Clínica fecha serviço de referência em fisioterapia devido ao baixo valor da Tabela SUS

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em Saúde | Data: 22 Maio 2015

Tags:, ,


por Mateus Novais

DSC_0231

A Clínica SORT, especializada em ortopedia, traumatologia e fisioterapia, encerrou as atividades de fisioterapia nesta sexta-feira (22), depois de mais de duas décadas de funcionamento em Vitória da Conquista. O motivo: a baixa tabela praticada pelos convênios, principalmente pelo SUS.

DSC_0237Fundada em 1992, pelo Dr. René Robles (foto), a clínica tinha o objetivo de oferecer um serviço voltado para a área de Ortopedia Fisioterapia e Reabilitação de maneira acessível, com qualidade. Por 23 anos, a SORT tornou-se uma das mais tradicionais clínicas da região Sudoeste. “Nós estávamos atendendo um contingente muito grande de paciente, do SUS, convênios e particulares. Mas, pelo tipo de qualidade de serviço que oferecemos, tornou-se inviável manter o serviço, porque a remuneração desses procedimentos é muito baixa. Então nós tomamos uma decisão muito bem pensada de fechar ao invés de baixar a qualidade do serviço prestado”, explica Dr. René.

A clínica era uma das poucas opções para o tratamento de pacientes vítimas de Acidente Vascular Encefálico (AVE), Traumatismo Raqui-Medular (TRM), Traumatismo Crânio Encefálico (TCE) e as patologias decorrentes de alterações genéticas, na cidade. O que traz uma perda muito grande, já que uma média de 350 pacientes passava diariamente pelo local, metade destes encaminhados pelo SUS.

DSC_0225

O fechamento do serviço de reabilitação foi marcado com um café da manhã especial aos clientes e amigos. A partir de agora, a SORT atenderá apenas com as atividades clínicas. “Continuamos na área de atendimento de consultório, com o hospital domiciliar (Sudoeste Home Care, implantado em fevereiro de 2000). Sabemos que é uma perda muito grande para a região, mas, infelizmente não tivemos outra opção”, lamenta Dr. René.

Os comentários estão encerrados.