BAHIA JÁ comenta desempenho dos deputados na Assembleia ano 2015

0

Publicado por Editor | Colocado em Bahia, Política | Data: 11 jan 2016

Tags:, , , ,

Por Tasso Franco, da Redação em Salvador

BAhia JáEvidente que cada parlamentar tem um desempenho mais aprofundado e fizemos aqui dar apenas uma geral, com tópicos essenciais

SANDRO RÉGIS

É o líder da bancada da oposição. É a primeira vez que exerce essa função e está se saindo bem. Conseguiu dar uma uniformidade de linguagem à bancada, todo mundo falando a mesma língua em críticas organizadas ao governo, por temas, o que tem deixado a liderança da Maioria com mais trabalho e muitas vezes sem resposta. A bancada está unida, integrada, conseguiu ampliar seu número com Alan Sanches e mantendo Carlos Geilson, originalmente eleitos pelos PSD e PTN, e fez seu papel durante a legislatura.

Régis também evoluiu pessoalmente e deixou de comentar, em plenário, apenas o que saia na midia. Agora, a bancada aborda temas mais abrangentes e conseguiu algumas vitórias com emendas a projetos de lei e denunciando o servilismo da Casa ao Poder Executivo.

Régis também “bate” firme no governador Rui, mas, dentro da ética. Entendo que, por seu trabalho, deveria ter sido escolhido pelos jornalistas credenciados na Casa, um dos melhores da legislatura. Como não fez lobby não entrou na lista. Sei discurso também está mais consistente e sua assessoria de imprensa é competente, ágil e atualizada.

LUCIANO RIBEIRO

É o líder do DEM, parlamentar de primeiro mandato, ex-prefeito de Caculé, foi uma das surpresas positivas do ano. Bom orador, focado em termos no campo jurídico denunciando algumas inconstitucionalidades de projetos do executivo, mereceu ser escolhido um dos melhores da casa pela imprensa. É, na atualidade, um dos melhores tribunos da ALBA e só aborda temas de relevância à sociedade.

Atua também com firmeza na Comissão de Constituição e Justiça e em todos os debates da Casa. Tem boa imprensa.

FÁBIO SOUTO

Filho do ex-governador Paulo Souto e ex-deputado federal. Pela bagagem que tem poderia ter se destacado um pouco mais na Casa, mas, é discreto, fechado e precisa melhorar sua assessoria de imprensa. Seus pronunciamentos são muito lineares e sem atrativos para se tornarem noticias.

PABLO BARROZO

Um dos mais duros críticos ao governador Rui Costa. Fala direto, sem papas na língua e aborda o âmago das questões. Considera Rui incompetente e seu governo pior ainda. Vem lá de Barreiras, mas tem apoio de ACM Neto na capital, que o teria ajudado no lobby para ser um dos destaques do ano pela imprensa da Casa. É um deputado presente, sempre, nos debates com muita virulência.

TOM ARAÚJO

Parlamente da região de Conceição do Coité. Se Zé Raimundo é o ‘gentelman’ do PT; Tom é o do DEM. Discreto, educado, é comedido nas críticas ao governo e mesmo na política do seu município, hoje, comandada por um prefeito petista. Tentou, de todas as formas, desde a legislatura passada sensibilizar o governo para a situação critica das estradas na região do Sisal, mas não conseguiu. Hoje, a pior estrada da Bahia é a Coité-Riachão.

TARGINO MACHADO

É o “boca de brasa” da Casa. Seus pronunciamentos contra os governo Rui/Dilma e contra a postura do Parlamento saem fogo para todos os lados. É firme, ousado, às vezes agressivo, sem ferir o Regimento da Casa. É um regimentalista – conhecer do regimento – e só fala baseado nele. Tem base nas regiões de Feira/São Gonçalo e é critico mordaz do líder da Maioria, Zé Neto, e do governo Rui. Uma representação chegou a Mesa pedindo que fosse enquadrado pelo Conselho de Ética por ter destratado um sargento da PM durante protesto de estudantes na Casa. Não prosperou. Tem boa imprensa.

A BANCADA DO PMDB tem seis deputados e seu líder é Pedro Tavares. Segue a liderança maior de Geddel Vieira Lima embora, um dos parlamentares, Alex da Piatã, vote com o governo.

PEDRO TAVARES

É um deputado jovem em segundo mandato e tem crescido no parlamento sendo o lider do PMDB. Usa bem a tribuna, faz criticas consistentes ao governo, em especial pelo que considera abandono do interior, viaja muito e está sempre presente nos debates.

