modal ferroviário/metroviário é responsável por 60% do transporte de pessoas, e no Brasil apenas 3% de passageiros.

A frota de veículos de carga circulando nas estradas brasileiras chega a quase 2 milhões. Existem 377 mil transportadores autônomos e cerca de 10.500 empresas de transportes o que sobrecarrega as rodovias já congestionadas do Brasil.

O Sinferro enviou correspondência aos deputados da Bahia com apelo para que os parlamentares saiam em defesa de investimentos de infraestrutura ferroviária- para evitar o que seria uma tragédia caso a desativação proposta pela ANTT seja concretizada.

Com informações do Sinferro

Os comentários estão encerrados.