Católicos celebram o Domingo de Páscoa em Vitória da Conquista

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 05 abr 2015

Tags:, ,

por Mateus Novais
fotos: Rafael Gusmão

DSC_0283

Católicos de toda Vitória da Conquista estão celebrando, neste domingo (5), a Páscoa. A data é o dia da Semana Santa em que há mais missas, uma celebração tradicional e, ainda assim, atual. Muitas paroquias fazem a procissão do Santíssimo Sacramento de madrugada ou ao entardecer para lembrar que Cristo está conosco.

O Domingo de Páscoa (5) é a celebração da vitória da vida sobre a morte. De origem hebraica, a palavra “Páscoa” significa “passagem” e se referia a uma comemoração dos judeus do Antigo Testamento. Eles lembravam a passagem do Mar Vermelho, muitos anos antes de Cristo, quando Moisés conduziu o povo hebreu para fora do Egito, onde era escravo.

DSC_0292

Neste dia, são celebradas missas festivas durante todo o domingo. A Igreja Católica explica que, se o Sábado Santo é meditativo, o Domingo de Páscoa é o dia das aleluias de alegria.

Na catedral, a missa foi celebrada logo cedo, pelo Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, Dom Luis Gonzaga Pepeu. Os católicos conquistenses lembram a eucaristia, Jesus vivo e presente entre os homens, através do pão e vinhos consagrados.

Os comentários estão encerrados.