Biblioteca Municipal aumenta o número de usuários e planeja atividades culturais para 2018

0

Publicado por Editor | Colocado em Cultura, Educação | Data: 23 jan 2018

Tags:, ,

da Redação
Fonte: Ascom/Prefeitura (Conteúdo)

A Biblioteca está localizada na extremidade baixa da avenida Jonas Hortélio, no Recreio

A Biblioteca Municipal José de Sá Nunes atendeu mais de 6 mil usuários em 2017, um aumento de 30% em relação à média dos anos anteriores. Não é para menos: os usuários têm encontrado cada vez melhores condições de estudo, farta bibliografia e atendimento cuidadoso e personalizado.

A biblioteca conta com salas de pesquisa (uma delas climatizada e com pontos de internet), sala infantil, sala de literatura e um amplo saguão que pode ser utilizado como auditório. Para melhorar a qualidade do acervo e do serviço prestado, a Prefeitura firmou convênio com a Fundação Pedro Calmon para oficinas de capacitação com servidores, cessão de acervo bibliográfico e outras atividades. Em breve, uma horta comunitária será criada, para proveito de funcionários e usuários. A iniciativa é excelente para quem passa o dia estudando na biblioteca: eles poderão aproveitar a horta para complementar suas próprias refeições, que podem ser preparadas na cozinha de uso comum. Além disso, há o plantio constante de árvores frutíferas no terreno que cerca o espaço.

A biblioteca conta com salas de pesquisa (uma delas climatizada e com pontos de internet)

Para 2018, o gerente Yuri Hatgivagiannis informa que a biblioteca vai oferecer mais encontros para a juventude, relacionados à memória, à identidade, cultura e arte. “Conquista é uma cidade que tem uma identidade específica, própria, mas, com o tempo, com o desenvolvimento e, principalmente, com a vinda de jovens para o polo de educação que se tornou o município, novos costumes foram trazidos. Este fenômeno pode fazer com que os jovens percam as referências da sua própria cultura. Portanto, o Governo acredita que atividades como esta devem ajudar tais estudantes a alcançar o autorreconhecimento”, afirma.

A biblioteca tem, atualmente, cerca de 10.500 leitores cadastrados. O número de visitas, no entanto, é bem menor. De acordo com Yuri, as atividades planejadas para 2018 certamente farão o resgate de parte desse público. Serão desenvolvidos saraus literários, mostras de filmes, palestras e oficinas. Todas essas atividades serão dirigidas, principalmente, para jovens, adolescentes e crianças.

A biblioteca tem, atualmente, cerca de 10.500 leitores cadastrados

Atualmente, a maior parte dos usuários da Biblioteca Pública José de Sá Nunes provém de escolas particulares, do ensino fundamental e superior, em sua grande maioria para fins de estudo e leitura. Em 2017, foram realizados 1.600 empréstimos de livros. A biblioteca funciona de segunda à sexta-feira das oito às dezoito horas, e está localizada na extremidade baixa da avenida Jonas Hortélio, no Recreio.

Os comentários estão encerrados.