Condeúba: mesmo com máquinas próprias prefeitura contrata mais de R$740 mil em horas

0

Publicado por Herzem Gusmão | Colocado em Sudoeste | Data: 21 jul 2014

Tags:, ,

Folha de Condeúba (Reprodução)


Máquina

Conforme noticiado pelo Portal da Transparência do Município de Condeúba, no dia 11 de Julho de 2013, a prefeitura recebeu do Programa de Aceleração do Crescimento uma máquina moto niveladora para a realização de obras e serviços de manutenção em ruas e estradas vicinais.

 Além desta máquina, o município ainda recebeu uma pá carregadeira, conforme publicação em 19 de Agosto de 2013 e uma retroescavadeira, que foi publicado em 28 Maio 2013. Diante da situação das estradas do município, que desde que se encerrou o período de chuvas no fim de Dezembro de 2013, não recebem manutenção adequada, o Jornal Folha de Condeúba decidiu levantar alguns dados com relação a capacidade operacional do município.

Em poder da Prefeitura Municipal, existe um total de 4 máquinas, além de caminhões caçambas e pipas. É um dos municípios da região que possui melhor estrutura para se manter as estradas em boas condições de tráfego.

Manchetes de matérias publicadas no Portal da Transparência de Condeúba

Mesmo com toda o aparato atual, não se vê eficiência na manutenção das estradas principais e vicinais, a exemplo do atraso das aulas no início do ano letivo de 2013 justificado pela atual administração sobretudo pelas estradas fora de condição de tráfego. Ainda há estradas que mesmo se passando mais de seis meses ainda não foram totalmente recuperadas.

O fato curioso é que, posterior ao recebimento das máquinas zero km do PAC, a Prefeitura realizou em 07 de Julho de 2014 a licitação para contratação de serviços de horas de motoniveladora, trator de esteira e retroescavadeira com o valor total de R$ 741.000,00 (SETECENTOS E QUARENTA E UM MIL REAIS) e tendo como vencedora a empresa CESÁRIO LIMA-ME – CLT TERRAPLANAGEM – ME que é registrada no CNPJ: 04.880.051/0001-06.

   
Motoniveladora e Pá Carregadeira da Prefeitura Municipal de Condeúba. Foto: Portal da Transparência

Vale ressaltar, que as três máquinas citadas já existem no município em plena condição de uso.

Diga-se de passagem que na última administração municipal houve maior eficiência na recuperação de estradas após períodos chuvosos, mesmo com maquinário reduzido e sucateado. Conforme levantamento feito pelo JFC, nas últimas duas gestões não se locou veículos para esta finalidade.

Retroescavadeira da Prefeitura Municipal de Condeúba. Foto: Portal da Transparência

Diante deste levantamento, fica a dúvida: Porque gastar mais de 740 mil reais com máquinas de terceiros sendo que o município já possuí frota completa e em plena condição de uso? Porque não usar esses recursos para atender outras demandas a exemplo da falta de remédios na farmácia básica?

Os comentários estão encerrados.