Barragens de Água Fria I e II voltam a registrar números preocupantes

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Economia, Sudoeste, Vit. da Conquista | Data: 11 jan 2013

Tags:, , , ,

Da Redação

As duas registram média de 80% de sua capacidade. Caso não chova forte nos meses de janeiro e fevereiro, pode acontecer retomada do rodízio de abastecimento de água.

Barragem de àgua Fria IIA seca mais forte enfrentada pela Bahia nos últimos 47 anos continua espalhando seus efeitos. As barragens de Água Fria I e II que abastecem Vitória da Conquista chegaram a registrar um de seus piores índices. A Água Fria I, por exemplo, chegou a secar, já a Água Fria II chegou a registrar apenas 40% do total de sua capacidade. Daí não teve outra saída, a solução foi iniciar um racionamento de água no dia 15 de maio de 2012. Em sistema de rodízio, os bairros de Vitória da Conquista passaram a ficar dois dias com água e dois sem.

As chuvas que caíram durante boa parte do mês de novembro de 2012 foram suficientes para fazer com que a barragem de Água Fria I alcançasse o limite de sua capacidade, enquanto que a Água Fria II chegou a registrar 87%. Desde então o sistema de rodízio de abastecimento de água foi suspenso, mas o racionamento permanece oficialmente.

No mês de dezembro as duas barragens voltaram a registrar quedas consideráveis, cada uma está atualmente com 80% de sua capacidade. A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) voltou a alertar sobre a retomada do rodízio de abastecimento de água caso não volte a chover forte nos meses de janeiro e fevereiro.

Os comentários estão encerrados.