Câmara Municipal festejará 60 anos da Escola Normal

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 07 abr 2015

Tags:, , ,

Ascom Câmara
foto: Taberna da História

Primeira-turma-1952

Acontece nesta quinta-feira (9), na Câmara Municipal de Vitória da Conquista uma Audiência Pública em comemoração ao 60 anos do Instituto de Educação Euclides Dantas (IEED), popularmente conhecido como Escola Normal e uma das principais referências em educação no município. A audiência é de autoria do vereador Hermínio Oliveira (SD) e foi aprovada por toda a Casa.

Inaugurada em 20 de março de 1952, a Escola Normal é fruto de um movimento da sociedade conquistense que exigia a instalação de uma escola normativa na cidade. A escola foi construída com recursos federais e estaduais, o município doou o terreno. Segundo o site Taberna da História, o deputado federal Régis Pacheco e outros parlamentares baianos conseguiram verbas da União no governo do Marechal Eurico Gaspar Dutra, destinados à construção da Escola Normal. Participaram da inauguração o governador Régis Pacheco e o prefeito de Conquista, na época, Gerson Sales.

Para a época, o prédio é considerado um projeto inovador, estruturado com base na ideia de modernidade e progresso. Já prenunciava o que a cidade poderia se transformar a partir dos investimentos em educação, naquele caso, uma instituição formadora de professores. Vitória da Conquista atualmente é considerada um polo educacional, abrigando faculdades particulares e três universidades públicas, um estadual e duas federais.

Em 60 anos de história a Escola Normal preparou milhares de professores e chega aos dias atuais ainda como uma referência em educação.

Os comentários estão encerrados.