Baixa umidade do ar e calor provocam queimadas em Vitória da Conquista

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Bahia, Sudoeste, Vit. da Conquista | Data: 25 set 2013

Tags:, , ,

Da Redação

Por causa do forte calor, em alguns pontos da cidade já é possível enxergar focos de incêndio. Mas além das queimadas espontâneas é preciso evitar incêndios provocados, considerados crime ambiental.

Queimada BO forte calor nos últimos dias em Vitória da Conquista associado ao tempo seco tem favorecido as queimadas urbanas. A baixa umidade relativa do ar de 26% registrada hoje (25) também é um fator que contribui para o aparecimento das queimadas. Na última terça-feira (23) na cidade era possível ver uma fumaça intensa, vindo da Serra do Peri Peri (foto).

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um nível considerado aceitável da umidade relativa do ar deve estar acima dos 30%. Por isso, os cuidados devem ser ainda maiores nesse período. Calor, baixa umidade do ar e a incidência do sol podem provocar queimadas espontâneas. É preciso que a população também contribua, evitando atear fogo em terrenos e descarte de lixo que possa causar algum tipo de combustão.

Sobre a prática que algumas pessoas têm de atear fogo em terrenos baldios e matagais, ela é considerada crime previsto em lei ambiental e quem pratica o ato está sujeito a processo e multas. Cabe também a consciência de cada um, já que a prática pode provocar incêndios de grandes proporções.

Os comentários estão encerrados.