Casa de Glauber Rocha é colocada à venda

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 04 out 2016

Tags:, ,

por Mateus Novais

img_0023

Uma notícia triste para a cultura de Vitória da Conquista. A casa onde nasceu um dos mais aclamados cineastas do mundo, Glauber Rocha, foi colocada à venda. A placa do fatídico anúncio demonstra um lamentável descaso do município para com a Memória local.

O nome do cineasta, morto há exatos 35 anos, está em vários cantos da cidade. Do teatro da Uesb a um centro cultural fechado na Avenida Brumado. Outro monumento que homenageia Glauber, também na Avenida Brumado, está completamente abandonado, estampando a ideia de que Glauber, hoje, é uma foto desfocada na memória dos conquistenses.

glauber-rochaA casa onde ele nasceu chegou a ser negociada com a Prefeitura Municipal. “O processo de negociação para a aquisição da Casa Glauber Rocha está em curso. Estamos negociando com a família para que o imóvel passe para o poder do Município e que, ali, se torne um espaço dedicado à Cultura”, chegou a declarar o secretário de Cultura, Nagib Barroso, há cerca de um ano. No entanto, o diálogo não avançou, culminando na entrega do imóvel para a especulação imobiliária.

A mãe do cineasta, dona Lúcia Rocha, falecida em 2014, se esforçou enormemente para manter a lembrança do gênio Glauber viva. Mobilizou a implantação do Espaço Glauber Rocha, em Salvador, da Mostra Cinema Conquista, em Vitória da Conquista, e da casa Tempo Glauber, no Rio de Janeiro. Mas todo este trabalho, infelizmente, não encontra reverberação em Vitória da Conquista.

Na época da morte de Glauber, em agosto de 1981, ela declarou que seu filho “morreu de uma doença chamada Brasil”. Parece que a previsão de Dona Lúcia está correta.

Os comentários estão encerrados.