Caso de sucesso de Medellin na Colômbia será tema de palestra em Ilhéus

0

Publicado por Editor | Colocado em Bahia | Data: 28 jul 2015

Tags:, , , ,

da Redação

CartazPAlestraA cidade de Ilhéus será palco nesta quarta-feira (28), de uma palestra com o tema Caso de Sucesso de Medellin. A palestra terá como tema Caso de sucesso de Medelin, na Colômbia e será ministrada por Jorge Melguizo às 19 horas no Centro de Convenções de Ilhéus. O palestrante foi um ícone na transformação de Medellin de cidade mais violenta do mundo em cidade da cultura e da paz. A iniciativa é do Sebrae.

Nos anos 1990, o índice de homicídios em Medellín, na Colômbia, era assustador: 360 casos para cem mil habitantes. Em 2006, quando Jorge Melguizo já era secretário de Cultura do município, o número baixou para 39 casos a cada cem mil habitantes. A ele, portanto, é dada parte do crédito por ter “revolucionado” a cidade a partir de projetos culturais. Medellín se converteu, nos últimos dez anos, numa referência de palavras positivas: transformação social, mudança e cultura. As armas de Melguizo foram projetos culturais, como os célebres parques bibliotecas, grandes edifícios de arquitetura moderna construídos em espaços públicos com imensas áreas de convivência, livros e tecnologia.

O Brasil possui 5.570 municípios. Na relação das 30 cidades mais violentas tem 11 só da Bahia,  e Vitória da Conquista aparece na preocupante colocação
de 24ª mais violenta.

Os comentários estão encerrados.