Conheça o Museu Histórico Cajaíba em Vitória da Conquista

0

Publicado por Editor | Colocado em Cultura, Geral, Vit. da Conquista | Data: 10 jun 2019

Tags:

Da Redação

Fonte:R.Gambiarra

Construído pelo artista-plástico Aurino Cajaíba, falecido há alguns anos, o Museu Cajaíba, localizado no alto da Serra do Peri Peri, guarda uma história com um importante valor cultural para Vitória da Conquista e região sudoeste.

Diversas esculturas, confeccionadas com cimento e ferro, preenche os 6 mil metros quadrados do local. O museu começou a ser criado em meados da década de 60. Cajaíba esculpia numa sala que ficava dentro do espaço e foi expondo seus trabalhos ao redor desse ambiente.

Aurino Cajaíba da Silva nasceu no dia 25 de novembro de 1917 em Itaquara, município baiano próximo à Jaguaquara. Criado em Jequié, o artista plástico veio para Vitória da Conquista no final dos anos 50, onde se estabeleceu.

Cajaíba obteve prestígio nacional ao sair na Revista Manchete, numa reportagem de quatro páginas intitulada “A História Fantástica de Cajaíba”, em 1967. No ano seguinte, foi convidado da Hebe Camargo, em seu programa na TV Record. Expôs na Bienal Internacional de Arte de São Paulo e foi considerado fenômeno mundial pela crítica francesa, após a exibição do documentário sobre a vida do escultor no curta metragem “Cajaíba: Lição das Coisas – O Fazendeiro do Ar”, dirigido por Tuna Espinheira em 1975.

Morreu em 25 de Outubro de 1997. Um de seus pedidos à família foi que seu corpo fosse sepultado no próprio Museu e assim o foi. Dentre as várias esculturas, é possível encontrar um cantinho onde descansa seu corpo, da forma como viveu, rodeado por sua obra.

Os comentários estão encerrados.