Começa a 4ª Semana do Bebê em Vitória da Conquista

0

Publicado por Editor | Colocado em Geral, Saúde, Vit. da Conquista | Data: 02 dez 2019

Tags:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é pel.gif

Fotos: Rafael Gusmão

Foi iniciada nesta segunda-feira(02) em Vitória da Conquista, a 4ª Semana do Bebê. O evento integra o conjunto de estratégias do Selo UNICEF – Edição 2017/2020, com apoio da Rede Cegonha e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica).

A programação acontece até o dia 7 de dezembro, e tem o objetivo de mobilizar o município pela garantia da sobrevivência e do desenvolvimento da criança durante seus primeiros anos de vida, período compreendido entre o nascimento e os 6 anos de idade.

A cerimônia de abertura, contou com a assinatura da portaria pelo prefeito Herzem Gusmão, instituindo o grupo gestor da Rede Cegonha Municipal. O prefeito também entregou a chave da cidade para a primeira criança nascida na maternidade do Hospital Esaú Matos neste dia, declarando-o “Bebê Prefeito”.

Na foto, Elizeu santos de Oliveira e Renata Lima de Oliveira, pais da “Bebê Prefeita” desta edição, a pequena Ester Santos de Oliveira.

Este ano, as atividades incluem rodas de conversa, exibição de filmes, visitas técnicas e palestras e serão realizadas em unidades de saúde da zona urbana e rural e também nas unidades dos Cras e Creas.

Confira aqui a programação.

A Semana do Bebê é uma das principais estratégias do UNICEF para assegurar a atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade. Tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros. A cada edição, ocorrem discussões sobre temas como mortalidade infantil, aleitamento materno, gravidez na adolescência, formação de vínculo e estimulação do bebê, por meio da organização de oficinas, atividades lúdicas e culturais.

Nos últimos anos, essa ação também ajudou na formação de novos profissionais das redes de saúde e educação e contribuiu para a melhora no acompanhamento integral e multidisciplinar dos bebês de até 1 ano de idade, no aumento dos índices de amamentação e na diminuição do desmame precoce, tem sido assim em nosso município.

Por isso, que a gestão municipal de Vitória da Conquista tem dado prioridade às crianças de até 06 anos e às suas familias na construção e implementação de uma primeira infância saudavél. Em três anos de gestão municipal podemos observar que a agenda da primeira infância tem sido pauta prioritária e essencial, assim como a nossa base de vida.

A Rede Cegonha é um programa do Sistema Único de Saúde (SUS) e propõe a melhoria do atendimento às mulheres durante a gravidez, o parto e o pós-parto e também ao recém-nascido e às crianças até 2 (dois) anos de idade.
A Rede Cegonha propõe maior disponibilidade de atendimento no pré-natal, garantia de realização de todos os exames necessários, inclusive um exame de ultrassonografia, encaminhamento para atendimento se houver alguma complicação durante a gravidez e vinculação da gestante à maternidade de referência para o parto.
Os profissionais de saúde estarão mais preparados para acolher a gestante e a criança e atendê-la com segurança e o cuidado mais humanizado.

Os comentários estão encerrados.