CGU aponta falha no sistema de controle de gastos do Pronatec

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Educação | Data: 21 out 2014

Tags:, ,

por Mateus Novais

PronatecFalha no controle dos recursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foram encontradas durante uma auditoria da Controladoria Geral da União (CGU). Os sistemas informatizados do programa do governo federal de incentivo à formação de técnicos não permitiriam a distinção entre alunos com matrícula ativa e os desistentes, além de não ter recebido prestação de contas dos dois primeiros anos de funcionamento dos cursos. O Ministério da Educação negou que haja falha no controle dos recursos gastos.

O relatório da CGU foi revelado pelo jornal “Folha de S. Paulo” (confira a reportagem completa). Segundo o jornal, a auditoria diz que os problemas do programa começam pelo Sistec, sistema que gerencia as matrículas. “A rede de ensino não é obrigada a corrigir os dados do Sistec, que vem apresentando falhas desde a sua implementação, nem é obrigada a apresentar dados fidedignos”, diz o documento.

A meta de 8 milhões de matrículas do Pronatec foi alcançada em agosto e vem sendo usada como trunfo por Dilma. Neste ano, a presidente já participou de pelo menos 11 formaturas do Pronatec — todas em Estados diferentes. Segundo a propaganda eleitoral da petista, trata-se do “maior programa profissionalizante do mundo”. Os auditores, porém, dizem que o sistema não permite o registro dos alunos que desistiram do curso. Tal falha impossibilita precisar quantos recebem a formação.

Os comentários estão encerrados.