Câmara cobra da ViaBahia explicações sobre atraso de obras na BR 116

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 10 jun 2016

Tags:, , ,

por Mateus Novais
fotos: Rafael Gusmão

DSC_0041

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realizou sessão especial nesta sexta-feira (10) para discutir sobre os projetos da Via Bahia no município. A sessão foi proposta pelo vereador Hermínio Oliveira (PPS) e Gilzete Moreira (PSD). Esta foi a segunda vez que o Legislativo realizou uma sessão para discutir o problema.

Hermínio lembrou que desde que foi criada a Comissão para acompanhar os trabalhos da Via Bahia no município houve melhorias, como iluminação nos acessos à Vitória da Conquista e conservação e sinalização na pista. No entanto, o vereador acrescentou que a promessa da duplicação ainda não saiu do papel. “Lutamos pela duplicação da BR 116 no perímetro de Conquista, do 32 km do lado sul e 32 km lado norte na região de Lucaia”. O vereador também cobrou a construção do viadutos no acesso Conquista/Barra, na Região da Urbis VI e o contorno no Atacadão e Assaí, o viaduto na entrada dos Campinhos, região do Jardim Valéria, passarelas no Senhorinha Cairo e uma solução para o bueiro no Nossa Senhora Aparecida.

DSC_0029Em resposta as demandas apresentadas no encontro, o representante da Via Bahia, Carlos Bonini, apontou que a empresa não está conseguindo captar recursos para as obras. Bonini se queixou da falta de recursos disponibilizados pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a realização das obras. “Nós não temos tido esse aporte financeiro do BNDES. Fecharam a torneira para o nosso projeto”, reclamou. Segundo ele, a crise financeira tem provocado a falta de recursos pelo BNDES.

O representante da concessionária também garantiu que remeteu à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) os projetos executivos, contendo os orçamentos para a construção de cinco viadutos em Vitória da Conquista. Um na região do Anel Rodoviário, outro na altura do novo aeroporto. Bonini garantiu que em breve uma passarela será instalada em frente ao Atacadão, a fim de evitar acidentes envolvendo veículos e pedestres. Ele assegurou que uma empresa já foi contratada para implantar a passarela. Sobre o bueiro, ele disse que a realização de uma obra na passagem não é de responsabilidade da Via Bahia, entretanto, sugeriu que a passagem passe a ter mão única de circulação a fim de reduzir o número de acidentes.

A mesa foi composta pelos vereadores proponentes da sessão, Hermínio Oliveira (PPS) e Gilzete Moreira (PSD); Cláudio Gomes, representando o prefeito Guilherme Menezes e o Secretário de Mobilidade Urbana, Luís Alberto Sellmann Moreira; Carlos Bonini e Leandro Macedo, representantes da Via Bahia; Carlos Almeida, representando a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); Leandro Fonseca, representando o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea); e pelo pré-candidato a prefeitura de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (PMDB).

Os comentários estão encerrados.