Aterro sanitário de Conquista tem data de validade, e Prefeitura busca solução exitosa de Uberlândia (MG()

0

Publicado por Editor | Colocado em Meio Ambiente, Vit. da Conquista | Data: 12 jul 2018

Tags:, ,

da Redação
Fonte: Secom/Prefeitura

Prefeito Herzem Gusmão e comitiva no aterro sanitário de Uberlândia (MG)

O prefeito Herzem Gusmão (MDB), recebeu relatório da Torre dando conta que o aterro sanitário de Vitória da Conquista só processará o lixo produzido na cidade, são 240 toneladas por dia, até dezembro deste ano.

Desde o ano passado que a administração municipal busca experiências exitosas de outros municípios do Brasil.

Nesta quarta-feira (11), o prefeito de Conquista e os secretários Paulo César (Serviços Públicos), Cláudio Cardoso (Industria e Comércio) e a engenheira sanitarista, Márcia Amorim, foram a Uberlândia.

O prefeito Herzem Gusmão recebido  na Prefeitura de Uberlândia (MG), pelo prefeito Odelmo Leão (PP), e ouviu dele que o sistema de tratamento de resíduos sólidos da cidade mineira é um dos mais modernos do País. A única cidade do interior do Brasil a possuir uma usina geradora de energia a partir do gás metano, liberado pela decomposição de lixo orgânico. “Conquista é uma cidade-irmã de Minas Gerais. Estamos à disposição para ajudá-la no que for preciso”, disse o prefeito mineiro.

 

Prefeitos Odelmo Leão (o terceiro da esquerda para direita) e Herzem Gusmão conversam com suas equipes:

“Uberlândia está na vanguarda do saneamento – e isso é muito bom. Estudos comprovam que, para cada um real gasto em saneamento, economizam-se dois em saúde pública”, afirma Eduardo Lima, diretor de energia da empresa de engenharia ambiental Limpebras. “Nossa operação consiste em aterrar resíduos sólidos em aterros sanitários com impermeabilização do solo, proteção do lençol freático e dos aquíferos do entorno. O tratamento do chorume é consequência e o biogás é transformado em energia elétrica”.

 

Os comentários estão encerrados.