Audiência Pública trata da construção da Barragem do Rio Catolé

0

Publicado por Editor | Colocado em Sudoeste, Vit. da Conquista | Data: 17 maio 2013

Tags:, , ,

da Redação

Audiência Pública Barragens 17 05 2013 049O projeto de construção das barragens dos rios Pardo e Catolé para garantir segurança no abastecimento humano, em Vitória da Conquista, foi tema de audiência pública, na Câmara de Vereadores, na manhã desta sexta (17). Durante o evento, o superintendente de Projetos da Embasa, Arnor Fernandes, revelou que a licitação para contratação da empresa que realizará a obra da Barragem do Rio Catolé deve ser publicada no próximo mês.

Segundo a assessoria de comunicação da Embasa, a Barragem do Catolé será construída a uma distância de 15 quilômetros (km) da atual barragem de Água Fria II, localizada no município de Barra do Choça. Até a conclusão da obra, com prazo previsto de 36 meses a partir da ordem de serviço, as barragens Água Fria I e II passarão a ser alimentadas também pelo Rio Catolé, pois um sistema adutor de 24 km será implantado, em regime de urgência, para bombear 300 litros de água por segundo do rio Catolé para os dois reservatórios e, assim, aumentar a disponibilidade de água para abastecer a cidade. “Esta obra será iniciada em junho e terá um prazo de seis meses para ser concluída”, informou Arnor Fernandes.

A barragem custará R$ 140 milhões e ocupará uma área total de bacia hidrográfica de 761 quilômetros quadrados com espelho d’água de 160 hectares.

Em sua exposição, o gerente regional da Embasa, José Olímpio, ressaltou que, além da obra emergencial e da construção da nova barragem, a empresa também ampliará o SIAA de Vitória da Conquista com a implantação de 140 km de adutora, 122 km de rede de distribuição, construção de novos reservatórios e modernização da estação de tratamento. “Somente para abastecimento humano, a Embasa estará investindo cerca de R$ 236 milhões em Vitória da Conquista”, pontuou. Fonte: Ascom – Embasa

Os comentários estão encerrados.