Casos novos de AIDS reduziram 3% em Vitória da Conquista

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Saúde | Data: 20 jul 2016

Tags:, , , ,

por Mateus Novais

134266795445609429-HIV-AIDS_blocksO registro de novos casos do vírus HIV/AIDS sofreu uma leve redução nos últimos dois anos em Vitória da Conquista. De acordo com o Centro de Apoio e Atenção à Vida Dr. David Capistrano Filho (CAAV), a taxa de detecção do vírus reduziu de 12 casos por 100 mil habitantes, em 2014, para 11 casos, em 2015. Uma pequena redução de 3% nos casos novos.

“Em Vitória da Conquista, como em todo o país, a gente tem mantido estável o número de casos novos”, afirma a coordenadora do CAAV, Fernanda Aguiar. O CAAV não divulga dados totais de infectados no município, mas aponta que 973 pessoas portadoras do vírus da AIDS realizam tratamento no espaço. Os casos são mais frequentes em homens jovens, entre 20 a 39 anos.

“Os jovens não acompanharam aquele pânico da AIDS nos anos 1980. Hoje, ela criou o status de doença crônica, que tem tratamento gratuito e é possível viver com qualidade fazendo o uso da medicação. Então os jovens não têm o costume de usar o preservativo”, explica a coordenadora do CAAV.

Mesmo com a predominância, o HIV/AIDS não está mais em um grupo, nós encontramos em todos os perfis: homens, mulheres, idosos, jovens, heteros e homossexuais, aponta os dados do CAAV. “Vale reforçar que o uso do preservativo ainda é a melhor medida de evitar a AIDS”, conclui Fernanda.

Os comentários estão encerrados.