Assaltos assustam estudantes da Ufba

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Educação | Data: 08 ago 2016

Tags:, ,

por Mateus Novais

ufba

Na manhã desta segunda-feira (8), um grupo de estudantes da Ufba de Vitória da Conquista bloquearam parte da Avenida Olívia Flores em protesto aos constantes assaltos na região da universidade. Os discentes apontam a falta de segurança, iluminação, e, principalmente, o difícil acesso aos ônibus do transporte coletivo como facilitador das ações dos bandidos.

“Há muito tempo sofremos com a falta de ônibus que façam esse trecho, com a falta iluminação e segurança pública”, aponta o movimento estudantil da Ufba. “Somos restringidos de utilizar a Universidade no período da noite, e quem o faz, corre o risco de ser assaltado ou violentado, como aconteceu no dia 4 de agosto, que houve um arrastão nesse trajeto. E este, não foi um caso isolado”.

IMG_6012Os estudantes ainda afirmam que procuraram as empresas do transporte coletivo, na tentativa de fazer com que todos os veículos que passem pelo Cemae também sigam até a Ufba. “As empresas alegam que não seria lucrativo fazer o trajeto da Ufba, sendo que o trajeto demora aproximadamente 1 minuto e 30 segundos e garante a segurança de todos”.

Através de nota, a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Vitória da Conquista (ATUV) informou que “produzem cerca de 140 atendimentos ao dia à Ufba” e que suas equipes de bordo também correm o risco de serem vítimas de assaltos.

A ATUV também sugere que a administração do campus da Ufba busque “medidas básicas, tais como: melhor iluminação pública, monitoramento por câmeras (postes) aliado à rondas por seguranças na órbita do campus”. “Trata-se de uma questão de segurança pública onde alguns meios é o engajamento público e privado”, aponta.

Os comentários estão encerrados.