Autoridades não acreditam no Governo da Bahia – OAB e Conselho Penal cobram solução para o Presídio Nilton Gonçalves

0

Publicado por Editor | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 28 out 2013

Tags:, ,

da Redação

Reunião OAB B

Autoridades demonstraram não acreditar no Governo da Bahia em relação a situação deplorável dos cárceres

Um encontro na Câmara de Vereadores na tarde desta segunda-feira (28) com representantes da OAB –  Subseção de Vitória da Conquista, Conselho Penal, Defensoria Pública, direção do Presídio Nilton Gonçalves para tratar  da  grave situação do presídio Nilton Gonçalves e a retomada das obras da  penitenciária.

O representante da Comissão de Direito Humanos da Bahia,  Luiz Coutinho, em seu pronunciamento disse que o governo não prioriza a construção de novos presídios, porque não dá votos e que muitas pessoas passam anos encarceradas e não tem seus processos resolvidos.

“O governo está anunciado a retomada das obras do novo presídio para maio do ano que vem, enquanto os detentos convivem em local insalubre”, explicou  Coutinho

Já o defensor público Marco Aurélio, disse não acreditar na construção da nova penitenciária. “Creio que seja melhor reformar o Nilton Gonçalves para que os detentos não tenham os seus direitos violados. O povo não tem acesso a saúde, educação e quando comete um crime vivem em uma situação de vergonha. Dá vontade de interditar a unidade e soltar todo mundo”  Quem vai pagar é a sociedade pelos erros dos governos”, sentenciou o defensor público.

O presidente do Conselho Penal foi mais duro:  “O secretário de Segurança Pública veio a nossa cidade várias vezes mentir para nossa sociedade. O governo precisa tirar a venda dos olhos e se sensibilizar”, desabafou o presidente.

O presidente da OAB, Gutemberg Macedo,  lamentou a ausência dos poderes públicos estadual e municipal, destacando que não resolveram ainda os problemas penitenciários de nossa cidade porque não existe vontade política.

Os comentários estão encerrados.