Começou o processo de lacração e carga das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições da região Sudoeste

0

Publicado por Resenha Geral | Colocado em Bahia, Brasil, Política, Sudoeste, Vit. da Conquista | Data: 03 out 2012

Tags:, , ,

Da Redação

Em Vitória da Conquista, 676 urnas serão utilizadas nas eleições. Parte deste número é de urnas reservas, para caso de quebra ou defeito.

Está sendo realizado em Vitória da Conquista o processo de carga e lacração das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições da cidade. Vitória da Conquista é um polo regional e por isso, outros 26 municípios também lacram e testam as urnas na cidade. Um número que equivale a mais de 2.000 urnas. Máquinas de Caraíbas, Anagé e Barra do Choça foram preparadas na manhã da última terça-feira (2) e já encaminhadas para as cidades.

As mídias que serão utilizadas nas urnas chegam lacradas com os dados dos candidatos e eleitores. A caixa é aberta na frente dos participantes. Um juiz eleitoral, uma promotora, técnicos de urna e representantes dos partidos participam do processo. 214 urnas na 41ª. zona foram preparadas ontem (2) e já estão prontas para funcionamento. As demais zonas eleitorais – 39ª. e 40ª. serão preparadas nos dias de hoje e amanhã (4).

3% das urnas de cada zona passam por um processo conhecido como auditagem. O processo nada mais é do que um teste, para checar se a urna está funcionando corretamente. No fórum eleitoral é realizada uma simulação da votação. Os participantes conferem se as fotos dos candidatos aparecem corretamente. Funcionando, a urna é zerada.

Ao todo, serão utilizadas 676 urnas nas eleições de Vitória da Conquista. Cerca de 20 urnas por zona ficam na reserva, para o caso de quebra ou defeito no momento das eleições. 13 técnicos de urna também estarão de plantão no dia sete de outubro. As eleições acontecem das 8h às 17h do domingo. Como o processo é todo eletrônico, o resultado da eleição é rápido, sai no mesmo dia. A previsão é de que seja divulgado por volta das 20h.

Os comentários estão encerrados.