CAAV é destaque na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Bahia, Saúde, Vit. da Conquista | Data: 22 set 2014

Tags:

Da Redação

caavImplantado em Vitória da Conquista desde 1999, o Centro de Apoio e Atenção à Vida Dr. David Capistrano Filho (Caav), presta atendimento médico especializado e assistência social às pessoas que possuem Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e do vírus do HIV/aids. O órgão, criado e mantido pela Prefeitura de Vitória da Conquista, conta com uma equipe multidisciplinar formada por profissionais como psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e dentistas.

Em 15 anos de atuação, o Caav tem se destacado como um dos principais centros de prevenção e tratamento para pessoas que vivem com o vírus HIV/aids na Bahia. O número de atendimento diário chega a uma média de 400 pessoas, residentes em Vitória da Conquista e oriundas de cidades do sudoeste baiano e do norte de Minas Gerais.

Desde 2007, com o teste rápido de HIV implantado no Centro e em todas as maternidades do município, Vitória da Conquista não registra nenhum caso de criança nascida com o vírus do HIV/aids. Hoje, todas as gestantes inscritas no pré-natal são submetidas ao teste de HIV/Sífilis, uma vez que as equipes das unidades de saúde e que atuam na assistência ao parto estão capacitadas para realizarem o exame, bem como para o protocolo de conduta para as gestantes HIV positivas e crianças expostas ao vírus.

Além do teste rápido de HIV, o Caav também disponibiliza fórmula láctea para crianças de até dois anos, sendo que a distribuição para as crianças entre seis meses e dois anos de idade é feita com recursos próprios do município. O Caav está situado na Praça João Gonçalves, s/n, Centro. Com informações site PMVC.

Os comentários estão encerrados.