Câmara debate revitalização do Rio Verruga

0

Publicado por Editor | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 22 ago 2018

Tags:,


banner alfa park

Da Redação
foto: divulgação Ascom Câmara


Nesta quarta-feira (22), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou uma Sessão Especial sobre a Revitalização do Rio Verruga. O Rio, que nasce em solo conquistense, na Reserva de Poço Escuro e deságua no Rio Pardo em Itambé, vem sendo sendo prejudicado pela expansão urbana.

O Rio Verruga já foi apontado com um dos mais poluídos do Brasil, após divulgação de estudo realizado pela fundação SOS Mata Atlântica. Atualmente, a situação não é muito diferente. Segundo dados apresentados na Sessão, a qualidade do Rio Verruga ainda é muito ruim., por isso a necessidade do desenvolvimento de ações que possam revitalizá-lo.

A secretaria de Meio Ambiente, que participou da Sessão, Luzia Lúcia Viera de Oliveira, a prefeitura vem trabalhando para recuperar o Rio. Ela apresentou como exemplo dessa preocupação o decreto nº 18.720. de 25 de junho desse ano, que cria o Parque Ambiental, delimitado pelas faixas marginais desde a borda da calha do leito regular do Rio Verruga, trecho entre a Avenida Bartolomeu de Gusmão e Anel Rodoviário.

Segundo a secretária, esse projeto inclui também um Eco ponto que será utilizado para distribuição de mudas e palestras de educação ambiental. Além disso, ela falou também sobre a ação da prefeitura de plantar mudas de ipê nas margens do rio, que já vem sendo executada. “Vamos restaurar as margens degradadas desse rio”, disse.

Os comentários estão encerrados.