Ariel Sharon terá funeral de Estado na segunda-feira

0

Publicado por Editor | Colocado em Mundo, Política | Data: 12 jan 2014

Tags:, ,

O Globo

O ex-primeiro-ministro de Israel Ariel Sharon, morto neste sábado após oito anos em coma em decorrência de complicações de um grave derrame sofrido no dia 4 de janeiro de 2006, terá um funeral de Estado. Sharon, de 85 anos, estava internado no hospital Tel Hashomer, próximo de Tel Aviv. Segundo a mídia israelense, sua saúde havia se deteriorado nos últimos dias após problemas renais. O funeral com honras oficiais será organizado pelo governo, e espera-se o comparecimento de líderes mundiais. O corpo do ex-premier será velado no prédio do Parlamento antes de ser enterrado em seu rancho no Deserto do Neguev, ao lado de sua mulher, Lily, morta de câncer em 2000.

— Ele partiu quando decidiu partir — disse o filho Gilad Sharon.

 

 Ariel Sharon, no Muro das Lamentações, em 2001 – Foto: AFP

 

O corpo de Sharon chegará ao Knesset, o Parlamento israelense, em Jerusalém, no domingo, e o público estará convidado a prestar suas homenagens ao ex-premier das 12h às 18h (horário local). Uma cerimônia será realizada na segunda-feira no Knesset às 10h, seguido de um funeral às 14h30 no rancho Negev.

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, representará o país americano na cerimônia em tributo ao ex-general israelense. Sergey Lavrov, Ministro das Relações Exteriores da Rússia, e o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair também já anunciaram que estarão presentes no funeral.

Os comentários estão encerrados.