Casos de Microcefalia deixam a Bahia em alerta

0

Publicado por Editor | Colocado em Bahia, Saúde | Data: 20 nov 2015

Tags:, ,

Da Redação

dengueCasos de microcefalia podem estar relacionados À zika vírus, dengue e chikungunya, que são transmitidas pelo Aedes Aegypti

Na última semana, O Ministério da Saúde (MS) decretou situação de emergência em todo o Nordeste, pois em pouco mais de três meses já foram registrado 399 casos de microcefalia (doença caracterizada por  má-formação congênita em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada). Para alguns médicos, a elevação no número de casos da doença pode estar relacionada com doenças infectocontagiosas, como zika vírus, dengue e chikungunya.

Apesar do Ministério da Saúde ainda não ter certeza sobre a causa para o aumento da incidência da doença na região, todos os estados do Nordeste estão em alerta, inclusive a Bahia. Principalmente porque no estado baiano o número de casos de zika vírus, dengue e chikungunya são altos.

Por outro lado, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) afirma que o número de registros feitos de microcefalia na Bahia está dentro da média esperada para o ano e é 20 vezes menor do que a quantidade de casos somados em Pernambuco (268).

Ainda assim, houve um crescimento no número de casos de microcefalia no Estado. De janeiro até este mês, a Sesab notificou 13 casos, enquanto que em 2014 foram registrados apenas sete, ou seja, duplicou o número de ocorrências.

 

Os comentários estão encerrados.