HILDÉCIO MEIRELES

Ex-prefeito de Cairu, escolhido um dos melhores da Casa pela imprensa, de fato, mereceu a láurea. Parlamente centrado, bom orador, tem abordado temas do municipalismo, do turismo de sua região Cairu e Baixo Sul/Valença e da área economia. Entende que o governo de Rui é perdulário e conversador, daqueles que fala uma coisa e pratica outra.

LEUR LOMANTO JR

Caiu em relação ao seu desempenho de 2014. Está mais contido e usou pouco a tribuna da Casa. Mas é um bom parlamentar. Precisa voltar a ter mais ACS Imprensa.

LUCIANO SIMÕES FILHO

Jovem e também boa surpresa, em primeiro mandato, filho do ex-deputado Luciano Simões que o orienta. É quase sarcástico igual ao pai e conseguiu em primeiro mandato emplacar um requerimento de CPI sobre as Obras Inacabadas do Governo no Estado, derrubada pela Mesa. Promete. Fala bem, é equilibrado e tem consistência no que diz.

HERZEM GUSMÃO

Deputado por Conquista entrou na vaga de Bruno Réis, o qual foi para uma das Secretarias da Prefeitura de Salvador. Gusmão é um pertinaz crítico do governo, mas, aborda 100% dos seus pronunciamentos sobre Conquista. Acha o governo péssimo para Conquista e que não cumpre o que promete, vide, em especial o Aeroporto. Cutuca direto Zé Raimundo (e tem troco), seu provável adversário na disputada pela Prefeitura de Conquista. É um parlamente pé de boi trabalhador e osso duro de roer.

ALEX DA PIATÃ

Deputado por Coité e região teve uma boa presença no plenário, nas comissões e suas bases. Apresentou vários projetos na Casa – emplacou um deles – e abordou com destaque o tema do regionalismo entendendo que o governo deve olhar mais para o interior, outras regiões que não seja apenas o Recôncavo. Fez bom lobby e associada a sua atuação foi escolhido destaque pela imprensa.

A BANCADA DO PSDB começou com três deputados – Adolfo Viana, Augusto Castro e Sd Prisco – e terminou a legislatura com 4 deputados – com Carlos Geilson egresso do PTN

ADOLFO VIANA

É o mais destacado deles no plenário e nas comissões. ‘Cri-cri’, critica o governo com muita virulência e às vezes dá a impressão de que está descontrolado ou com raiva. É um bom parlamentar. Cresceu bastante e tem boa imprensa. Precisa passar um pouco mais de equilíbrio emocional nos seus pronunciamentos.

AUGUSTO CASTRO

É um parlamentar equilibrado, de críticas moderadas e com base em Itabuna. Teve uma atuação mais discreta na ALBA em função de sua pré-candidatura a Prefeito de Itabuna.

SOLDADO PRISCO

Marco Prisco chegou a Assembleia eleito pela familia PM e não decepcionou à categoria, a defendo o quanto possível. Quem espera um Prisco mais impetuoso teve que se contentar com um Prisco sóbrio, porém, firme. Pode melhorar.

CARLOS GEILSON

Tem base em Feira de Santana onde também é radialista. Voz firme no plenário com criticas bem dosadas ao governo. É comedido poderia ser mais virtuoso.Tem boa imprensa.

OUTROS PARLAMENTARES DA OPOSIÇÃO

Pelo PRB – José de Arimatéia e Sildevan Nóbrega; PRP – Jânio Natal; PROS – David Rios; PV – Marcell Moraes.

JOSÉ DE ARIMATÉIA

Deputado de boa presença no plenário e nas Comissões. Atua bem na Comissão de Saúde, faz bons pronunciamentos no plenário, e denunciou que a Comissão de Defesa do Consumidor da ALBA não funciona. É ligado a IUR – Igreja Universal do Reino de Deus – com base em Feira de Santana. Tem crescido.

SILDEDVAN NÓBREGA

Atuação discreta mas tem melhorado seu desempenho no plenário com bons pronunciamentos. É também ligado a IURD.

JÂNIO NATAL

Pela bagagem política que tem – ex-prefeito de Porto Seguro e ex-deputado federal – está devendo um melhor desempenho. Quando se pronuncia convence.

DAVID RIOS

É outro que está defendo um melhor desempenho.

MARCELL MORAES

O inquieto e arisco deputado do PV é defensor da causa animal. É um parlamentar sem papas na língua, virulento, firme e que não mede palavras quando ataca adversários, entre eles o governo Rui Costa (que não cuida do quintal de sua casa, o Zoo, e Eduardo Salles.

Os comentários estão encerrados.