Cinto de Segurança que salva vidas

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Bahia, Brasil, Sudoeste | Data: 16 out 2012

Tags:, , ,

Da Redação

Acidente ocorrido na última sexta-feira (12) na BR 330 é um exemplo de que o uso do equipamento de segurança ainda é ignorado. No acidente, várias pessoas foram lançadas para fora de um ônibus. 33 ficaram feridas.

Na última sexta-feira (12), o capotamento de um ônibus intermunicipal ocorrido na BR 330, entre os municípios de Ubatã  e Jequié deixou 33 pessoas feridas. A maioria não usava cinto de segurança e algumas foram lançadas para fora do veículo. O uso do equipamento obrigatório pode fazer toda a diferença no caso de acidentes. A recomendação da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT é de que o equipamento fique visível em cima das poltronas. Os motoristas de ônibus também devem passar por treinamento para orientar os passageiros para usar o acessório.

Segundo especialistas, o uso do cinto é fundamental, porque mantém os passageiros no assento, uma medida de segurança que pode fazer toda a diferença. Dentro de um veículo em movimento, cada passageiro tem seu peso aumentado em três vezes, o que faz com que o corpo seja arremessado em caso de acidentes.

O uso do cinto de segurança é obrigatório também nos ônibus, segundo o Código de Trânsito Brasileiro. A Polícia Rodoviária Federal também realiza essa fiscalização. A falta do acessório de segurança é infração grave, segundo o Código de Trânsito Brasileiro. E resulta em penalidades: o motorista perde cinco pontos na carteira, além de ter que pagar multa equivalente à R$122,00.

Mas a orientação nem sempre é respeitada, como foi o caso do acidente na BR 030 e em casos de ônibus que fazem transporte irregular de passageiros, que sequer possuem o equipamento. Apesar da obrigatoriedade, o uso do cinto de segurança ainda é uma questão de consciência e de respeito à vida.

Os comentários estão encerrados.