Bancários avançam para o terceiro dia de greve

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 08 out 2015

Tags:, ,

por Mateus Novais

DSC_0509foto: divulgação

A greve dos bancários chega ao seu terceiro dia e os bancos ainda não apresentaram uma nova proposta para a categoria. Na última quarta-feira (07), o movimento ganhou força, com a paralisação de 72 agências, das 91 que fazem parte da base territorial do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região (SEEB-VCR).

A diretoria do SEEB-VCR ressalta que não há impedimento ao acesso dos clientes e usuários dos serviços bancários aos caixas eletrônicos localizados nas agências. No entanto, “a manutenção dos caixas de autoatendimento é de responsabilidade do banco, não dos trabalhadores, pois, por lei, o único serviço que não pode ser interrompido durante a greve é a compensação”, afirma o presidente do Sindicato dos Bancários, Paulo Barrocas. As reclamações pelo não atendimento devem ser dirigidas aos serviços de ouvidoria dos bancos e no PROCON, o que poderá servir como prova da impossibilidade de ter o serviço realizado.

Ainda assim, o Sindicato não recomenda a utilização dos serviços terceirizados das lotéricas e correspondentes bancários. “Além de não oferecerem o mínimo de segurança para os usuários, estes locais contratam trabalhadores que não possuem os mesmos direitos dos bancários. A terceirização é um mal que reduz salários e precariza os empregos”, afirma Barrocas, sugerindo que estes locais também não apresentam equipamentos e profissionais aptos à prevenção de assaltos.

Diante desse cenário, o presidente do Sindicato convoca a população para apoiar a greve: “Estamos na luta também pelo o fim das filas, pelo atendimento dos clientes em 15 minutos, pelo fim da discriminação no atendimento por tipo de serviço, entre outras reivindicações que só podem ser atendidas com a contratação de mais bancário e com a valorização da categoria”, conclui.

Os comentários estão encerrados.