Com a palavra: O Leitor

0

Publicado por Mateus Novais | Colocado em transporte | Data: 04 abr 2015

Tags:, ,

FALTA DE TRANSPORTE COLETIVO: DE QUEM É A CULPA?

por Alexandre Marques 

cidade-verde-vitoria-onibus-151Vejamos como são engraçadas as coisas. Na época da Viação Conquistense, era apenas uma única empresa, ônibus sujos e em péssimas condições. Todos clamavam que queriam a quebra de monopólio do transporte coletivo e mais uma empresa. Assim esperou-se por muito tempo e quando achavam que isso ocorreria, não aconteceu. Saiu a Conquistense, entraram duas novas empresas e mesmo assim, continuou o monopólio.

A Viação Passaredo, chegou e começou a prestar um bom serviço, porém não ficou e não sabemos o porquê. Então tivemos que engolir a Viação Serrana e a Viação Vitória. Ambas, com má administração e péssimo serviço à comunidade. Saiu a Viação Serrana e veio a Viação Cidade Verde que melhorou um pouco.

Hoje Vitória da Conquista conta com essas empresas. Mas, a verdade é que a Viação Vitória deixa a desejar em relação ao serviço que tem obrigação de oferecer. E o poder público, responsável pela concessão, deixa a referida empresa fazer o que quer.

Aliada a uma má administração, a Viação Vitória tem mostrado que não tem condições nenhuma de operar em uma cidade como Vitória da Conquista. São fiscais sem preparo algum, que estão no cargo por conveniência e não competência, presta um serviço de péssima qualidade, tirando ônibus da linha a hora que quer e deixam os passageiros com cara de besta.

Exemplo é o que vem acontecendo na Vila Serrana. Os ônibus sobem até o terminal do bairro, ficam por lá horas e quando descem não passam pela via principal. Fiscais mandam que os motoristas passem pela rua de trás e comecem a cumprir o itinerário a partir da avenida brumado. Outras vezes, nem na Vila Serrana sobem. Quando saem da garagem (que fica no mesmo bairro), sobem até a entrada do bairro e seguem pela Urbis V, não fazendo o itinerário também. A empresa também retira o ônibus que faz a linha Vila Serrana/UESB via FTC deixando apenas um carro na linha. Sem contar que a falta de ônibus nessa citada linha é constante.

Agora vejam, se com dois carros o horário é de hora em hora, imaginem com um único ônibus?

Olhem o que ocorreu: no feriado de sexta-feira (03-03-15), o ônibus que faz linha Vila Serrana/Vila América era para ter saído da Vila Serrana às 16h15. Cheguei no ponto às 16h05 e o ônibus não passou. Cansei de esperar e peguei outro ônibus até o centro, às 16h45. Ao chegar ao centro, descobri que a Viação Vitória havia retirado os ônibus da linha que faz Vila Serrana/Vila América, deixando apenas dois carros fazendo a linha. Passageiros só reclamam com motoristas e cobradores como se a culpa fossem deles.

Diante de todos esses acontecimentos, vem a pergunta: FALTA DE TRANSPORTE COLETIVO, DE QUEM É A CULPA? Da falta de fiscalização e inoperância da Prefeitura pela má administração, ou falta de respeito e descaso por parte da Viação Vitória?

Os comentários estão encerrados.