Blogueira e ativista cubana chega à Bahia na segunda-feira (18)

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Brasil, Cultura, Política, Sudoeste | Data: 15 fev 2013

Tags:, , ,

Da Redação

Yoani Sánchez chega ao Brasil para o lançamento de um documentário dirigido por um cineasta de Jequié onde ela é uma das personagens de destaque.

Yoani Sánchez mostra o passaporte com entusiasmoA 2ª exibição pública do documentário Conexão Cuba Honduras vai acontecer na segunda-feira (18), no Museu Parque do Saber na cidade de Feira de Santana, na Bahia. Onde deve contar com a presença de Yoani Sánchez, Esdras Amado López (Canal 36 Honduras), Senador Eduardo Suplicy (PT) e outros convidados.

Um grupo de amigos da cidade de Feira de Santana uniram-se e conseguiram arrecadar pouco mais de R$ 1.400,00 (mil quatrocentos reais) e doaram para a compra das passagens da blogueira e jornalista cubana, Yoani Sánchez, que ficou conhecida mundialmente por fazer oposição ao governo de Fidel Castro. As passagens são flexíveis, desta forma Yoani poderá escolher a melhor data para ela. O grupo resolveu fazer a doação porque acompanham a luta da jornalista desde 2010, e ficaram sensibilizados com a causa.

A lei existente em Cuba desde o início do governo Castro em 1960 deixou de valer desde o dia 13 de janeiro de 2013. De imediato Yoani celebrou com entusiasmo a notícia, já que por cerca de 20 vezes a jornalista que é uma ativista renomada mundialmente por defender a democracia tentou sair de seu país de origem, mas não conseguiu, uma vez que o governo Fidel Castro a considera uma ameaça a ordem pública, por isso sempre a manteve como uma espécie de sua prisioneira.

No início de 2012 a ativista foi convidada pelo documentarista de Jequié, Dado Galvão, para o lançamento do documentário “Conexão Cuba Honduras”, o governo brasileiro chegou a autorizar a entrada da cubana no Brasil, no entanto, mais uma vez o governo cubano negou a permissão de saída de Yoani. Na época o caso tomou repercussão mundial. Agora os amigos já têm data para o relançamento do documentário com a presença de todos os envolvidos.

 

Os comentários estão encerrados.