Comitê Gestor é definido para Plano de Desenvolvimento do programa Cidade Empreendedora

0

Publicado por Editor | Colocado em Vit. da Conquista | Data: 26 jul 2018

Tags:, ,

Da Redação
Fonte:Sebrae

Em parceria, o Sebrae em Vitória da Conquista e a Prefeitura Municipal promoveram, nesta segunda-feira, 23, o primeiro encontro com os componentes do Comitê Gestor do Plano Municipal de Desenvolvimento, dando continuidade ao Programa Cidade Empreendedora.

Na reunião, foram apresentadas as propostas do programa e o diagnóstico que apontou as necessidades do município. O Secretário Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico, Claudio Cardoso, falou sobre o desenvolvimento econômico e social que é gerado em municípios que investem em políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo, citando exemplos dos municípios de Maringá (PR) e Florianópolis (SC). “É sabido que cidades com essas características contam com um sistema de educação mais eficiente, baixo índice de desemprego e ações que promovem o ambiente de negócios, e é isso que almejamos para Vitória da Conquista”, afirmou.

O secretário acrescentou que o intuito da adesão ao Programa Cidade Empreendedora é fazer de Vitória da Conquista um município favorável ao empreendedorismo. “Um ambiente de negócios atrativo, com empresas bem estruturadas, traz benefícios como o aumento da receita, ofertas de produtos e serviços de qualidade, geração de empregos e, para o setor público, melhores condições de implementar políticas sociais sem implicar em aumento de impostos”.

A gerente regional do Sebrae em Vitória da Conquista, Josinete Viana, acrescentou que a formação do Comitê Gestor vai contribuir para a implantação do Plano Municipal de Desenvolvimento. “A ideia é que possamos tornar o ambiente de negócio no município mais favorável e tenhamos mais dinamismo com foco nos pequenos negócios. Teremos alguns eixos baseados na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, que vão definir as nossas ações”, explicou a gerente. “Nesta reunião, vamos montar as comissões para cada um desses eixos de atuação do programa, que serão acompanhados por um consultor do Sebrae para trabalhar a especificidade de cada um desses eixos estratégicos”

Estiveram presentes no encontro e farão parte do Comitê Gestor do Plano Municipal de Desenvolvimento os representantes das secretarias municipais de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico; Agricultura; Serviços Públicos; Finanças; Infraestrutura; Saúde; Educação; e Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. Também integram o grupo representantes da Procuradoria do Município, Membros do Conselho Consultivo, Câmara de Dirigentes Lojistas, Associação Comercial e Industrial, Associação das Indústrias, Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista, Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade, Movimento Pró-Conquistas e Conselho Regional de Contabilidade.

Programa Cidade Empreendedora

O Cidade Empreendedora é um programa do Sebrae para transformação econômica de municípios, voltado para a gestão pública e lideranças locais (prefeitos). Na região Sudoeste, os municípios de Vitória da Conquista, Brumado, Caetité, Poções, Livramento, Ipiaú, Jaguaquara e Itapetinga aderiram ao Cidade Empreendedora.

O programa tem como foco melhorar o ambiente de negócios através da implantação de políticas públicas e ações de desenvolvimento para os pequenos negócios, fazendo com que os benefícios da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas sejam implantados no município. O programa tem, ainda, o objetivo de transformar a realidade local, para que a implementação de políticas públicas promovam, de fato, um ambiente favorável aos negócios, garantindo que mais recursos financeiros circulem localmente.

Os comentários estão encerrados.