Colégio Estadual José Sá Nunes será homenageado na Câmara pelos seus 50 anos

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Educação, Vit. da Conquista | Data: 20 maio 2015

Tags:, ,


Da Redação

O colégio é uma importante unidade de ensino de Conquista, atende atualmente mais de 1.600 alunos.

Jose-de-Sa-Nunes4-199x300Vitória da Conquista comporta algumas instituições de ensino pioneiras e históricas que ajudaram a consolidar sua vocação para educação. No próximo dia 21 de maio uma dessas entidades será homenageada pela Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) pelos seus 50 anos de existência: o Colégio Estadual José Sá Nunes.

O colégio é uma importante unidade de ensino de Conquista, atende atualmente mais de 1.600 alunos, distribuídos nos três turnos, e oriundos de vários bairros da cidade como, por exemplo, Guarani, Iracema, Sumaré, Aparecida e Ibirapuera. Em cinco décadas já preparou inúmeros jovens que hoje são professores, advogados, administradores, policiais, entre outros.

José Sá Nunes – Segundo o site Taberna da História , José de Sá Nunes foi um dos mais ilustres filólogos brasileiros, autor do “Dicionário Brasileiro” encomendado pela Academia Brasileira de Letras e revisor da Constituição Federal de 1946. Ele nasceu em Vitória da Conquista no dia 7 de junho de 1889 na Rua das Flores, hoje Góes Calmon, e ainda criança foi levado para Jequié. Sá Nunes concluiu os estudou em Salvador, tornando-se advogado. Chegou a ser promotor público e juiz de direito, funções que alcançou via concurso público. Ele também foi professor: em 1939 passaria à condição de titular da cadeira de filologia portuguesa na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP). Sá Nunes chegou a ser considerado também um dos três maiores juristas do Brasil, ao lado de Ruy Barbosa e Carneiro Ribeiro. Com informações Ascom Câmara e site Taberna da História.

Os comentários estão encerrados.