Bahia ultrapassa meta e vacina mais de 94% do rebanho contra aftosa

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Bahia, Brasil, Economia, Saúde, Sudoeste, Vit. da Conquista | Data: 21 jul 2015

Tags:, ,

Da Redação

Vitória da Conquista, por exemplo, atingiu a marca de 96,61% de vacinação do rebanho.

Vacinação AftosaO índice da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, realizada durante o mês de maio, em todo o estado da Bahia, alcançou 94,54%. A meta de 90%, exigida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), foi ultrapassada pelo segundo ano consecutivo. Os criadores vacinaram 9.885.252 dos 10.456.646 bovinos e bubalinos existentes no estado.

De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), as regiões de Entre Rios, Cocos, Brumado e Itaberaba alcançaram índices acima de 99%. Também se destacaram as regiões de Itapetinga (97,61%), Itaberaba (97,22%), Irecê (97,06%), seguidas por Teixeira de Freitas (96,89%) e Vitória da Conquista (96,61%). Dados do Sistema Informatizado da Adab mostram que 86% das 278.217 propriedades da Bahia declararam a vacinação no prazo estabelecido.

O diretor-geral da Adab, Oziel Oliveira, acredita na importância desse alto índice de vacinação do rebanho para o bom desempenho da agropecuária no Produto Interno Bruto (PIB). “A defesa é o suporte e passaporte para o sucesso da pecuária baiana. É preciso estar atento à sanidade animal para que nenhuma doença comprometa os rebanhos, com reflexos negativos na renda do produtor e para o agronegócio”. Com informações Ascom-Adab.

Os comentários estão encerrados.