Casa de Saúde São Geraldo exemplo de controle de infecção hospitalar

0

Publicado por Editor | Colocado em Saúde | Data: 13 out 2014

Tags:, , ,

Por Herzem Gusmão

Casa-de-S.-São-Geraldo

Na semana passada fui a Casa de Saúde São Geraldo visitar a minha sobrinha Jamile que teve uma linda filha. Logo na entrada, até o apartamento, notei a limpeza de todo ambiente. No início da rampa que dá acesso aos apartamentos do primeiro andar uma frase de Shakespeare que chamou a minha atenção. “A eterna vigilância é o preço da segurança, pois alguns devem velar enquanto outros dormem”. A frase está em sintonia com o controle de infecção hospitalar, soube que rigoroso, da administração daquela unidade hospitalar – a terceira mais antiga de Vitória da Conquista.

O Ministério da Saúde prevê que os hospitais devem desenvolver programas de prevenção e controle de infecções hospitalares, que representam grandes riscos para os pacientes. Para que isso ocorra torna-se necessário preparar profissionais da área da saúde a atuar com embasamento científico atualizado nas áreas de microbiologia, epidemiologia, educação e qualidade na assistência à saúde.

A prevenção de infecções hospitalares por todo o mundo depende muito mais da instituição hospitalar e de seus trabalhadores do que dos pacientes, já que ninguém se interna com intenção de contrair doenças dentro do hospital. Os cuidados para não ocorrer elevado número de infecções e sua prevenção e controle envolvem medidas de qualificação da assistência hospitalar, de vigilância sanitária e outras, tomadas no âmbito do município e estado.

Faço esse registro na esperança que outras unidades hospitalares do Estado da Bahia e de Vitória da Conquista sigam este extraordinário exemplo. A infecção hospitalar é hoje um grande desafio para os gestores.

Os comentários estão encerrados.