Para a secretária de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Tina Rocha, este ano, a decoração está ainda melhor que no ano passado. “A decoração está ficando muito bonita, estamos muito mais experientes, no ano passado a gente estava chegando, mas ainda assim conseguimos fazer um São João bonito, mas eu acho que esse ano a gente já vai melhorando”.

As bandeirolas no centro da cidade se misturam em cores juninas. A secretária também falou da importância desse tipo de ornamento, que sem bandeirola, é quase como se não fosse São João “Quando entra o 1º de junho acontece um surto, uma síndrome da bandeirola, ninguém pode viver mais sem bandeirola, só toma café com bandeirola, só almoça com bandeirola, só janta com bandeirola. Inclusive o prefeito procura saber onde é que tem bandeirola. Nós temos em vários locais, principalmente nos locais onde vai ocorrer o São João, que é na Nove de Novembro e no Centro Cultural Glauber Rocha”.

Entretanto, esse ano, a beleza da ornamentação da cidade está sendo mais atribuída aos bonecos de São João. A ideia surgiu da secretaria de Comunicação, pela secretária Lu Macário, e a artista Vitória confeccionou. Tina, ressaltou o sucesso que esses adornos fizeram: “As crianças pedem aos pais para saltar do carro ou quem não tem carro, de bicicleta, tira foto com o boneco e eu acho que o ano que vem, nós vamos providenciar mais bonecos, porque até o próprio prefeito está me perguntando se não pode botar mais boneco, mas não dá mais tempo, inclusive de confeccionar”.

O Arraiá da Conquista, este ano, é uma festa de um investimento de R$ 500 mil e terá cerca de 50 bandas se apresentando nos palcos, havendo uma preocupação com a valorização da cultura local. Estão sendo gerados mais de 200 empregos nesse setor.